Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco: 16 de março de 1825 – 16 de março de 2025

A Professora Bibliotecária
Paula Oliveira
15/03/2025

A literatura portuguesa do século XIX está repleta de grandes escritores, notáveis pela descrição das condições de vida nessa época, pela crítica social e pelos debates, ou ainda pela apresentação de caminhos alternativos para a sociedade e para o país. Camilo Castelo Branco é um desses escritores, muito provavelmente o primeiro escritor profissional português, já que conseguiu viver, exclusivamente, com os recursos resultantes da sua atividade literária.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No ano de 2025, celebra-se o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco. Nascido a 16 de março de 1825, em Lisboa, Camilo foi um escritor prolífico, cuja obra abrange uma vasta produção literária, com destaque para o romance, aventurando-se, também, pela poesia, peças de teatro, ensaios e traduções.


Camilo foi um dos principais expoentes do Romantismo em Portugal, movimento que privilegiava a expressão de sentimentos intensos, a valorização do subjetivo e do imaginário, e a crítica social. Nas suas obras, explorou temas como a paixão, o amor não correspondido, o desespero, o isolamento e as tensões entre o desejo individual e as normas sociais.


Um dos seus maiores sucessos literários foi "Amor de Perdição", publicado em 1862, que se tornou um dos maiores clássicos da literatura portuguesa. Para além desta obra, Camilo escreveu outros romances marcantes como "A Queda de um Anjo" e "O Retrato de Ricardina", que exploram, com profundidade, as relações humanas e as contradições da sociedade burguesa.


O Norte de Portugal é a região onde se situa geograficamente a sua casa e de onde partiram muitas das suas deambulações e vivências.


Para assinalar este bicentenário, a Biblioteca Escolar Dr. Nélson Padrão tem em exposição alguns livros/obras do autor e curiosidades que podem ser visitadas a partir do dia 14 de março.


Deixa-se aqui mais algumas sugestões, em vários formatos, para que quem estiver interessado possa acompanhar as comemorações do bicentenário de Camilo, a saber:


http://www.camilocastelobranco.org/index2.php?1&it=evento&mop=0&LG=0&SID=0bcf780f3c0d6c07bd0e664c973e95fb&co=1450&tp=6

https://www.ph-tacitus.pt/2025/02/06/bicentenario-de-camilo-castelo-branco-ciclo-visitas-tacitus-revista-o-tripeiro/

https://portoccd.org/teatro-a-colmeia-na-cadeia-da-relacao-do-porto

https://cpf.pt/documento-mes-fundo-bibliografico-36/

 

Fonte: https://www.vozportucalense.pt/2019/07/29/camilo-castelo-branco-e-a-irmandade-da-lapa

A Professora Bibliotecária
Paula Oliveira

 

GALERIA DE IMAGENS