Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Solidão II
27/07/2009
Um Livro por Semana
Solidão II é uma espécie de diário íntimo, onde Irene Lisboa, na sua linguagem directa e sincera, dá a conhecer fragmentos íntimos e literários da sua personalidade de escritora: uma intimidade revelada através do que nos conta de si na relação com o Outro e o Mundo, através da notação do banal e da tematização da solidão e da melancolia.
As duas partes mais importantes deste livro, «Queixa» e «Deploração», revelam-se como duas partes de um todo que não está apenas nestas páginas de Solidão, mas se reparte e se faz ouvir em histórias do Mundo actual.
Repositório de impressões ao longo de uma vida de sofrimento e desilusão, de abandono e entrega a si mesma, a autora fala de histórias amargas e humanas em redor de uma sentida e reinventada solidão, denotando esse travo amargo de uma Mulher que, ao queixar-se de si própria, se queixa afinal das queixas do Mundo e da vida que tanto lhe pesaram.
Mas a verdade é que esta obra, sendo o retrato exacto de uma vida mártir-e-glória-de-si-mesma, atinge momentos raros de expressão humana vivida e sentida por dentro. É a transposição de um mundo construído na amargura dos dias, na existência de uma alma apenas entregue a si própria, vivendo as dores e sofrimentos de toda a gente do mundo que a rodeava, solidária e solitária.
Assim, é uma obra bastante interessante que nos faz sentir o verdadeiro sentido da palavra “Solidão”, acabando por nos fazer valorizar aquilo que temos e somos.
Título: Solidão II Autor: Irene Lisboa Editora: Editorial Presença
Sugestão de Ana Isabel Pedrosa Castro Silva, n.º 9180, do 12.º BT2