Aula de Campo 2 - Casa-Museu Fernando de Castro: um exemplo de Educação Patrimonial em Ação

Prof.ª Paula Oliveira
08/04/2025

No dia 3 de abril, um grupo de alunos que frequentam as aulas de História da Cultura e das Artes, ministradas pela professora Paula Oliveira tiveram a oportunidade de participar numa enriquecedora aula de campo na Casa-Museu Fernando de Castro, sita na rua Costa Cabral, no Porto, tutelada pelo Museu Nacional Soares dos Reis.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Estas aulas, desde o ano letivo transato, promovidas pela professora titular da disciplina, fazem parte de um programa de educação patrimonial, que visa proporcionar aos discentes uma experiência direta com a cultura e história locais.


A visita começou com uma apresentação sobre a vida e obra de Fernando de Castro, portuense, filho de um grande comerciante, que tinha como principais interesses a poesia e a caricatura, tornando-se um colecionador sem limites, que vivia por entre obras de arte, peças decorativas, livros, recordações. A talha dourada nas paredes e nos tetos da sua casa exemplificavam o seu “horror ao vazio”.


Os alunos foram convidados a explorar o espaço, que abriga uma coleção de obras de arte e objetos pessoais que contam a história do artista e o seu impacto na comunidade. A guia da visita destacou a importância da preservação do património cultural, de que esta Casa-Museu é exemplo como um testemunho da riqueza artística da região.


Durante a visita, os alunos foram incentivados a fazer perguntas e a refletir sobre o que aprenderam. A interação ativa permitiu que os discentes absorvessem informações, mas também se envolvessem em reflexões significativas sobre a importância da arte e da cultura na formação da identidade local. "É incrível ver como a arte pode contar histórias sobre o nosso passado e ajudar-nos a entender quem somos hoje", comentou uma aluna ao final da visita.


A professora que acompanhou a visita enfatizou a importância da educação patrimonial, essencial para que os alunos compreendam a relevância do seu património cultural e histórico. Experiências como esta ajudam a formar cidadãos mais conscientes e respeitosos em relação à sua herança permitindo, em simultâneo, que as novas gerações compreendam a importância de preservar a história e a cultura que moldam a identidade de uma comunidade.

 


A professora Paula Oliveira

 

GALERIA DE IMAGENS