Após o (re)encontro e feitos os cumprimentos e sorrisos habituais entre aqueles que ainda não se tinham cruzado para “pôr a conversa em dia”, o ponto de encontro foi no “Aconchego de Maria” para a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. Pe. José Maia, Presidente do Conselho Diretivo do CIC e Representante da Entidade Titular – Província de Fátima dos Missionários Claretianos ou Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria.
No momento da homilia, o Sr. Pe. Maia, com referência ao Papa Francisco, deixou algumas mensagens sobre a PAZ e ÉTICA, demonstrando uma visão sempre atual e preocupada sobre o mundo e a sua trajetória. Para além disso, introduziu uma das palavras que marcará este ano letivo como temática central a desenvolver em várias atividades do CIC: Ética.
No momento seguinte, num gesto simbólico alusivo à UNIÃO da “Família CIC”, todos os colaboradores deixaram, simbolicamente, num coração, uma palavra centrada nos valores mais significativos para si, quer enquanto docente quer enquanto pessoa.
Para terminar, visionou-se uma mensagem do Papa Francisco sempre atual sobre o papel do professor que “deve ensinar as três linguagens de uma pessoa: a da mente, do coração e das mãos. Harmonizando todas”.
Após a oportunidade para cada um se encontrar consigo próprio, com os outros e com Deus, o momento seguinte foi para nos focarmos no novo ano letivo que presentemente se inicia e que outros desafios trarão.
Desta forma, realizou-se uma reunião para os colaboradores docentes na Biblioteca Dr. Nélson Padrão, presidida pelo Diretor Pedagógico, Eng.º Evaristo Moreira, na qual também estiveram presentes os restantes elementos da Direção Pedagógica, Dr.ª Ana Sofia Viana, Dr. João Paulo e o Dr. Pedro Figueiredo, momento em que foram partilhadas várias informações e orientações fundamentais para o ano letivo 2025/26, um ano letivo que, logicamente, nos colocará muitos desafios e aos quais queremos dar uma resposta positiva.
Por isso, o Diretor Pedagógico referiu na sua reflexão a importância da comunicação entre todos, ora para a realização de um trabalho colaborativo, ora para a concretização de um trabalho cooperativo. Também agradeceu o empenho de colaboradores que saíram do CIC recentemente por diferentes motivos. Em relação aos projetos, salientou a importância do CIC Multiversos no âmbito do LIPCIC (Laboratório de Inovação Pedagógica do Colégio), que contou com a presença de um terço dos docentes, pelo que gostaria que esta participação fosse maior neste ano letivo que se avizinha.
Também os colaboradores não-docentes estiveram reunidos na sala 104, sob a presidência do Administrador, Dr. Paulo Pinho, que, para os vários setores, apresentou desafios e processos de melhoria e partilhou informações e orientações essenciais para este ano letivo, além de ter relembrado alguns procedimentos em várias tarefas.
No final da reunião, o momento foi de confraternização no refeitório do Colégio com um almoço/convívio entre toda a “Família CIC” – momentos para expressar a alegria do (re)encontro da “Família CIC” e do regresso a CASA, uma CASA que já leva quase 120 anos de História.
Foi desta forma, simples, mas plena de sentido e significado, que o CIC assinalou oficialmente o arranque do ano letivo 2025/26, promovendo o ENCONTRO com cada um um, com os outros e com Deus. Que Maria e St.º António Maria Claret, nosso Patrono, nos ajudem a superar todos os desafios que vamos encontrar ao longo do ano letivo, mantendo a nossa IDENTIDADE para ajudarmos os nossos alunos a construírem “Projetos de Vida Com Sentido” e consigam ultrapassar com ÉTICA as suas dificuldades e os seus desafios.
Estamos, aliás, prontos e motivados para acolher os novos alunos do 10.º ano no próximo dia 12 de setembro e iniciar as aulas para todos os anos no dia 15 de setembro. Aproveitamos, também, esta ocasião para desejar a toda a Comunidade Educativa um excelente ano letivo, bem assim como reiterar os desejos das maiores felicidades aos alunos finalistas de 2024/25 que, por esta altura, vão iniciar uma nova etapa nas suas vidas, seja no ensino superior seja no mercado de trabalho.
CIC