Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
AJ Esclarece
12º AJD12/02/2010
Pelo segundo ano consecutivo, a rubrica «AJ Esclarece» pretende sensibilizar a escola contra a violência no namoro. As flores, os chocolates, os jantares a dois são indiscutivelmente importantes, mas perdem o sentido quando envolvidas pela discreta presença da violência física, psicológica e emocional.
Mais do que um feliz dia dos namorados, desejamos um feliz namoro!
“1 em 4 jovens já experimentou a violência no namoro “ de acordo com uma investigação da Universidade do Minho.
Pelo segundo ano consecutivo, a rubrica “AJ Esclarece” pretende sensibilizar a escola contra a violência no namoro. As flores, os chocolates, os jantares a dois são indiscutivelmente importantes, mas perdem o sentido quando envolvidas pela discreta presença da violência física, psicológica e emocional.
É crucial acabar com a tendência para desculpar e tolerar a agressão, justificando-as com mitos instituídos “Só bate porque gosta de mim”, “a culpa é minha”, “entre homem e mulher ninguém mete a colher”, “ciúme é prova de amor”, entre outras.
O nosso trabalho vai no sentido de informar os colegas para a importância de construírem relações saudáveis, mantendo-os alerta para o aparecimento de sinais de violência. Neste sentido produzimos duas linhas e cartazes que se encontram nos dois pólos do CIC, com linguagem adequada aos públicos destinatários. Pode consultá-los online.
Cartazes do Ensino Básico Cartazes do Ensino Secundário
Pela nossa formação na área do Direito, aproveitamos para esclarecer que o Código Penal prevê sanções para estas situações, bem como salientamos a existência de Centros de Apoio para a vítima.
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - Apoio emocional: 707 200 077 Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - Apoio emocional (Porto): 225 502 957
12º AJD