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VISITA DE ESTUDO AO
INSTITUTO
NACIONAL DE SAÚDE DR. RICARDO JORGE |
Na semana de 24 a 28 de Novembro, o Instituto Nacional de Saúde Dr.
Ricardo Jorge (INSA) abriu as suas portas às escolas durante a Semana da
Ciência e Tecnologia oferecendo um conjunto de palestras, sessões
interactivas com cientistas, tertúlias, entre outras acções, subordinadas
ao tema central “Como se mede a Saúde?”.
O INSA é um organismo público integrado na
administração indirecta do Estado, sob a tutela do Ministério da Saúde,
dotado de autonomia científica, técnica, administrativa, financeira e
património próprio.
Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge (Porto, 1858 –
Lisboa, 1939), como braço laboratorial do sistema de saúde português, o
INSA desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no sector da
saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de
saúde.
O INSA dispõe de unidades operativas em Lisboa, no Porto e em Águas de
Moura, e está organizado, em termos técnico-científicos, em seis grandes
departamentos:
- Departamento da Alimentação e Nutrição;
- Departamento de Doenças Infecciosas;
- Departamento de Epidemiologia;
- Departamento de Genética;
- Departamento de Promoção da Saúde e
Doenças Crónicas;
- Departamento de Saúde Ambiental.
O dia 24 de Novembro foi o eleito para que
os alunos das turmas de Biotecnologia da via tecnológica, 11BT1 e 11BT2,
visitassem esta instituição, no âmbito da disciplina de Noções Básicas de
Saúde. Da responsabilidade do Departamento de Doenças Infecciosas (DDI),
tratou-se de um dia dedicado às infecções sexualmente transmissíveis e,
neste sentido, acompanhados pelos professores Isabel Cristina e Filipe
Coutinho, os alunos do CIC assistiram às palestras “Vírus do Papiloma
Humano” e “Chlamydia, Gonorrea, Sífilis”, às quais se seguiu a actividade
“Laboratório Interactivo: Da placa ao gene – Diagnóstico Laboratorial das
Doenças Infecciosas” com exposições interactivas e filme. O DDI desenvolve
actividades nas áreas de bacteriologia, virologia, parasitologia,
micologia, imunologia, bem como no estudo de vectores e doenças
infecciosas.
Esta actividade revelou-se muito interessante, não só pela possibilidade
de aplicação de conhecimentos adquiridos nas aulas, mas também pela
aquisição de conceitos a partir de situações mais próximas da realidade da
Saúde Pública. Ressalva-se que, mais uma vez, os alunos do colégio
estiveram à altura dos desafios saber fazer, saber ser e saber estar.
Para mais informações, consultar a página oficial do INSA:
http://www.insarj.pt/sites/INSA/Portugues/Paginas/portalInicio.aspx
Prof. Isabel Cristina




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