Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Aula de Campo 2 - Casa-Museu Fernando de Castro: um exemplo de Educação Patrimonial em Ação
Prof.ª Paula Oliveira08/04/2025
No dia 3 de abril, um grupo de alunos que frequentam as aulas de História da Cultura e das Artes, ministradas pela professora Paula Oliveira tiveram a oportunidade de participar numa enriquecedora aula de campo na Casa-Museu Fernando de Castro, sita na rua Costa Cabral, no Porto, tutelada pelo Museu Nacional Soares dos Reis.
Estas aulas, desde o ano letivo transato, promovidas pela professora titular da disciplina, fazem parte de um programa de educação patrimonial, que visa proporcionar aos discentes uma experiência direta com a cultura e história locais.
A visita começou com uma apresentação sobre a vida e obra de Fernando de Castro, portuense, filho de um grande comerciante, que tinha como principais interesses a poesia e a caricatura, tornando-se um colecionador sem limites, que vivia por entre obras de arte, peças decorativas, livros, recordações. A talha dourada nas paredes e nos tetos da sua casa exemplificavam o seu “horror ao vazio”.
Os alunos foram convidados a explorar o espaço, que abriga uma coleção de obras de arte e objetos pessoais que contam a história do artista e o seu impacto na comunidade. A guia da visita destacou a importância da preservação do património cultural, de que esta Casa-Museu é exemplo como um testemunho da riqueza artística da região.
Durante a visita, os alunos foram incentivados a fazer perguntas e a refletir sobre o que aprenderam. A interação ativa permitiu que os discentes absorvessem informações, mas também se envolvessem em reflexões significativas sobre a importância da arte e da cultura na formação da identidade local. "É incrível ver como a arte pode contar histórias sobre o nosso passado e ajudar-nos a entender quem somos hoje", comentou uma aluna ao final da visita.
A professora que acompanhou a visita enfatizou a importância da educação patrimonial, essencial para que os alunos compreendam a relevância do seu património cultural e histórico. Experiências como esta ajudam a formar cidadãos mais conscientes e respeitosos em relação à sua herança permitindo, em simultâneo, que as novas gerações compreendam a importância de preservar a história e a cultura que moldam a identidade de uma comunidade.
A professora Paula Oliveira