A obra centra-se em Teresa e na forma como a vida desta jovem estudante mudou após receber a notícia de que seu pai, Fernando, tinha uma depressão. Ao acompanhá-lo às terapias de grupo numa clínica local, conheceu Duarte, irmão de um utente da clínica. À medida que Teresa socializa neste novo ambiente, começa a ter pressentimentos e visões, símbolo de sensibilidade e empatia que faz com que haja um crescimento da personagem.
Após a leitura deste livro, devo destacar como aspeto positivo a descrição de temas complexos e delicados, como a depressão, no caso de Fernando, de pressão social como, por exemplo, a expectativa que a mãe de Teresa tinha em relação à filha de se tornar advogada, tal como ela, e, principalmente, o autoconhecimento da protagonista. Para além deste, encontrei como outro aspeto forte na obra a simplicidade e acessibilidade na escrita onde existe proximidade com o leitor, com um tom intimista e emocional, fazendo com que repensemos nas nossas ações, consigamos colocar-nos no lugar das personagens e procurarmos dentro de nós o verdadeiro significado do amor e da felicidade. Por último, gostei particularmente da relação de Teresa e Fernando, pois mostra a importância do apoio familiar em momentos difíceis. Valorizei a relação de Teresa perante Duarte, já que nos demonstra que, mesmo perante estas adversidades, ainda é possível encontrar estabilidade, esperança e amor!
Contudo, como ponto negativo, não me despertou curiosidade os acontecimentos previsíveis, quer na recuperação de Fernando, quer no desenvolvimento do romance entre as personagens principais.
Em suma, “Durante a Queda Aprendi a Voar” é uma obra relevante, envolvente e emocional, já que nos ensina lições sobre a superação e esperança. Com isto, a verdadeira intenção do autor ao dar este título ao livro foi para nos mostrar que, mesmo naqueles momentos em parece que tudo está perdido e que estamos a “cair”, o que nós realmente precisamos é de ter esperança de que, um dia, consigamos voltar a “voar”.
Título: “Durante a Queda Aprendi a Voar”
Autor: Raul Minh’Alma
Editora: Manuscrito
Modo/género literário: Narrativo/Romance
Sugestão de leitura da aluna Beatriz Pinho