UM LIVRO POR SEMANA: Ensaio sobre a Cegueira

Sugestão de Inês Domingues Canhola
15/01/2025

“Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, é uma obra marcante e intrigante pela forma como o autor nos mostra o que quer transmitir através deste livro. O romance retrata a súbita e inexplicável cegueira que se espalha por toda a sociedade.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A cegueira começa num único homem que, enquanto estava parado nos semáforos, perde a visão, a partir daí desencadeou-se uma grande cadeia por forma de contágio. O Ministério toma medidas rígidas isolando os infetados num antigo manicómio, mas o que eles não sabiam era que, entre os cegos, havia uma mulher que não tinha perdido a sua visão. Com o passar do tempo foram chegando mais pessoas que cegaram, o que causou diversas complicações, como desavenças entre eles, falta de comida e cuidados médicos.


Apesar de ter uma história extremamente interessante, é um livro complicado de ler, não só pela forma como José Saramago escreve, mas também por serem 300 páginas de pura aflição e arrepios. O autor não nos oferece respostas fáceis, fazendo com que os leitores reflitam muito durante a leitura do livro, tal como aconteceu comigo.


O que será que o ser humano está disposto a fazer em momentos de aflição em nome dos seus próprios interesses? E será que, mesmo com estas inúmeras complicações, eles vão conseguir ultrapassar esta crise e sobreviver? Só depois de leres o livro, irás obter as tuas respostas.

 

Título: “Ensaio sobre a Cegueira”
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Modo/Género Literário: Narrativo/Romance

 

Sugestão de leitura de Inês Domingues Canhola, do 10.º H2



 

GALERIA DE IMAGENS