Assim, entre as 9h00 e as 12h00, todos os alunos do 11.º e 12.º anos dos cursos de Contabilidade e Gestão, de Informática de Gestão e de Marketing e Estratégia Empresarial do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) reuniram-se no Auditório Claret, junto ao Santuário do Coração de Maria, para assistirem às palestras cujos oradores foram representantes da Cotesi, do Isvouga e da JAP- Junior Achivement Portugal.
O Diretor Pedagógico do CIC, Eng.º Evaristo Moreira, após as boas-vindas a todos e os agradecimentos aos palestrantes presentes, referiu que este ciclo de Jornadas são momentos formativos diferenciados e relevantes, isto é, são momentos que vão desenvolver novas competências e habilidades aos alunos num contexto diferente do da sala de aula, salientando a importância da formação no percurso de cada discente, bem assim como a relevância do tema da Ética no presente e no futuro, reforçando a importância desta ação para uma aprendizagem de todos os alunos que estudam nesta área das Ciências Económicas.
Assim, a primeira conferência foi realizada pelo Dr. Elísio Silva, ex-aluno do CIC e atual “IT Manager” da Cotesi, que apresentou brevemente a estrutura do Grupo Violas, que engloba várias áreas de negócio e participações em empresas de renome como a SuperBock e a Solverde, tendo centrado, sobretudo, a sua apresentação dinâmica na Cotesi. Esta empresa apresenta-se como líder em várias áreas, permitindo que, na área da agricultura, esta possa ter um desenvolvimento sustentado. Os parceiros estão espalhados por vários pontos da Europa. Para além disso, apontou como três conceitos fundamentais da empresa a “Inovação”, Sustentabilidade e Eficiência, dado que os fatores ambientais são importantes. Os alunos retiveram a expressão “Kaizen” que aponta para a mudança e melhoria como ideias fundamentais.
Depois, surgiu a intervenção dos professores Adelina Portela e Armindo Lima que representavam o Isvouga. Desde logo, a professora Adelina começou por valorizar o CIC e o ensino que proporciona aos seus alunos, que, talvez, possam reconhecê-lo no futuro. O dinamismo das apresentações possibilitou uma interação entre os palestrantes e os alunos. Como ideias fundamentais, destacou que a Ética e os Valores são essenciais nas atividades profissionais e académicas. Para além disso, defenderam que a escola desenvolve a “capacidade de resolver problemas” e a “capacidade para pensar”. Através de exemplos experienciados pelos próprios, os discentes perceberam, claramente, a importância desses valores. Depois, afirmou que as três áreas económicas do Colégio possuem diferentes valências, já que a “contabilidade ajuda a tomar decisões financeiras”, a “informática apoia a inovação e a eficiência” e o “marketing ajuda a perceber as pessoas e os mercados”. No último momento, a professora Adelina Portela realizou um “quizz” interativo que dinamizou a parte final dessa intervenção.
Entretanto, realizou-se uma pausa para um pequeno lanche, pelas 10h50.
A última intervenção esteve a cargo da Coordenadora da JAP Porto, a Dr.ª Cristiana Cabreira, que começou por apresentar o projeto, salientou a evolução do mesmo, dado que, desde 2005, influenciaram e permitiram a interação de mais de 500 mil alunos. Afirmou que a JAP promove uma, desde logo, literacia financeira e o empreendedorismo em consonância com a Educação para a Cidadania. Ainda constatou que existe uma distinção entre os dilemas éticos pessoais e os dilemas éticos empresariais, embora ambos envolvam a tomada de decisões. De seguida, referiu a importância dos temas éticos e a forma como estes podem ser aplicados no contexto escolar em diferentes atividades.
Num último momento, houve espaço para que os alunos colocassem questões e eventuais dúvidas que pudessem ter. Neste sentido, os palestrantes foram claros e assertivos e responderam de forma lúcida às curiosas perguntas dos discentes.
CIC