Se eu fosse livro, gostaria de ouvir alguém dizer “Este livro mudou a minha vida” (José Jorge Letria).
Sendo por excelência, uma biblioteca de investigação, que promove a consulta, a aprendizagem e o progresso cultural e social, bem como a conservação e preservação das coleções, a BAP tem como principal missão facilitar a acessibilidade a todos os reais e potenciais utilizadores para com os recursos de informação existentes nas áreas da memória aduaneira, dos transportes e das comunicações. Neste espaço, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma visita exploratória ao edifício apreendendo a importância que tiveram as atividades económicas que por lá passavam, oportunidade para refletir sobre a importância de pertencer a um Mercado Único e aclarar conceitos sobre a relevância jurídica da aplicação de tarifas. Já no espaço da Biblioteca, além da concretização dos conhecimentos adquiridos sobre o sistema da biblioteca e a gestão do seu acervo documental, puderam participar num “workshop” sobre catalogação e conservação do acervo.
Já no período da tarde, a aula decorreu no espaço da Biblioteca Municipal de V.N de Gaia, que é a instituição, criada em 1933, que conserva a memória do património local, reunindo vasto fundo bibliográfico, que ascende a mais de duas centenas de milhar de exemplares, servindo uma população que ascende os 350 000 habitantes. Na visita guiada e acompanhada da explicação de conceitos teóricos já lecionados, o Serviço Gaia Inclusiva chamou particular atenção aos alunos ao perceberem que são produzidos materiais de leitura em formatos alternativos: áudio, “Braille” e texto digital, sendo, neste contexto, uma referência a nível nacional, com mais de 18 mil títulos disponíveis. A população-alvo é maioritariamente constituída por segmentos populacionais, cujas características funcionais impedem, ou dificultam, a utilização dos meios convencionais, designadamente o livro físico. É de salientar a importância deste serviço para cidadãos idosos, acamados e incapacitados físicos, entre outros.
Também as atividades prestadas no Serviço Educativo, que os nossos alunos replicam em contexto de aula, revestiram-se de particular importância.
Aproveitamos para convidar toda a Comunidade Educativa a inscrever-se, gratuitamente, na Biblioteca Municipal de Gaia através do “link” https://opac.cm-gaia.pt/cgi-bin/koha/opac-page.pl?page_id=72 para poder usufruir de determinados serviços, como o empréstimo domiciliário, 5 livros por mês, e a utilização de recursos tecnológicos nomeadamente A BiblioLED, serviço de empréstimo de livros em suporte digital .
Professoras Paula Oliveira e Maria José Queirós com o 11.º AJD