Entrevista no CIC com o jornalista José António Cardoso Pereira da RTP – Projeto Simulador de “Fake News”

CIC
19/02/2025

No dia 6 de fevereiro, os alunos do 11.º ano do curso de Assessoria Jurídica e Documentação tiveram o privilégio de receber no Colégio o jornalista e repórter José António Cardoso Pereira, da RTP, que acedeu dar uma entrevista presencial, no âmbito do desenvolvimento do concurso "Informar ou Desinformar?”, tendo sido concretizada na disciplina de Informação Documental.

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O concurso "Informar ou Desinformar?” é promovido pela Escola Virtual em parceria com a SIC e o “Expresso” para incentivar as escolas a integrarem a metodologia de projeto nas suas práticas letivas. Nesse âmbito, propõe-se a criação de projetos em grupo para a promoção do espírito crítico dos jovens e o conhecimento sobre as melhores estratégias para não ser influenciado pelas “Fake News”. Com esta iniciativa, pretende-se também promover a criatividade e a colaboração entre alunos, incentivando novas perspetivas sobre o combate à desinformação.


Na sociedade atual, cada vez mais manipulada pelo viés de algumas redes sociais, os provedores da desinformação atacam a vulnerabilidade dos destinatários esperando que estes se alistem como amplificadores e multiplicadores da desinformação, o que pode minar a confiança nas instituições governamentais e não governamentais, nos meios de comunicação social e até nas relações interpessoais.


Os meios de comunicação têm adotado várias estratégias para combater a desinformação e promover a disseminação de informações precisas, como, por exemplo: verificação de factos, colaboração entre si (a cooperação entre diferentes veículos de comunicação ajuda a amplificar a disseminação de informações verificadas e a combater a desinformação de forma mais eficaz); educação e literacia (investir em programas educativos que ensinem o público a identificar fontes confiáveis e a avaliar criticamente as informações que encontram “online”); transparência e responsabilidade; tecnologia e algoritmos (utilizar tecnologia para detetar e filtrar automaticamente conteúdos suspeitos de serem desinformação, embora isso ainda seja um campo em desenvolvimento); e interação com o público (criar espaços para que o público possa fazer perguntas, expressar preocupações e receber respostas claras e baseadas em evidências).


A educação e a literacia mediática são, aliás, componentes cruciais na luta contra a desinformação. Ao capacitar os alunos com as habilidades necessárias para avaliar criticamente as informações, pode-se reduzir a propagação de notícias falsas e aumentar a confiança nas fontes de informação confiáveis. Também com a promoção do pensamento crítico, pode-se encorajar a análise cuidadosa das informações que se consome, incentivando as pessoas a questionar e investigar antes de aceitar algo como verdade.


Efetivamente, a desinformação global confronta as sociedades em geral, e o jornalismo em particular. Assim, o jornalista convidado José António Cardoso Pereira esteve no Colégio para responder a um conjunto de questões, elaboradas na sala de aula, sobre os mecanismos implementados e as estratégias usadas na atividade jornalística, no combate à propagação das “Fake News”.


Esta experiência constituiu uma mais-valia para os nossos alunos na aquisição de mais conhecimentos e saberes práticos sobre "Informar ou Desinformar?”.


Todos podem e devem colaborar na construção de uma sociedade mais informada e resiliente contra a desinformação.

 

Prof.ª Teodora Barbosa e
Alunos do 11.º AJD

 

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