Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
A Queda de Um Anjo
11/05/2009
Um Livro por Semana
A Queda de Um Anjo é um romance de excelência do grande romântico português Camilo Castelo Branco. À Primeira vista, a obra poderá ser interpretada como uma obra fantasista, baseada em sentimentos amorosos, e talvez fruto de algumas desventuras.
Porém, à medida que a leitura avança, vai-se adivinhando a verdadeira intenção crítica do título da obra e apercebendo-se quem são realmente as personagens.
Calisto Elói era um morgado de Agra de Freimas, casado com a sua prima Teodora, gozando de uma vida tranquila, isenta de preocupações e recheada pelo seu imenso gosto pela leitura que lhe proporcionou uma formação intelectual de excelência. Nessa condição, é eleito deputado para discursar nas Câmaras de Lisboa.
De facto, é em Lisboa que o título atinge o auge do seu significado. Calisto conquista a simpatia e a admiração dos citadinos ao mesmo tempo que desperta, pela primeira vez, para a verdadeira paixão. A rejeição condu-lo ao abismo da infelicidade até conhecer D. Ifigénia, uma prima afastada. A indiferença pela mulher leva a que o mestre-escola de Agra o visite em Lisboa, não querendo acreditar na modificação abrupta de Calisto que, aos poucos e poucos, se ia deixando corromper pelos costumes urbanos.
Irá Calisto renunciar aos seus princípios morais e embarcar nos pecados do adultério? Irá o anjo cair? É isso que te convido a descobrir nas profundezas deste romance bem ao estilo romântico de Camilo Castelo Branco.
Título: A Queda de Um Anjo Autor: Camilo Castelo Branco Modo/Género Literário: Narrativo/Romance
Sugestão de Ana Rita Sousa, nº 9583, 11.º LRJ1