Antes da Ceia, o momento foi de gratidão: pelo Dom da Vida, pela Presença na Vida uns dos outros e a pela Presença de Deus na vida de cada um e na Vida da nossa Comunidade.
Assim, pelas 19h30, o Conselho de Pastoral convidou todos os colaboradores para um momento de Oração na Biblioteca. À medida que caminhamos para o Natal fazendo este “Caminho de Esperança”, é necessário preparar “o nosso coração para o encontro com a vida, com a vida concreta, com a vida que começa, com a vida que é nova, com essa vida encarnada que nos mostra na nossa carne, na nossa história, o próprio Deus”. Este momento de interioridade terminou com uma oração em “família à volta da fogueira”, junto ao refeitório.
Seguiu-se a Ceia de Natal. À entrada, todos foram presenteados com duas lembranças por parte do Conselho Diretivo do CIC (o nome de cada colaborador impresso em 3D e uma moldura magnética com o Postal de Natal do CIC), e depois…. as imagens que acompanham esta notícia falam por si: momentos de convívio, de alegria e de confraternização.
Durante a Ceia, ainda se procedeu à entrega das medalhas aos colaboradores vencedores do XXVII Corta-Mato CIC, que se realizou no dia 10 de dezembro. Mais um momento de alegria, desportivismo e companheirismo.
Desta forma, demos por concluído este “Caminho de Esperança” deste Advento em Comunidade CIC. “No fundo o que é o Advento? O Advento é a preparação para esse milagre, para esse encontro com a vida. A nossa conversa é uma coisa importante, mas chega um momento em que ela tem de ser interrompida. Porque não é na conversa que está a solução, não é na conversa. A solução está Naquele que chega à nossa vida e em nós dizermos: «Ah, apesar de eu não saber tudo ou de eu não ter tudo, apesar de tudo isso, eu acolho, eu amo, eu acredito.» O que nós precisamos é, de facto, de interromper, de sentir como Deus interrompe a nossa vida e nos coloca numa atitude de espera, de espera. Vigiai.” (Cardeal D. José Tolentino Mendonça)
Que, neste Natal, sejamos capazes de “interromper” e de sentir Deus na nossa vida através do Menino que vem ao nosso encontro.
VOTOS DE UM SANTO NATAL E DE UM FELIZ 2025 PARA TODOS!
CIC