Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
UM LIVRO POR SEMANA: O Mandarim
Sugestão de leitura de Afonso Mota, do 10.º H206/01/2025
O livro “O Mandarim” é uma das muitas obras literárias de Eça de Queirós, um escritor de grande sucesso no século XIX (1845-1900). Esta obra, de caráter fantasista, foi inicialmente escrita para o “Diário de Portugal”.
A narrativa começa, portanto, com o protagonista, Teodoro, que é descrito como um homem comum, levando uma vida medíocre, rotineira e sem grandes ambições aparentes. Contudo, estava insatisfeito com essa vida e suspirava por melhores condições financeiras. Teodoro trabalhava como amanuense, um funcionário público em Lisboa, uma posição que lhe garantia pouco mais do que o necessário para a sua sobrevivência. Embora Teodoro não demonstrasse desde o início, ansiava por algo mais, ainda que nem ele soubesse exatamente o quê.
Certo dia, Teodoro encontrava-se num momento de reflexão sobre as suas limitações de vida, até que uma figura misteriosa, uma espécie de demónio, aparece e lhe entrega um livro com a lenda do Mandarim. Esta figura oferece a Teodoro uma proposta tentadora, mas assustadora: se Teodoro ousasse tocar na campainha que se encontrava dentro do livro, um mandarim (um alto funcionário rico e poderoso que vive na China) morreria instantaneamente, sem que ninguém soubesse que fora Teodoro a cometer tal ato. Em troca, toda a fortuna do mandarim seria transferida para Teodoro, concedendo- lhe assim a vida luxuosa que sempre desejou.
O autor, nesta obra, explora temas como a ganância, a moralidade, o egoísmo, entre outros.
Por fim, será que Teodoro apertou o botão? E quais foram as consequências após fazê- lo? Só depois de leres o livro irás descobrir!
Título: “O Mandarim” Autor: Eça de Queirós Editora: Porto Editora Modo/género literário: Narrativo/Romance
Sugestão de leitura de Afonso Mota , do 10.º H2