Miguel Sousa Tavares escolheu o título “No teu deserto” justamente pela sua história, pois o quase romance ocorre maioritariamente num deserto, principalmente no deserto do Sahara. O livro é um conto da vida do escritor, que, a partir dessa viagem, conheceu Cláudia, que foi para quem escreveu este romance, logo explicando a utilização das palavras no título “No teu” .´
A minha experiência com o conto foi curta, pois o livro apenas contém 125 páginas, mas, apesar da pequena história, senti uma significativa conexão com o livro, pois o autor escreve como se estivéssemos a ter uma conversa privada.
É complicado optar por apenas três aspetos positivos, visto que a história comove qualquer um! Apesar da dificuldade, acredito que a escrita se destaca como melhor ponto do livro. O romance foi escrito com a intenção de apenas uma pessoa o ler, Cláudia, tendo sido criado para ela, logo deixando a escrita direta e dirigida para o leitor. Através dessa escrita, sinto-me conectada com o autor e a própria história.
Outro aspeto que aprecio é a extrema ligação entre Miguel Sousa Tavares e Cláudia, que são as personagens principais. Andaram pela estrada durante um mês apenas os dois, e o único contacto físico que partilharam foi um simples beijo. Não recorreram às relações sexuais, o que acontece frequentemente quando um homem e uma mulher permanecem sozinhos e partilham grandes sentimentos. Mostrando que não é necessário contacto físico para se amarem incondicionalmente.
Para o último aspeto positivo sobre o romance, novamente sobre a estrutura interna do livro. Logo, na primeira página, o escritor menciona a morte de Cláudia. Acredito que, ao revelar essa informação, a experiência de leitura torna-se mais próxima de Cláudia, dado que se adquire empatia por ela.
Finalmente, como aspeto negativo, refiro as falas de Cláudia. O autor tomou posse da identidade da jovem e escreveu como se fosse ela. Não aprecio, visto que o conto é sobre uma história verídica, não se devia escrever e mudar a ideia de outra pessoa, alterar o que ela realmente pensava só com o fim de agradar o autor e o seu ponto de vista perante a situação.
Em conclusão, “No teu deserto” é um romance lindo e sentimental e, pelo facto de ser verídico, torna a experiência surreal.
Título: “No teu deserto”
Autor: Miguel Sousa Tavares
Editora: Oficina do Livro
Modo/género literário: Narrativo/Quase romance
Sugestão de leitura da aluna Eva Santiago