Apresentação
O projecto reCICla surge como uma actividade a
desenvolver no âmbito do Projecto Educativo do Colégio, nomeadamente no
seu capítulo 2, ponto 7, capítulo 3 pontos 15 e 16, dos quais destacamos
os seguintes excertos:
“os elementos da Comunidade Educativa ajudam os jovens, como membros
de um mesmo grupo humano, e procuram inseri-los no mundo, de forma
responsável e construtiva“
“ a estrutura participativa deve levar os alunos a assumirem
responsabilidades de acordo com os respectivos escalões e idades,
preparando-os para a aceitação e o exercício de responsabilidades
sociais “
“desenvolvendo a sensibilidade dos alunos para comparticiparem tanto nas
preocupações como nas iniciativas e projectos que possam reverter em bem
da comunidade, começando pelo meio mais próximo”.
Pretende-se que o presente projecto se venha a desenvolver por etapas e
ao longo dos próximos anos lectivos, com o principal objectivo de Educar
a comunidade escolar para a importância da separação dos resíduos
gerados, para que estes sejam devidamente encaminhados para os Sistemas
de Valorização apropriados, possibilitando desta forma a redução do
consumo de recursos naturais, dando assim a nossa contribuição para o
desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
No presente ano lectivo o projecto recCICla vai
concentrar os seus esforços na promoção / incentivo da separação dos
resíduos gerados pelos alunos (e restante comunidade educativa) no
decurso das actividades lectivas. Assim, estão planeadas um conjunto de
actividades que se desenvolverão durante todo o ano lectivo e das quais
iremos dando conhecimento.
Actividade 1 – Caracterização dos resíduos
Por forma a definir os objectivos operacionais
do projecto foi necessário proceder à caracterização dos resíduos
actualmente gerados no Colégio e para isso foi necessário “pôr mãos à
obra”, literalmente…
Um conjunto de alunos das turmas 12 BT1 e BT2 reuniram os resíduos de um
dia de actividades lectivas e separaram-nos de acordo com as regras da
reciclagem...
[+] Saiba mais..
Actividade 2 – Exposição dos resíduos
Foi com uma acção provocatória que o projecto
reCICla se deu a conhecer a toda a comunidade educativa, embora de forma
enigmática.
Foi grande a curiosidade em torno da exposição dos resíduos, em pleno
átrio das instalações do ensino secundário do Colégio… Às 10h30, quando
soou a campainha para o primeiro intervalo da manhã, a comunidade
educativa deparou-se com um “monte de lixo”, bem em frente à escadaria
de acesso ao bloco 3, e com uma afirmação ambígua: “Esta é a TUA marca”.
[+] Saiba mais..
Actividade 3 – Reunião com as colaboradoras não
docentes
Dada a extrema importância do papel das colaboradoras não docentes no
correcto encaminhamento dos resíduos separados pelos alunos, foi levada
a cabo uma reunião com as referidas colaboradoras para lhes apresentar o
projecto, nomeadamente as alterações que serão concretizadas na
distribuição e logística dos recipientes para a recolha dos resíduos.
Constatou-se uma elevada motivação e preocupação das colaboradoras do
Colégio com a problemática da separação dos resíduos, pelo que estas
serão, certamente, umas aliadas de grande importância na caracterização
de todo o projecto.
Actividade 4 – Novos equipamentos para
separação de resíduos
A partir de agora já não há desculpas… o Núcleo do Ensino Secundário do
CIC passou a estar equipado com um conjunto de equipamentos que
permitirão a todos separar correctamente os resíduos que geram durante o
tempo que passam na Escola.
[+] Saiba mais..
Actividade
5 – Sensibilização da comunidade educativa
Apesar de há já algum tempo não darmos
notícias, o projecto reCICla não parou… temos andado ocupados a
sensibilizar toda a comunidade para que separem os seus resíduos, pois
agora já não há desculpas… o Colégio está suficientemente equipado para
que possas facilmente ajudar nesta tarefa.
[+] Saiba mais..
Actividade
6 – Parabéns… Agora a tua MARCA é bem diferente!
Em pouco mais de meio ano, a comunidade escolar
passou de uma situação em que não separava os seus resíduos para uma
separação de 72 % do total de resíduos produzidos. Mas ainda há caminho
a percorrer…
[+] Saiba mais..
|