1.as Jornadas de Artes Gráficas encerram ciclo de formação por áreas no CIC
CIC
19/03/2025
Em novembro de 2024, o CIC deu início a um ciclo de formação por áreas de estudo sobre a Sustentabilidade com a realização das 1.as Jornadas de Ciências e Tecnologias, seguiram-se, já em 2025, as de Ciências e Saúde, as de Ciências Sociais e Humanas e as de Ciências Económicas, ciclo esse que terminou no dia 18 de março com a realização das 1.as Jornadas de Artes Gráficas, desta vez na Biblioteca do CIC e destinadas aos alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos da área de Artes Gráficas e que contaram, uma vez mais, com a preciosa colaboração de algumas Entidades Parceiras do CIC, a saber: GAIURB, XEROX e CASA COMUM DA HUMANIDADE.
O Diretor Pedagógico, após as boas-vindas a todos, bem assim como os agradecimentos aos parceiros presentes, referiu que este ciclo de Jornadas que o CIC tem promovido são momentos formativos diferenciados, ou seja, são momentos que irão acrescentar novas competências aos alunos num contexto diferente do da sala de aula, destacando a importância da formação ao longo da vida, bem assim como a importância do tema da Sustentabilidade no presente e no futuro, não só no contexto ambiental, mas também socioeconómico.
Imediatamente a seguir à intervenção do Diretor Pedagógico, o momento foi para a visualização de um vídeo sobre a Sustentabilidade, da autoria da “BSCD” Portugal – “Business Council for Sustainable Development”, e que serviu de contextualização e de primeira reflexão para estas Jornadas. No final do vídeo, deu-se início aos trabalhos destas 1.as Jornadas de Artes Gráficas.
Na 1.ª conferência, a cargo da Dra. Sara Cabral e do Dr. Marcos Almeida, da GAIURB, começou por se apresentar a GAIURB e a Escola Oficina, um projeto cuja sustentabilidade assenta em 3 dimensões: social, ambiental e económica; seguiu-se a partilha de alguns dados estatísticos, designadamente referentes a projetos de transformação e reaproveitamento de resíduos, e terminou com o foco na economia circular e na sustentabilidade, concluindo com exemplos de sinergias criadas com algumas empresas.
Na 2.ª conferência, sob a responsabilidade do Dr. Paulo Magalhães, da Casa Comum da Humanidade, após a visualização de um vídeo com foco no “património comum da humanidade”, estabeleceu-se um diálogo com os alunos, cujo objetivo foi sensibilizar os alunos para a necessidade de se alcançar o Bem Comum Global na construção de uma economia regenerativa e um novo sistema de governança global para toda a Humanidade.
Após a 2.ª conferência, o momento foi de confraternização e convívio, tempo de intervalo para um “coffe break”.
Depois do intervalo, retomaram-se os trabalhos com a realização da 3.ª conferência, agora a cargo da Designer Beatriz Cruz e do Eng.º Nuno Soares, da XEROX, na qual foram apresentadas algumas técnicas de impressão, tendo em conta a evolução da tecnologia, bem assim como os cuidados que a Xerox tem no que diz respeito ao tema da sustentabilidade, nomeadamente nos materiais que utiliza e que são sustentáveis.
Após o término desta intervenção, o tempo foi de debate, tendo-se colocado algumas questões que revelaram grande pensamento crítico, sinal de que o tema em debate foi ao encontro dos interesses dos alunos.
No final, como gesto de agradecimento do Colégio às Entidades Parceiras do CIC que colaboraram nestas 1.as Jornadas de Artes Gráficas, foi entregue a cada convidado um exemplar do livro "Colégio Internato dos Carvalhos - 115 Anos", lançado em 7 de julho de 2023, aquando do encerramento das comemorações dos 115 anos da instituição.
A realização deste ciclo de formação, iniciado em novembro de 2024, subordinado ao tema da Sustentabilidade, revelou-se um contributo importante na formação dos nossos alunos, dado que os ajudou a refletir sobre temas da atualidade, facilitou uma aproximação ao mercado de trabalho, fortaleceu e sensibilizou para a necessidade de terem atitudes que facilitem a sustentabilidade, consolidou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), facilitou a aquisição de competências e ajudou os alunos a interiorizar que os conhecimentos adquiridos nas aulas têm uma intencionalidade real; para além disso, institucionalmente, este ciclo de Jornadas de Formação fomentou e consolidou a partilha de conhecimentos/experiências entre os nossos Parceiros e o Colégio.
A SUSTENTABILIDADE não está relacionada apenas com as questões ambientais, agrega, também, questões socioeconómicas, por isso o Colégio procura ajudar os alunos a “construírem” uma mentalidade orientada para a MUDANÇA, almejando que os mesmos sejam os AGENTES DA MUDANÇA QUE A SOCIEDADE PRECISA.
Para terminar esta crónica, ilustrada por um registo fotográfico, não se pode deixar de agradecer a todo(a)s o(a)s que, de alguma forma, cooperaram para a concretização de mais umas Jornadas: colaboradore(a)s docentes e não-docentes do CIC envolvido(a)s de forma direta e indireta, alguns(algumas) aluno(a)s do curso de Património e Turismo, na receção e apoio aos convidados, e, por fim, um agradecimento especial aos nossos Parceiros Institucionais que continuam a colaborar com o CIC na formação dos nossos alunos, desta vez à Gaiurb, à Xerox e à Casa Comum da Humanidade.
Como Escola Católica e Claretiana, este ciclo de jornadas de formação revelou-se um contribuo de singular importância na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, permitindo um “alinhamento” com os valores cristãos do respeito para com a Criação, bem assim como os ajudou a prepararem-se para enfrentarem os desafios futuros no cuidado com a CASA COMUM.
Ao refletirmos sobre a Sustentabilidade ao longo do presente ano letivo, cumprimos a nossa missão de educar de forma integral, promovendo o Bem Comum e o respeito pela Vida Humana e pela sua Dignidade.
CIC