Aula de Campo na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia e da Alfândega do Porto

Professoras Paula Oliveira e Maria José Queirós
06/02/2026

No passado dia 3 de fevereiro, os alunos do 11.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação (AJD) visitaram a Biblioteca da Alfândega do Porto (BAP) instalada no histórico Edifício da Alfândega Nova do Porto, um dos mais emblemáticos espaços da cidade, classificado como Monumento Nacional desde 2023.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Se eu fosse livro, gostaria de ouvir alguém dizer “Este livro mudou a minha vida” (José Jorge Letria).


Sendo por excelência, uma biblioteca de investigação, que promove a consulta, a aprendizagem e o progresso cultural e social, bem como a conservação e preservação das coleções, a BAP tem como principal missão facilitar a acessibilidade a todos os reais e potenciais utilizadores para com os recursos de informação existentes nas áreas da memória aduaneira, dos transportes e das comunicações. Neste espaço, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma visita exploratória ao edifício apreendendo a importância que tiveram as atividades económicas que por lá passavam, oportunidade para refletir sobre a importância de pertencer a um Mercado Único e aclarar conceitos sobre a relevância jurídica da aplicação de tarifas. Já no espaço da Biblioteca, além da concretização dos conhecimentos adquiridos sobre o sistema da biblioteca e a gestão do seu acervo documental, puderam participar num “workshop” sobre catalogação e conservação do acervo.


Já no período da tarde, a aula decorreu no espaço da Biblioteca Municipal de V.N de Gaia, que é a instituição, criada em 1933, que conserva a memória do património local, reunindo vasto fundo bibliográfico, que ascende a mais de duas centenas de milhar de exemplares, servindo uma população que ascende os 350 000 habitantes. Na visita guiada e acompanhada da explicação de conceitos teóricos já lecionados, o Serviço Gaia Inclusiva chamou particular atenção aos alunos ao perceberem que são produzidos materiais de leitura em formatos alternativos: áudio, “Braille” e texto digital, sendo, neste contexto, uma referência a nível nacional, com mais de 18 mil títulos disponíveis. A população-alvo é maioritariamente constituída por segmentos populacionais, cujas características funcionais impedem, ou dificultam, a utilização dos meios convencionais, designadamente o livro físico. É de salientar a importância deste serviço para cidadãos idosos, acamados e incapacitados físicos, entre outros.


Também as atividades prestadas no Serviço Educativo, que os nossos alunos replicam em contexto de aula, revestiram-se de particular importância.
Aproveitamos para convidar toda a Comunidade Educativa a inscrever-se, gratuitamente, na Biblioteca Municipal de Gaia através do “link” https://opac.cm-gaia.pt/cgi-bin/koha/opac-page.pl?page_id=72 para poder usufruir de determinados serviços, como o empréstimo domiciliário, 5 livros por mês, e a utilização de recursos tecnológicos nomeadamente A BiblioLED, serviço de empréstimo de livros em suporte digital .

 

Professoras Paula Oliveira e Maria José Queirós com o 11.º AJD

 

GALERIA DE IMAGENS