O dia 16 começou com uma caminhada até a Grand Place, tendo os alunos ficado deslumbrados com a grandiosidade e beleza do local. Em seguida, visitaram o Manneken Pis e o Monument à Éverard t'Serclaes, onde tiveram a oportunidade de ficar a conhecer algumas das lendas locais. Depois, o grupo explorou os atrativos das Galerias Royales Saint-Hubert. Outro ponto alto da viagem foi o da visita ao Parc du Cinquantenaire, onde foi possível contactar com alguns detalhes do quotidiano de uma família portuguesa residente em Bruxelas que partilhou com o grupo alguns aspetos da sua história pessoal e da experiência de viver e de trabalhar nesta cidade. Na visita à “Casa da História da Europa”, os alunos puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre a formação e a evolução da União Europeia.
No dia 17, o grupo teve a oportunidade de contactar com a Representação Permanente de Portugal (REPER) e de conhecer a importância desta instituição para a defesa dos interesses do nosso país junto da União Europeia. Também visitaram o busto de Robert Schuman, o grande arquiteto do projeto de integração europeia. No Comité Económico e Social Europeu, foi possível perceber o trabalho aí desenvolvido enquanto órgão consultivo representativo das organizações de empregadores e de trabalhadores, bem como de outros grupos de interesse. O dia terminou com uma visita informal ao Parlamento Europeu, conduzida pelo assistente da Eurodeputada Ana Miguel Pedro, José Eduardo Vieira. O dia 17 de fevereiro foi ainda dedicado a aprofundar o conhecimento de algumas das instituições europeias, designadamente do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu.
Na manhã do dia 18, o grupo visitou a Universidade Católica de Louvain, e, durante a tarde, participou numa simulação das reuniões do Parlamento Europeu, no “Parlamentarium”, onde assumiram o papel de deputados, debatendo questões relativas à escassez de recursos hídricos e à adoção de microchips para a identificação pessoal.
No dia 19, durante a manhã, os alunos visitaram o Banco Nacional Belga, e, durante a tarde, realizaram uma visita guiada ao Parlamento Europeu, onde foi possível assistir a uma sessão plenária do Comité das Regiões, presidida pelo Dr. António Costa, presidente do Conselho Europeu. Ainda nesse dia visitaram o Atomium, um dos maiores ícones da cidade de Bruxelas.
O último dia da viagem, 20 de fevereiro, foi reservado para a visita ao Museu do Chocolate, onde os alunos aprenderam muito sobre o processo de cultivo do cacau e sobre a fabricação do chocolate belga, tendo terminado com uma saborosa degustação.
A viagem proporcionou, também, excelentes momentos de lazer e de convívio que permitiram fortalecer os laços de amizade entre todos os membros do grupo. Foi, ainda, uma oportunidade de aprender sobre a prática da gestão financeira, pois foram os alunos a gerir as despesas diárias, designadamente, comprando os alimentos, confecionando as refeições e partilhando as tarefas domésticas.
No geral, a visita a Bruxelas foi uma experiência muito enriquecedora que permitiu aos alunos aprofundarem os seus conhecimentos sobre os órgãos que gerem a União Europeia e sobre a sua importância, além de vivenciarem a cultura local e exercitarem as suas habilidades linguísticas.
Foi, sem dúvida, uma viagem que ficará marcada na memória de todos os participantes como uma experiência inesquecível e muito enriquecedora.
As professoras Elisabeth Couto e Maria José Vidal