Ao participarem neste projeto, os alunos aprendem a olhar a sociedade e o mundo de forma diferente. Aliás, ao realizarem as notícias e ao refletirem sobre os conteúdos das mesmas, fazem um exercício de cidadania ativa, tornando-se nos protagonistas do seu próprio processo de formação.
O CIC foi a segunda escola a ter de concluir o jornal, por isso, ao longo das últimas semanas, inclusivamente na interrupção letiva de Natal, a equipa do Jornal “Melhor Escola” do CIC teve de encontrar espaço (na maioria das vezes tempo pessoal) para construir a agenda, planificar, partilhar ideias e ir ao encontro de quem realmente é importante: as Pessoas.
Ao folhearmos o ““Melhor Escola” do CIC, reparamos que se apresenta não só como uma “ferramenta” informativa, mas, principalmente, formativa e cívica, tais são os assuntos abordados ao longo do mesmo, bem assim como todo o seu “fio condutor” que é subordinado ao tema da Sustentabilidade.
O projeto “Melhor Escola” é um concurso, contudo, não é o mais importante, o mais importante é o processo, ou seja, a experiência, a aprendizagem, as competências e o conhecimento adquiridos pelos alunos ao longo do caminho. Esta é a principal razão e motivação que nos leva a integrar o Projeto desde o início - há 9 anos.
Por fim, um agradecimento a todos quantos, de forma direta e indireta, colaboraram connosco na realização do “Melhor Escola do CIC”, de forma especial aos alunos que integraram a equipa, cuja missão foi cumprida com toda a dedicação e compromisso – uma missão muito gratificante e enriquecedora para todos.
Parabéns a todos e votos de boa leitura!
CIC