Exposição de Pintura e Fotografia

Dr. Aníbal Couto
19/02/2009

A Exposição de Pintura e Fotografia, com trabalhos dos alunos da turma 12º AG de Artes e Indústrias Gráficas, que teve a sua inauguração no dia 13 de Fevereiro de 2009 e estará patente na Galeria-Bar «3 Colunas» até 27 de Fevereiro de 2009.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
EXPOSIÇÃO DE PINTURA E FOTOGRAFI
 
EXPOSIÇÃO DE PINTURA E FOTOGRAFIA
ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A VISITA DE ESTUDO A BARCELONA
12º AG - ARTES E INDÚSTRIAS GRÁFICAS - 13 a 27 FEV. 2009
GALERIA-BAR “3 COLUNAS”


Do Clássico…

“Aprender a desenhar copiando outros desenhos de autores com uma mestria consolidada, foi sempre a etapa inicial pela qual passaram inevitavelmente muitas gerações de aprendizes através dos séculos.

Desde o princípio, foram vários os tratados de arte que recolheram conselhos sobre este tipo de práticas; no livro de arte Cennino Cennini de finais do século XVI diz:

“ Ocupa-te em copiar à mão as melhores coisas que encontres dos grandes mestres e se te encontras num lugar rodeado de obras da maioria dos mesmos, melhor para ti. Mas eu aconselho-te: tem em conta em escolher sempre o melhor e o mais famoso; e assim cada dia que passa, contra natura vais adquirindo parte do seu estilo e da sua maneira.”

Os mesmos conselhos aparecem também várias vezes nos escritos de Leonardo sobre a formação do pintor, que, segundo ele, há que apurar a mão copiando desenhos dos bons mestres.”
Juan José Gómez Molina (coord.), “Las Lecciones del Dibujo”, Ed. Cátedra, 1995, Madrid, Espanha.

Aprender pela reprodução das obras dos grandes mestres

O objectivo da proposta teve como directriz a elaboração de um trabalho minucioso de cópia da obra de um autor; do renascimento até ao modernismo, à escolha do aluno, onde a figura humana estivesse destacada. Depois de escolhida a técnica e o suporte adequados ao original iniciou-se o processo:

  • Duas fotocópias ou impressões, uma a cores e outra a preto e branco, à escala de 1/x da obra original.
  • Na impressão a preto e branco o aluno desenhou uma grelha de apoio com uma trama de quadrados proporcionais à imagem.
  • Na folha de papel desenhou-se a mesma grelha de transparência.
  • Finalmente passou-se à pintura do trabalho, tendo sido fulcral uma aproximação fiel e rigorosa da cor e dos tons originais, lembrando sempre as limitações das técnicas e suportes escolhidos.

Sónia Carvalho

… ao Contemporâneo

Os alunos de Artes e Indústrias Gráficas (12º AG - Atelier Gráfico da via Científico-Tecnológica) apostaram no desenvolvimento de trabalhos de forma a homenagear uma das linguagens contemporâneas, explorando e acentuando por vezes a ambiguidade do estatuto da imagem.
A representação é fragmentada e a composição torna-se leve, suspensa de forma a valorizar o significado de cada elemento, real ou imaginário. A descontextualização das imagens do quotidiano cria novas paisagens, sem tempo, como se tudo estivesse parado, à espera…de forma enigmática.

As técnicas de óleo e acrílico foram experimentadas com sucesso, dando forma e significado às suas criações. Que esta nova viagem que agora começa dê origem a muitas outras, onde os mistérios serão progressivamente desvendados.

Aníbal Couto

Pré-Impressão

O projecto do grupo de pré-impressão inserido na temática da exposição – o surrealismo – teve como ponto de partida a praia.

Os alunos fizeram fotografia analógica e digital, copiando diferentes imagens da praia da Aguda.

As fotografias tiradas no processo analógico foram depois ampliadas e reveladas e as tiradas no processo digital, trabalhadas e manipuladas através do programa Photoshop.

Foram inseridos objectos descontextualizados com a imagem original, criando-se novas paisagens surrealistas.

Ana Gonçalves, Rui Tibério



 

 

GALERIA DE IMAGENS