Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Revolutionary Road
22/01/2010
Um Livro por Semana
Este livro relata a vida de um casal, Frank e April Wheeler. Um casal americano aparentemente promissor, em que ambos eram dotados de beleza, juventude, inteligência e de carreiras à partida recompensadoras.
Visto que a acção principal se desenrola nos subúrbios de Revolutionary Hill, mais precisamente em Revolutionary Road, para onde o casal se muda com os dois filhos, este local serve de título ao livro, visto ter sido palco de uma verdadeira revolução na vida dos Wheelers.
April e Frank consideravam-se superiores ao clássico estereótipo de família da classe média, feliz e acomodada. Os Wheelers desejavam mais do que isso. Enquanto que Frank se sentia terrivelmente preso num emprego bem pago, mas monótono, April põe de parte a carreira de actriz tornando-se, contra a sua vontade, numa dona de casa frustrada, pelo obstáculo de ter sido mãe muito cedo e sem o querer. Entretanto, a possibilidade de se mudarem para a Europa concede-lhes uma nova esperança. Porém, esta hipótese é posta de parte quando April engravida. Todas as esperanças de salvar o seu relacionamento, bem como de encontrar as suas carreiras de sonhos são deitadas por terra. É então que April, numa tentativa de abortar, acaba por perder muito sangue e morre.
Na minha opinião, o livro possui uma escrita elaborada, brilhante e profunda, na medida em que permite perspectivar os sentimentos de cada personagem ao pormenor.
Apesar de a acção decorrer em meados dos anos 50, o autor conseguiu reproduzir um retrato minucioso do modo de vida americano na actualidade.
Título: Revolutionary Road Autor: Richard Yates Editora: Civilização Editora Modo / Género literário: Narrativo / Romance
Sugestão de leitura de Raquel Baptista, n.º 10096, do 11.º AJT 1