1.as Jornadas de Ciências Sociais e Humanas no CIC – Sustentabilidade continua a ser tema central

CIC
05/02/2025

Dando continuidade ao ciclo de Jornadas por Áreas de Formação, iniciado pelo Colégio em novembro de 2024, subordinadas ao tema da SUSTENTABILIDADE, transversal a todas as áreas de formação, realizaram-se, no dia 4 de fevereiro de 2025, no Auditório Claret, junto ao Santuário do Coração de Maria, as 1.as Jornadas de Ciências Sociais e Humanas, que contaram, uma vez mais, com a participação ativa de Entidades com quem o Colégio tem Protocolos de Cooperação Institucional.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Assim, na manhã do dia 4 de fevereiro, os alunos dos 11.º e 12.º anos dos cursos de Línguas e Relações Empresariais, de Assessoria Jurídica e Documentação e de Património e Turismo tiveram a oportunidade de refletir sobre a Sustentabilidade, no âmbito da área das Ciências Sociais e Humanas.


O Aluno é o centro da nossa ação educativa, por isso o CIC tem dinamizado estes momentos formativos para ajudar os alunos a refletirem sobre temas da atualidade, para os aproximar do mercado de trabalho, sensibilizá-los para a necessidade de promoverem atitudes que facilitem a sustentabilidade, consolidar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), para lhes facilitar a aquisição de competências e para os ajudar a interiorizar que os conhecimentos adquiridos nas aulas têm uma intencionalidade real; por outro lado, este ciclo de Jornadas de Formação tem fomentado e reforçado a partilha de conhecimentos/experiências entre os nossos Parceiros e o Colégio.


Nestas Jornadas, os convidados foram os representantes do Julgado de Paz de Vila Nova de Gaia e do Axis Porto Club Hotel. Para além destas duas entidades, também estava previsto a presença de uma representante da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais, no entanto, por motivos de força maior, tal não foi possível.


As 1.as Jornadas de Ciências Sociais e Humanas iniciaram-se com uma mensagem do Diretor Pedagógico do CIC, Eng.º Evaristo Moreira, que, após as boas-vindas a todos, bem assim como os agradecimentos aos parceiros presentes, referiu que este ciclo de Jornadas que o CIC tem promovido são momentos formativos diferenciados, ou seja, são momentos que irão acrescentar novas competências aos alunos num contexto diferente do da sala de aula, destacando a importância da formação no percurso de cada um, bem assim como a importância do tema da Sustentabilidade no presente e no futuro.


Logo após as palavras do Diretor Pedagógico, o momento foi para a visualização de um vídeo sobre a Sustentabilidade, da autoria da “BSCD” Portugal – “Business Council for Sustainable Development”, e que serviu de contextualização e primeira reflexão para estas Jornadas.


A 1.ª conferência ficou a cargo do Dr. João Nogueira Igrejas, do Julgado de Paz de Vila Nova de Gaia – um tribunal extrajudicial com características especiais, criado para resolver conflitos e litígios de forma rápida, simples e menos onerosa. Na sua intervenção, o Dr. João Igrejas começou por fazer um enquadramento da sua experiência pessoal e profissional que, para além das funções no Julgado de Paz, também exerce funções ligadas ao futebol, designadamente na UEFA. O restante tempo da 1.ª intervenção foi dedicada ao desenvolvimento e explanação do ODS n.º 16 (Objetivo do desenvolvimento Sustentável n.º 16), que fala sobre a Paz, Justiça e Instituições Eficazes, bem assim como a articulação com o Julgado de Paz, procurando sempre pontos de convergência entre ambos. Terminou deixando uma mensagem aos alunos: “o mundo não irá progredir enquanto não olharmos uns para os outros da mesma forma, ou seja, enquanto houver discriminação”.


Após a 1.ª conferência, o momento foi de confraternização e convívio, tempo de intervalo para um “coffe break”.


Depois do intervalo, retomaram-se os trabalhos com a realização da 2.ª conferência, agora a cargo da Dra. Liliana Fernandes, Diretora do Axis Porto Club, um hotel localizado no coração da cidade do Porto.


A Dra. Liliana Fernandes começou por agradecer o convite e por elogiar o trabalho realizado pelo CIC, seguindo-se uma breve apresentação da rede de hotéis do grupo Axis Porto Club. Prosseguiu com partilha de algumas informações levadas a cabo pelo grupo no âmbito da Sustentabilidade, designadamente na poupança de água, energia elétrica, bem assim como outras mudanças de comportamentos internos, como, por exemplo, a passagem do arquivo de papel para arquivos digitais e a aposta de alguns materiais em papel em detrimento do plástico. Em suma, foram elencados alguns comportamentos e cuidados sobre a sustentabilidade no âmbito do Turismo. Terminou com uma mensagem da valorização da Sustentabilidade na área hoteleira: “hotéis sustentáveis são hotéis de primeira escolha”.


Após o término desta intervenção, o tempo foi de debate, no qual todos os alunos colocaram as suas dúvidas aos conferencistas, questões que revelaram grande pensamento crítico, sinal de que o tema em debate foi ao encontro dos seus interesses e que é um acréscimo na sua formação.


No final, como gesto de agradecimento do Colégio às Entidades Parceiras do CIC que colaboraram nestas 1.as Jornadas de Ciências Sociais e Humanas, foi entregue a cada convidado um exemplar do livro "Colégio Internato dos Carvalhos - 115 Anos", lançado em 7 de julho de 2023, aquando do encerramento das comemorações dos 115 da instituição.


Estas Jornadas de Formação reiteraram a prioridade do Colégio numa formação holística dos nossos alunos, dando, assim, continuidade a um ciclo de Jornadas de Formação por Áreas, iniciado em novembro de 2024, aquando da realização das Jornadas de Ciências e Tecnologias, que continuou em janeiro de 2025 com as Jornadas de Ciências e Saúde e que continuará, ainda, em fevereiro, com as Jornadas de Ciências Económicas, cujo ciclo terá o seu término, em março, com a realização das Jornadas de Artes Gráficas.


Com mais este momento formativo, o Colégio Internato dos Carvalhos acentua que, enquanto Escola Católica e Claretiana, se preocupa em refletir sobre algumas questões da atualidade, como, por exemplo, sobre a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade, por isso procura promover iniciativas que reforcem a importância da colaboração em vez da “competição”, da empatia em vez do egoísmo, que promovam o respeito pelas diferenças, querendo que os alunos se desenvolvam como PESSOAS que compreendem que a SUSTENTABILIADE é um conceito holístico, ou seja, que se preocupa com os recursos naturais, com a economia e com os lucros, mas também com a qualidade dos relacionamentos humanos e com a solidariedade.


A SUSTENTABILIDADE não está relacionada apenas com as questões ambientais, agrega, também, questões socioeconómicas, por isso o Colégio procura ajudar os alunos a “construírem” uma mentalidade orientada para a MUDANÇA, desejando que os nossos alunos sejam os Agentes da Mudança de que a sociedade precisa.


Para terminar esta crónica, ilustrada por um registo fotográfico, não se pode deixar de agradecer a todo(a)s o(a)s que, de alguma forma, cooperaram para a concretização de mais umas Jornadas: colaboradore(a)s docentes e não-docentes do CIC envolvido(a)s de forma direta e indireta, alguns aluno(a)s do curso de Animação Sociodesportiva no acompanhamento, receção e apoio aos convidados e, por fim, um agradecimento especial aos nossos Parceiros Institucionais que continuam a colaborar com o CIC na formação dos nossos alunos: Julgado de Paz de Vila Nova de Gaia e Axis Porto Club.


Seguem-se as 1.as Jornadas de Ciências Económicas, no dia 26 de fevereiro.

CIC

 

GALERIA DE IMAGENS