Em 2025, o tema escolhido pela Rede de Bibliotecas Escolares — “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias” — convida-nos a refletir sobre o impacto das tecnologias emergentes, em particular da inteligência artificial (IA), na forma como produzimos, mediamos e consumimos informação e literatura.
Este mote não se limita à tecnologia, desafia-nos, igualmente, a pensar sobre autoria, criatividade, originalidade, direitos digitais e literacia crítica da informação. Num tempo em que os algoritmos começam a gerar textos e histórias, importa reafirmar a singularidade humana da escrita, da leitura, da imaginação e da mediação cultural.
A biblioteca escolar, pela missão de que está investida, encontra-se num lugar privilegiado para liderar este debate na medida em que conjuga acesso universal ao conhecimento, mediação pedagógica da leitura e promoção da cidadania ativa. Por isso, o MIBE 2025 é uma oportunidade para reposicionar a biblioteca no centro da escola, como laboratório de literacias múltiplas — da leitura, da informação, dos “media”, da cidadania digital e, agora, também da IA.
Organizações como a IFLA, a UNESCO e a União Europeia têm sublinhado a importância de formar cidadãos capazes de compreender criticamente as tecnologias digitais. A biblioteca escolar pode e deve ser um espaço onde se exploram as potencialidades e limitações da IA, promovendo atividades que contrastem narrativas humanas com narrativas geradas por algoritmos.
Desta forma, o MIBE 2025 é muito mais do que uma comemoração, é uma oportunidade para repensar, no CIC, a identidade da biblioteca escolar Dr. Nelson Padrão, ligando tradição e inovação, passado e futuro. Ao celebrarmos este mês com intencionalidade pedagógica, comunicativa e política, estamos a afirmar que a biblioteca escolar é um investimento que transforma vidas, por isso todas as atividades aí desenvolvidas reforçarão o seu reconhecimento como uma instituição indispensável no ecossistema educativo.
*(fotos) - Trabalho elaborado pelos alunos, da turma do 11.ºAG, orientados pela Coordenadora de Curso, Dr.ª Ana Gonçalves
“Desde as Estantes para a IA!!
A Professora Bibliotecária Paula Oliveira