Um Livro por Semana



O livro “Sinopse de Amor e Guerra” (Companhia das Letras, 2021), que parte de uma história verídica, passa-se em Berlim do pós-guerra, cidade na qual os alicerces e a construção de um muro servem de alimento para uma história de amor e desamor, onde a éti

Sugestão de Patrícia Silva
02/02/2023

O livro «Intermitências da Morte», escrito por José Saramago e publicado em 2005, pretende retratar a história de uma sociedade em que a Morte é humanizada, deixando de cumprir o seu propósito e as consequências subjacentes a esse ato.

Sugestão de leitura de Bruna Veiga Rodrigues
03/01/2023

Esta obra, tal como o título indica, é uma compilação das cem melhores crónicas de Miguel Esteves Cardoso, textos publicados em “A Causa das Coisas”, “Os Meus Problemas”, “Último Volume”, “Explicações de Português”, entre outros.

Sugestão de Ema Moreira Rocha
15/11/2022

Neste livro, “Enquanto a Lua muda”, de Sofia Serrano, podemos encontrar a história de quatro mulheres que, apesar de serem de épocas diferentes, se interligam por um segredo.

Sugestão de leitura de Liane Cruz
28/10/2022

O autor “best-seller” Raul Minh’alma apresenta-nos um livro de como esquecer uma pessoa, intitulado “Ganhei uma vida quando te perdi”, é um dos livros mais lidos em conjunto com o livro “Durante a queda aprendi a voar”.

Sugestão de leitura da aluna Jéssica Almeida
07/10/2022

O livro que escolhi, "Durante a queda aprendi a voar”, é um romance de Raul Minh’Alma que nos mostra que, mesmo que estejamos mal, devemos sempre procurar estar bem.

Sugestão de leitura da aluna Inês de Vasconcelos.
27/09/2022

O livro que vou abordar hoje, “Esteiros”, escrito por Soeiro Pereira Gomes, retrata a realidade vivida numa época em que o comando de Portugal estava a cargo de António Oliveira Salazar, havia um distanciamento entre a classe mais alta e a mais baixa e os

Sugestão de Rafael Ventura
20/07/2022

Julgo que é um livro bom porque nos ajuda a ver as coisas de outra perspetiva pois, às vezes, nós vemos as pessoas a ter certas atitudes más e deixamos logo de querer conversar com essa pessoa, e este livro mostra- nos que talvez essas pessoas não sejam m

Sugestão de Liane Cruz
27/05/2022

Neste livro de Miguel Sousa Tavares, o autor faz uma homenagem em nome de Cláudia, uma verdadeira desconhecida, que se tornou uma amiga especial, e que o acompanhou durante a sua viagem pelo deserto do Saara, em novembro de 1987.

Sugestão de Cristiana Correia
16/05/2022

“A Árvore das Palavras”, de Teolinda Gersão, é, provavelmente e infelizmente, o livro menos conhecido e menos comentado da autora.

Sugestão de Ana Rita Gonçalves Moreira
04/05/2022

O livro “O Anjo Branco” traduz o maior mistério da infância e adolescência do autor. José Rodrigues dos Santos criou o romance para que este lhe potencializasse uma resposta sobre o passado enigmático do pai, nos seus dias de guerra.

Sugestão de Catarina Lima
22/04/2022

Assim como “A Causa das Coisas” e ”Os Meus Problemas”, de Miguel Esteves Cardoso, esta obra aborda problemas na sociedade, fazendo críticas sobre eles e dando possíveis soluções.

Sugestão de Carina Gomes
22/03/2022

O livro “Cartas a Sandra”, de Vergílio Ferreira, aparenta ser somente um romance pobre e melancólico no início da leitura, mas, lentamente, acaba por se revelar um livro apaixonante, profundo e singular.

Sugestão de Ema Rocha, do 10.º H2
07/03/2022

“Ensaio sobre a Lucidez“ é mais uma obra que demonstra a genialidade e conhecimento político de Saramago na qual este expressa uma crítica social através da sua descrição minuciosa e inconfundível recorrendo a alegorias e ao humor subentendido.

Sugestão de Sara Lourenço
07/02/2022

Fialho de Almeida, jornalista, escritor e tradutor pós-romântico português, escreveu diversas obras, tais como “Os Gatos”, “Contos” ou até mesmo “A Cidade do Vício”, mas a que vou apresentar nesta apreciação crítica é “O País das Uvas”.

Sugestão de Rodrigo Guedes Oliveira, do 10.º H2
14/01/2022

O livro “Romance de Cordélia” retrata variadas histórias de vida de Cordélia, a personagem principal. Esta narrativa, relatada por Cordélia, descreve-nos os vários acontecimentos na vida dela, que lhe mudam o percurso para chegar ao seu objetivo final, ma

Sugestão de leitura de Lara Moreira
05/01/2022

Assim como todas as lendas têm o seu fundo de verdade, “O Outro que era Eu”, que aparenta ser uma simples história inventada, tem com certeza o seu fundo de realidade.

Sugestão de Sofia da Costa Soares, do 10.º H2
03/12/2021

O livro que escolhi para este projeto de leitura foi Manhã submersa, de Vergílio Ferreira, um romance que, desde o início, me cativou por apresentar uma história intrigante complementada com ricas descrições, tanto de locais, “Lentamente, o casarão foi ro

Sugestão de Beatriz Oliveira
22/11/2021

Poderia ser só mais uma peça banal, mas não, é um livro que denuncia a injustiça da repressão e das perseguições políticas realizadas pelo Estado Novo, na década de 60 quando foi publicado. No entanto, este livro relata-nos uma história, em 1817, de um ho

Sugestão de Maria Inês Casanova Chaminé
20/10/2021

A Obra “A Opereta dos Vadios", de Francisco Moita Flores, retrata a história de um grupo de amigos que foi exilado antes do 25 de Abril.

Sugestão de Érica Santos
08/10/2021

“A confissão de Lúcio” de Mário de Sá-Carneiro é uma obra interessante, capaz de cativar o leitor com a sua admirável e astuta narrativa policial, de crime e triângulo amoroso que levanta a questão da identidade sexual a qual era, sem dúvida, inovadora e

Sugestão de Débora Zenha Martins
13/09/2021

A obra “Afirma Pereira” transporta-nos para a intriga da época salazarista, em que, por vezes, as pessoas mais inocentes, no caso o Doutor Pereira, a personagem principal deste livro, se viam envolvidas em tramas de conspiração.

Sugestão de Letícia Lopes
01/07/2021

“O Homem do País Azul”, de Manuel Alegre, foi publicado em 1989, quinze anos após o 25 de Abril, e é um conjunto de dez pequenos contos. Escolhi este livro porque o título me pareceu muito sugestivo e porque queria ler um autor da atualidade.

Sugestão de Mariana Loureiro
04/06/2021

«Cão como nós» é um livro escrito por Manuel Alegre como forma de homenagem ao seu cão, Kurika, um cão de raça com uma forte personalidade, que o acompanhou a si e à sua família.

Sugestão de leitura da aluna Ariana Santos, do 10.º H2
03/05/2021

No âmbito do Projeto Individual de Leitura, na disciplina de Literatura Portuguesa, tive o gosto de ler o livro “A Selva”, de Ferreira de Castro, uma obra ilustre que descreve a vida de um senhor, Alberto, na floresta Amazónia.

Sugestão de Maria Inês Chaminé
23/03/2021

Esta história é sobre um golpe, nunca antes imaginado, audacioso, com lucros suficientes para que todos os membros da Quadrilha de Renato pudessem deixar a vida do crime, o último golpe: não teriam de roubar mais, a partir daí passariam a viver do lado co

Sugestão de Maria Clara Valente
08/03/2021

«Que farei com este livro?» foi uma obra escrita por José Saramago, publicada em 1980, que nos fala sobre a luta de Luís de Camões para publicar o seu livro «Os Lusíadas», que, no fim, acaba por ser publicado.

Sugestão de Rafaela Evaristo
11/02/2021

Esta obra é um drama representado pela primeira vez em Lisboa em 1843 no Teatro da Quinta do Pinheiro e é considerado uma obra do teatro romântico.

Sugestão de Ariana Santos
28/01/2021

“O Mágico de Auschwitz”, romance da autoria de José Rodrigues dos Santos, conta com 456 páginas de amor e aventura. De capa mole e editado em setembro do ano corrente, a obra apaixona qualquer leitor.

Sugestão de leitura de Ana Rosa Silva
18/01/2021

O livro “Esteiros”, não só é uma boa leitura que nos distrai e que nos enriquece, como também tenta mostrar como era a vida, em Portugal, na altura da ditadura, na perspetiva de quem a viveu.

Sugestão de leitura de Bernardo Moura e Sá
06/01/2021

“Loucura”? O que é isso? Neste livro, o autor afirma que a loucura é uma questão de maioria dizendo que a vida é uma convenção: a gente de juízo são pessoas fáceis de compreender e com um pensamento dito normal; e os loucos, as pessoas incompreensíveis e

Sugestão de leitura da aluna Leonor Pereira
04/12/2020

“Auto da Alma”, escrito por Gil Vicente, é uma obra que retrata o percurso de uma Alma, acompanhada do Anjo Custódio para a Madre Santa Igreja com o objetivo de se redimir. Este livro foi importante para mim, pois fez-me perceber que, na vida, existem mui

Sugestão de Carolina Soares Malheiro
19/11/2020

No âmbito do Projeto Individual de Leitura, tive o prazer de escolher o livro “Sexo, Drogas e Selfies”, de Francisco Salgueiro, que retrata a vida dos adolescentes nos dias de hoje e alerta para os perigos da mesma.

Sugestão de Petra Maudslay Braz
10/11/2020

UM LIVRO POR SEMANA: PRODUTO INTERNO LÍRICO

Neste pequeno livro de poesia, coexistem diferentes temas, sentimentos e cenários, abordados de forma direta e atual num total de 34 poemas, marcados essencialmente pela emoção que cada um transparece.

Sugestão de leitura da aluna Ana Almeida
29/10/2020

“O Anjo Branco” baseia-se na história de vida do pai do próprio autor, médico em Moçambique na altura da guerra colonial.

Sugestão de leitura da aluna Luana Martins
28/09/2020

Sendo uma das mais ilustres obras de Camilo Castelo Branco, “A Queda dum Anjo” retrata a corrupção de Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda após se ter mudado para Lisboa por motivos políticos.

Sugestão de leitura de Matilde de Azevedo Pereira
22/09/2020

“Poemas escolhidos” é um livro escrito em verso, mas poderia conter, nos seus setenta e seis poemas, um conto infantojuvenil tal como em “História Breve da Lua,” escrita em mil novecentos e oitenta e seis pelo poeta Rómulo de Carvalho, mais conhecido pelo

Sugestão das alunas Mariana Alves e Joana Azevedo
01/06/2020

Depois do sucesso de “Larga Quem Não Te Agarra”, Raul Minh’Alma, com o livro “Todos Os Dias São Para Sempre”, garante-nos que não importa se os dias são bons ou maus, todos eles contam, todos eles importam…, pois todos eles fazem parte da nossa Vida!

Sugestão de Mariana Sofia, do 10.º H2
12/03/2020

Depois de “A casa de pó” e “Psiché”, Fernando Campos escreve “O Homem da Máquina de Escrever”, um livro que relata a história de um escritor que, além de autor, é narrador e narratário, protagonista e leitor, caricaturista da própria escrita.

Sugestão de Mafalda Cardinal, do 10.º H2
03/03/2020

No meu aniversário do ano passado, fui presenteada pelos meus pais com o apaixonante romance “Foi sem querer que te quis”. Tanto o seu valor sentimental quanto o seu conteúdo fizeram desta narrativa a mais apreciada por mim.

Sugestão de Joana Azevedo, do 10.º H2
17/02/2020

Depois da publicação de “O Crime do Padre Amaro” e antes da publicação de “Os Maias”, a obra “A relíquia”, de Eça de Queiroz, relata a história e o percurso do jovem Teodorico Raposo.

Sugestão de lBeatriz Pereira, do 10.º H2.
05/02/2020

“Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, é um livro de carácter romântico, onde nos são apresentadas várias personagens, como, por exemplo, o médico, a mulher do médico, o taxista, a mulher de óculos escuros, entre outras. Aliás, um ponto de extrema i

Sugestão de Miguel Costa, do 10.º H2
20/01/2020

No meu aniversário do ano passado, fui presenteada pelos meus pais com o apaixonante romance “Foi sem querer que te quis”. Tanto o seu valor sentimental quanto o seu conteúdo fizeram desta narrativa a mais apreciada por mim.

Sugestão de Joana Azevedo, do 10.º H2
13/01/2020

“A árvore das palavras” é um livro pouco conhecido, pouco comentado, mas é um maravilhoso livro que faz uma homenagem em três atos.

Sugestão de Sara Marques, 10.º H2
02/12/2019

O livro “O Anjo Da Tempestade” é deveras um livro complexo e difícil de compreender, o que me fez, de certa forma, não ter gostado tanto dele, inicialmente, como eu havia esperado.

Sugestão de Maria Francisca Melo
12/11/2019

A obra “Um Céu demasiado Azul”, de Francisco José Viegas, retrata uma história ficcional de um crime não tão vulgar.

Sugestão de Márcia Gomes
04/11/2019

Graça Gonçalves, como nos restantes livros da sua autoria, pretende transmitir sentimentos e transparecê-los através de palavras simples e que nos motivem.

Sugestão de Bárbara Brandão
17/10/2019

Este romance, de Vergílio Ferreira, é uma constante reflexão no seu todo. Sendo um narrador Auto diegético, revela-se a si mesmo à medida que se vai apropriando linguisticamente do fluxo das vivências que decorrem no mundo.

Sugestão de Marta Martins
01/10/2019

Após o lançamento do livro de poesia “Condensação”, Afonso Reis Cabral escreveu a belíssima obra intitulada “O Meu Irmão” que narra, de forma emocionante, a vida da personagem centralizadora – Miguel – e do seu irmão – narrador inominado. A personagem pri

Sugestão de Bruna Oliveira
02/09/2019

Desde “O nosso reino”, “O filho de mil homens”, “A desumanização”, “Quatro tesouros”, “O paraíso são os outros”, a obra “A máquina de fazer espanhóis”, de Valter Hugo Mãe, expõe o retrato da vida dos idosos.

Sugestão de Beatriz Silva, do 10.º H2
19/07/2019

“Poemas de Deus e Do Diabo” podia ser mais um livro de poesia romântica, mas afirma-se como uma reflexão espiritual entre Deus e o Diabo, onde o Homem está inserido.

Sugestão de João Santos, do 10.º H2
08/07/2019

Desde “Morreste-me”, “Antídoto” e “Uma Casa na Escuridão”, a obra “A Casa, a Escuridão”, de José Luís Peixoto, não desilude e revela-se brilhante.

Sugestão de Beatriz Augusto
12/06/2019

Tanto neste livro, como em “Novas Cartas Portuguesas” e “Minha Senhora de Mim”, Maria Teresa Horta é demasiado expressiva e objetiva no que toca ao assunto que quer abordar.

Sugestão de Bárbara Brandão
30/05/2019

De capa amarelo torrada, o livro “Aparição”, de Vergílio Ferreira, conta-nos as peripécias e os dilemas de um professor recém-contratado para o liceu de Évora.

Sugestão de Ana Almeida, do 10.º H2
17/05/2019

Servidões foi a última obra publicada em vida por Herberto Helder e revela, uma vez mais, a faceta intimista e melancólica deste poeta, confrontado com a velhice e com a escassez do tempo, dois anos antes da sua morte.

Sugestão de Marisa Carvalho
06/05/2019

“Dispersão” é uma antologia constituída por doze poemas que, apesar do título contraditório, apresenta obras líricas que funcionam como uma sequência entre si.

Sugestão de leitura da aluna Sofia Mota
12/04/2019

O livro nomeado "Coração sem abrigo" tem como objetivo contar-nos a história de um homem que decide deixar a vida comum e tornar-se um sem-abrigo apenas com a companhia do seu cão, Lobito.

Sugestão de Bárbara da Costa Brandão
13/03/2019

Frei Luís de Sousa possui o drama que se desmorona sobre a família de Manuel de Sousa Coutinho e D. Madalena de Vilhena. O medo e os presságios de Madalena de que a paz e a felicidade familiar possam estar em perigos tornam-se reais.

Sugestão de Gonçalo Silva
27/02/2019

Um livro que narra a explicação de seres vivos, nomeadamente de pássaros, podia ser mais uma publicação banal, como tantas outras que se encontram presentes no mercado.

Sugestão de Bruna Oliveira
13/02/2019

Pode considerar-se esta obra o introdutor do pensamento feminista, pois, nesta, as mulheres transmitem a sua vontade de se exprimir perante a sociedade, tendo como figura principal Mariana Alcoforado.

Sugestão de leitura de Lara Moutinho
31/01/2019

Em “A Costa dos Murmúrios”, é relatado e descrito um romance iniciado em Lisboa que prosseguiu na costa aricana, no início dos anos 70. Devido à diversidade de temas e subtemas que a obra aborda, o livro ganhou destaque a nível internacional.

Sugestão de Diana Oliveira
07/01/2019

O livro que escolhi conta a impetuosa história de Fanny Owen, Camilo Castelo Branco e José Augusto de Magalhães. Para além disso, é o perfeito retrato da época que relata.

Sugestão de Mariana Silva
05/12/2018

Este livro é um “desabafo” que Joana faz depois da morte, por overdose, da sua melhor amiga Marta. Joana escreve sobre o seu quotidiano, as suas alegrias, as suas angústias e, principalmente, a saudade que sente da sua grande amiga.

Sugestão Joana Oliveira
15/11/2018

O livro “A China fica ao lado”, de Maria Ondina Braga, retrata de todas as mais distintas formas a sociedade antiga e atual da China através da protagonista.

Sugestão de Beatriz Leirosa
31/10/2018

“No Teu Deserto” é um livro de homenagem a uma pessoa conhecida em situações especiais e ao deserto. É um livro de nostalgia em relação a essa pessoa e ao deserto.

Sugestão de Gonçalo Silva
15/10/2018

Em suma, neste romance policial, várias pessoas são assassinadas e o inspetor- chefe Jaime Ramos e o seu ajudante Isaltino de Jesus vão tentando descobrir qual o elo comum entre um casal de amantes, um informático e uma misteriosa rapariga.

Sugestão de David Silva
08/10/2018

Eu escolhi esta obra A Queda dum Anjo, da autoria de Camilo Castelo Branco, pois o título cativou-me para a sua leitura e o tema do livro suscitou-me bastante interesse.

Sugestão da aluna Rafaela Ribeiro Silva
07/09/2018

Inês de Portugal, de João Aguiar, é uma das muitas representações da história de Pedro e Inês. Esta obra toma um ponto vista posterior à execução de Inês, sendo maioritariamente narrada por Álvaro Pais, chanceler-mor, e D. Pedro, o rei.

Sugestão de Matilde Silva
23/07/2018

“O Retrato da Mãe de Hitler” é um romance que tem como cenário o pós-guerra e dá destaque aos serviços de espionagem utilizados pelos nazis que escaparam a uma possível condenação...

Sugestão de Sofia Mota
11/07/2018

O livro que eu escolhi para o projeto individual de leitura, no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, tem como título “O conto da ilha desconhecida” escrito por José Saramago.

Sugestão de Edna Liane Pedrosa Ramos
28/06/2018

No Teu Deserto é um livro de homenagem a uma pessoa conhecida em situações especiais e ao deserto. É um livro de nostalgia em relação a essa pessoa e ao deserto.

Sugestão de Gonçalo Silva
21/06/2018

Escrito em 1933 por José Gomes Ferreira, em 26 folhetins, para uma gazeta juvenil, As aventuras de João Sem Medo nascem da ideia de criar um herói que "desmistificasse os Gigantes, os Príncipes, as Princesas, as Fadas".

Sugestão de Carolina Pereira
12/06/2018

“Lourenço Marques” é um livro escrito por Francisco José Viegas, publicado em 2002, e passa-se num país africano que é Moçambique.

Sugestão de Yazid Sualé Trigo
30/05/2018

Em todas as suas obras, Raul Brandão sempre escreveu sobre a existência humana e este livro não é uma exceção.

Sugestão de Marta Martins
18/05/2018

“Equador” é um importante relato histórico de Miguel Sousa Tavares acerca do ambiente vivido em Portugal e das suas colónias, principalmente a de S. Tomé e Príncipe, no início do século XX e nos últimos anos da Monarquia.

Sugestão de Sofia Alves
09/05/2018

“Romance de Cordélia” é, claramente, uma obra-prima da autora e, por mais que exprima a minha experiência literária, oferecerá sempre sensações e perceções diferentes a quem o ler.

Sugestão de Mariana Teixeira Bastos
02/05/2018

Ler é fundamental para a nossa vida. No meu caso, pela disciplina de Literatura Portuguesa, para o Projeto Individual de Leitura (PIL), escolhi uma obra poética de Eugénio de Andrade – o poeta que me foi atribuído – para ler e analisar, a pares.

Sugestão de Sofia Alves, do 10.º H2
16/04/2018

Ler é fundamental para a nossa vida. No meu caso, em Literatura Portuguesa, através do Projeto Individual de Leitura (PIL), foi proposto pelo professor escolher um livro, então resolvi ler "A Brasileira de Prazins".

CIC
23/03/2018

O livro Cão Como Nós retrata as vivências de um cão, Kurika, com a sua família, principalmente com o dono.

Sugestão de Sofia Azevedo Valente Mota
07/03/2018

Escolhi este livro, O Anjo da Tempestade, pois suscitou-me interesse pelo seu resumo e o início da leitura que fiz.

Sugestão da Rafaela Silva
21/02/2018

De “Idílio Rústico” a “Mãe”, de “Terra Mater” a “Manuel Maçores” e de “Contos das três maças de oiro” à “Parábola dos sete vimes”, Trindade Coelho exprime o que mais de belo há nos amores transmontanos.

Sugestão de Catarina Cardoso
31/01/2018

Gil Vicente foi o autor desta obra, não só desta como também de "Auto da Barca do Inferno" e "Auto da Alma", onde a sua principal intenção é criticar a sociedade daqueles tempos.

Sugestão de Marta Rocha
23/01/2018

Mário de Sá-Carneiro narra a história da vida do seu amigo e explica as razões que o conduziram à loucura do suicídio.

Sugestão de Ana Barbosa
09/01/2018

“A Criança em Ruínas” é uma das melhores obras poéticas deste escritor português, publicada em 2001 e que o levou a receber o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores em 2013.

Sugestão de Eunice Baptista e Clara Mendes
29/11/2017

No livro de Manuel António Pina intitulado “Nenhuma palavra e nenhuma lembrança”, podemos observar a constante interrogação do autor sobre o “ser da poesia” e a sua impraticável relação com a memória.

Sugestão de Catarina Santos e Marco Estêvão
17/11/2017

No meu ponto de vista, o livro “Memorial do Convento”, de José Saramago, é um livro bastante interessante, uma vez que apresenta um cenário da época de D. João V, podendo assim contribuir para o aprofundamento do conhecimento dos nossos antepassados.

Sugestão do aluno Hugo Martins
11/10/2017

Este é um livro que te faz questionar sobre tudo o que te rodeia. Foi o que me aconteceu à medida que ia lendo esta obra.

Sugestão de Laura Barbosa
03/10/2017

Vergílio Ferreira é muito conhecido pelos seus contos, romances, diários e ensaios. Contudo, a obra que me causou mais interesse foi “Para Sempre” pelo facto de ser uma das melhores obras do último século.

Sugestão de Érica Gomes
22/09/2017

Recomendo este livro, pois não é muito pesado em termos de leitura e, como é um livro com bastantes conceitos, vai contribuir para que os mais curiosos tentem encontrar mais pontos de vista relacionados com o Vaticano e com a Santa Sé.

Sugestão da aluna Ângela Silva
06/09/2017

Jornalista e escritor português, nascido em 1936, Mário Zambujal lançou assim mais um romance em 2011, sendo este intitulado “Longe é um bom lugar (o resto são histórias)”.

Sugestão de Ana Ferreira
24/07/2017

Este livro fictício (embora com personagens reais) situa-se em Portugal no século XVI. Retrata a vida de Frei Pantaleão de Aveiro, que desconhece a sua ascendência e origens, contudo vai desvendá-la lentamente, com a ajuda de um medalhão que traz ao peito

Sugestão de Rafael Marques
10/07/2017

José Saramago, um autor conhecido pela sua escrita profunda e pelas obras grandiosas, escreveu “Claraboia” que não fica atrás das restantes obras!

Sugestão de Maria Salgueiro
30/06/2017

Desde "O Codex 632” e “O sétimo selo”, a obra “A Fórmula de Deus”, de José Rodrigues dos Santos, retrata uma história entre o mais conhecido debate do mundo: ciência contra a religião.

Sugestão de Tiago Brito, do 10.º H2
22/06/2017

No livro de Miguel Torga intitulado “A criação do Mundo”, podemos observar a vida do autor, por exemplo, por onde esteve (países da Europa/ Brasil).

Sugestão de Marco Estêvão, do 10.º H2
14/06/2017

Aquariofilia é um livro sobre pessoas submersas numa cidade, atiradas de um lado para o outro pelas marés da sua vida, embaladas pela música que as rodeia como água, em busca de respostas e da coragem para a enfrentar.

Sugestão de Rita Lage, do 12.º LR
08/06/2017

O livro Obra Poética, de José Carlos Ary dos Santos, é uma compilação, num só volume, de todos os poemas que o escritor publicou. Deste modo, com a leitura de apenas este livro, ficamos a conhecer todos os sucessos deste grande escritor.

Sugestão de Beatriz Oliveira e Laura Botelho
23/05/2017

"Não se encontra o que se procura" é um livro onde Miguel Sousa Tavares transporta os seus leitores ao seu mundo mediterrâneo, ao sul de Portugal, à Croácia, a Roma, à Sicília, ao Brasil e aos lugares da História por onde passaram figuras gigantes...

Sugestão de Mónica Fonseca
12/05/2017

O livro Obra Poética, de José Carlos Ary dos Santos, é uma compilação, num só volume, de todos os poemas que o escritor publicou. Deste modo, com a leitura de apenas este livro, ficamos a conhecer todos os sucessos deste grande escritor.

Sugestão das alunas Beatriz Oliveira e Laura Botelho
24/04/2017

A obra de David Mourão-Ferreira, intitulada “O Corpo Iluminado”, retrata uma paixão iminente entre dois sujeitos, onde o homem sobrevaloriza a mulher amada.

Sugestão de Inês Moreira e Hugo Martins, do 10.º H2
19/04/2017

“Livro do Português Errante”, de Manuel Alegre, é uma obra poética repleta de introspeções relacionadas com as vivências políticas e pessoais do autor.

Sugestão de Sara Cardoso
07/04/2017

Quando pensamos num romance, imaginamos uma história: para uns, com um grande final feliz; para outros, um aborrecimento total. Alerto, desde já, para esquecerem todos os dogmas de que ouviram falar.

Sugestão de Inês Macedo Patrão
21/03/2017

O livro ‘’Navegações’,’ de Sophia de Mello Breyner Anderson, escritora de renome, transporta o leitor para um novo universo muito semelhante ao representado em ‘‘Os Lusíadas’’ onde tudo a respeito dos descobrimentos é descrito de forma diferente.

Sugestão de Daniela Sofia Cunha
08/02/2017

“A filha do Capitão” é um romance histórico da autoria do jornalista José Rodrigues dos Santos que nos remete para a época da trágica participação portuguesa na 1ª guerra mundial.

Sugestão de Francisca Rocha
31/01/2017

Lesley Pearse, uma das escritoras preferidas do público português, usa a própria vida como fonte de inspiração para as suas obras, onde nos dá a conhecer mais um dos seus romances, “Procuro-te”.

Sugestão de Bruna Coutinho
17/01/2017

Li recentemente o livro “Cidades de Papel”, de John Green. Escolhi ler este livro pelo facto de, anteriormente, já ter assistido ao seu filme e ter gostado da sua história, e, como normalmente os livros são sempre melhores que os filmes, decidi lê-lo.

Sugestão de Carolina Torres
07/12/2016

A obra “O retrato de Dorian Gray”, do escritor Irlandês Oscar Wilde, foi publicado em 1891. O título original é The Picture of Dorian Gray. A obra esteve sempre envolta em polémica pelo seu conteúdo que era considerado indecente.

Sugestão de Beatriz Santos
22/11/2016

“És o Meu Segredo” conta-nos a história das irmãs Madeira, Rute e Filipa, e o seu envolvimento com o ator Tomás Arruda ao longo dos anos.

Sugestão de Andreia Rodrigues
16/11/2016

«Guia para um final feliz» é um livro que nos oferece uma visão sobre sentimentos de perda, depressão e amor, relatando o regresso de Pat Peoples à normalidade depois de ter permanecido numa instituição psiquiátrica.

Sugestão de Ana Sousa
26/10/2016

A obra “Apenas um dia”, da autora Gayle Forman, publicada pela Editorial Presença, é uma narrativa cativante, romântica e extremamente filosófica, transmitindo ao leitor a vontade ininterrupta de ler, assim como de entrar na própria ação.

Sugestão da aluna Ana Rita Silva
06/10/2016

A obra “Mala de Senhora e outras histórias”, da autora Clara Ferreira Alves, publicada pela editora Dom Quixote, é um livro de contos bastante cativante e realista...

Sugestão de Ana Rita Silva
30/09/2016

“A Experiência”, de Ferreira de Castro, é uma obra viciante, que trata sobretudo de temas relacionados com a luta de classes.

Sugestão de Ana Capelo, 10ºH2
14/07/2016

“Pensa num número” é o primeiro “thriller” de mistério de John Verdon que foi publicado em 2010.

Sugestão de Tetiana Turyk, 10.º H2
04/07/2016

Esta obra escrita por Hyeonseo é o que autora chama de o seu “livro de memórias” e fez um enorme furor pelo mundo todo por ser um tanto ao quanto inédito.

Sugestão de Constança Santos, 10º H2
13/06/2016

Seguindo os manuscritos de um frade franciscano que conta a sua aventura ainda jovem, Umberto Eco proporciona-nos uma agradável experiência de leitura.

Sugestão de Pedro Gonçalves, 10.º H2
31/05/2016

Incorporado nas “Obras Completas de Eça de Queiroz”, “O Mandarim” é uma história que leva os leitores numa viagem moral, onde os coloca a pensar nas suas escolhas e nas respetivas consequências.

Sugestão de Duarte Leite, do 10.º H2
16/05/2016

Em “Gaveta de Papéis”, o autor limita-se inicialmente a abrir uma gaveta e a retirar o seu conteúdo...

Sugestão de Ana Capelo e Inês Pereira, 10.º H2
02/05/2016

Dan Brown oferece-nos um novo “bestseller” ”Anjos e Demónios”, onde nos dá a conhecer alguns dos segredos mais bem guardados da Humanidade.

Sugestão de Carolina Brito, 10.º H2
26/04/2016

Florbela Espanca, uma autora parnasiana e com elevado acento erótico feminino, dá-nos a conhecer a sua primeira obra, o “Livro de Mágoas”.

Sugestão de Bruna Coutinho e Carolina Brito, do 10.º H2
19/04/2016

“Dispersão” é um dos mais fantásticos livros de Mário de Sá-Carneiro. É composto por doze poemas, organizados pelo poeta de forma a evidenciar um itinerário, uma viajem.

Sugestão de Cristiana Rodrigues, do 11.º LR
04/04/2016

Inesperada é, sem dúvida, a palavra que melhor caracteriza a poesia de António Ramos Rosa.

Sugestão de Beatriz Salgueiro, do 11.º PT
07/03/2016

“Anos 70 – poemas dispersos”, de Alexandre O´Neill, é um livro que contém poemas soltos que retratam diversos aspetos da sociedade atual...

Sugestão de Catarina Romariz, 11.º LR
01/03/2016

Nuno Lobo Antunes introduz-nos o seu pequeno mundo, onde, sem medo, nos conta as suas experiências como neuro-oncologista pediátrico, em Nova Iorque.

Sugestão de Catarina Rodrigues, do 10.º H2
22/02/2016

Desde romances a séries juvenis, João Aguiar demonstrou talento na escrita. O seu primeiro romance escrito em 1984, “A Voz dos Deuses”, foi um dos seus romances históricos mais emblemáticos e uma obra que hoje em dia ainda é falada.

Sugestão de Constança Santos, do 10.º H2
12/02/2016

Um livro sobre a investigação de um homicídio pode dar a ideia de mais um policial. No entanto, este livro está escrito de uma forma original e não se baseia só na investigação, mas também nos sentimentos do nosso protagonista.

Sugestão de Pedro Gonçalves
26/01/2016

A obra “O Caso Rembrandt”, de Daniel Silva, é uma narrativa viciante, transmitindo ao leitor a vontade querer saber mais.

Sugestão de Ana Rita Silva, do 10.º H2
18/01/2016

A tetralogia constituída por “A Explicação dos Pássaros”, “Fado Alexandrino”, “Auto dos Danados” e “As Naus” aborda o passado de Portugal, a época dos Descobrimentos e a revolução de 25 de Abril de 1974...

Sugestão de Ana Luísa Capelo
11/01/2016

Neste livro, José Rodrigues do Santos explica a crise económica de uma forma que nenhum meio de comunicação social faz.

Sugestão de Sara Santos, 10.º H2
04/01/2016

Esta obra de Almeida Garrett, autor de “Viagens na Minha Terra”, “Falar Verdade a Mentir”, e de muitas mais, é um clássico do século XIX que tem como fundo a resistência à tomada filipina do poder.

Sugestão de leitura de Andreia Rodrigues
14/12/2015

Tal como “Dentes de Rato”, “ A Memória do Giz”, “Contos Amarantinos” da autora Agustina Bessa-Luís, “Um Cão que Sonha” é a obra que relata um dos mais belos romances.

Sugestão de Bruna Coutinho, do 10.º H2
27/11/2015

O Livro dos Amantes, de José Jorge Letria, é a mais recente obra que tive o gosto de ler. Este livro, como o próprio título indica, retrata as histórias trágicas dos grandes amantes da história...

Sugestão de leitura de Daniela Rocha
09/11/2015

O livro “A Rosa do Adro” foi escrito por Manuel Maria Rodrigues, no século XIX.

Sugestão de Tânia Bernardo
12/10/2015

O livro de David Mourão-Ferreira intitulado “Obra Poética” constitui um exemplar de escrita do autor entre 1948 e 1988.

Sugestão de Rita Pereira e Catarina Romariz
14/09/2015

Neste livro, somos confrontados com uma série de poemas que não contêm uma ligação temática entre si.

Marco Pereira e João Malheiro, do 10.º H2
08/06/2015

Sonetos é a extraordinária compilação de várias obras de Florbela Espanca, estando, por isso, dividida em quatro partes principais, todas elas refletindo os pensamentos e sentimentos mais profundos da poetisa, tais como dor, mágoa, saudade, amor e paixão.

Sugestão de Inês Oliveira e Cristiana Rodrigues, do 10.º H2
01/06/2015

Ambas gostamos bastante da “Antologia Poética” devido à qualidade e à simplicidade da escrita do autor. Este livro, brilhantemente organizado pelo próprio autor, é uma compilação dos poemas que escreveu ao longo da sua vida.

Sugestão de Mariana Grabulho e Daniela Almeida, 10.º H2
20/05/2015

O livro de José Régio é um livro essencialmente sobre lições de moral e do bem e do mal.

Sugestão dos alunos Pedro Reis e Rafael Valente, 10.º H2
06/05/2015

Este livro está relacionado com outra obra de José Luís Peixoto, “Uma Casa na Escuridão”, à qual foram retirados os seus poemas com o objetivo de constituir um livro apenas com os seus desabafos e pensamentos...

Sugestão de Cátia Afonso e Inês Teixeira, 10º H2
29/04/2015

O livro “O Canto e as Armas”, de Manuel Alegre, é composto por várias obras poéticas do autor, sendo assim uma compilação dos livros “Praça da Canção”, “Um Barco para Ítaca”, “Letras” e “Coisa Amar”.

Sugestão de Maria Ribeiro, do 11.º D
13/04/2015

No âmbito do Projeto de Individual de Leitura da disciplina de Literatura Portuguesa, escolhi a antologia poética de Eugénio de Andrade “Poesia e Prosa”.

Sugestão de Mariana Pinho, 11.º D
07/04/2015

“Poesias Completas” é uma compilação póstuma onde se encontram todos os livros de poesia de Alexandre O’Neill, desde “Ampola Miraculosa” a “Dezanove Poemas”, entre tantos outros.

Sugestão de Sofia Teixeira, do 11.º D
19/03/2015

A obra poética de Mário de Sá Carneiro, intitulada “Dispersão”, apresenta-se como um diário, onde o poeta vai reportando os sentimentos antagónicos e, maioritariamente, disfóricos que o sobressaltam, momentos antes da sua morte.

Sugestão de Brígida Malheiro
06/03/2015

O livro “Poesia Reunida”, como o própio nome indica, retrata um conjunto de poemas, de diversas obras do autor, em que ele fala do seu estado de espírito mas que têm um elo de ligação, pois estão dispostas de uma forma coerente e intencionada.

Sugestão de Alcino Madureira e Mariana Barros, 10.º H2
26/02/2015

O livro “Uma carta no Inverno”, de Vasco Graça Moura, contém dezanove sonetos, um dos quais é o tema principal do livro. Este livro foi escrito em 1997, com o qual o autor ganhou um prémio da APE.

Sugestão de Catarina Morais e Catarina Moura, 10.ºH2
13/02/2015

Na antologia poética de Sophia Mello Breyner, a sua poesia revela uma grande fidelidade à realidade do mundo em que vivemos. A escritora mostra uma preocupação de fazer uma ligação constante entre os prazeres da natureza e da realidade humana.

Sugestão de Tatiana Pereira e Tatiana Macedo, do 10.º H2
02/02/2015

O livro escrito por João Tordo, intitulado “Anatomia dos mártires”, é um romance que consiste no relato da vida de um jornalista.

CIC
23/01/2015

De entre todos os livros do autor, escolhi para ler aquele que é considerado a “dissonância” entre estes: o ovacionado “Madrugada Suja”, de Miguel Sousa Tavares.

Sugestão de Daniela Castro, 10.º H2
16/01/2015

O livro Prometo Falhar, de Pedro Chagas Freitas, é um livro que se lê ao sabor da inspiração e das necessidades.

Sugestão de Tatiana Pereira
19/12/2014

This summer, I read “Wuthering Heights”. I didn’t know what to expect from it but somehow I managed to forget everything around me for that period of time and got completely sucked into its world, a world created by Emily Bontë.

Sugestão de Filipa Silva, do 12.º QA
03/12/2014

«O céu existe mesmo», de Todd Burpo e Lynn Vincent, o livro que vendeu mais de dois mil e quinhentos milhares de exemplares vendidos em todo o mundo, retrata a história de um menino que foi ao céu.

Sugestão de Alice Santos, 10ºH1
21/11/2014

Sempre achei que os livros sobre fadas, gnomos, duendes e afins eram livros muito infantis e imaturos, onde o mundo é perfeito, de seguida, acontece algo mau e em duas páginas tudo se resolve.

Sugestão de Telma Roque, do 10.º H2
14/11/2014

“És tal e qual o teu pai/a tua mãe!” Quantas vezes nos deparámos com situações em que nos dizem isto? Muitas. De facto, aquilo que os nossos pais são é-nos transmitido: valores, costumes, caráter, alguns interesses…

Sugestão de Rita Lage, 11.º LR
03/11/2014

Fernando Namora e a sua obra, a “Casa da Malta”, o escritor e a obra são perfeitos para definir aquilo que foi o Neorrealismo em Portugal.

Sugestão de André Pereira, 12.º LR
22/10/2014

Júlio Dinis, um dos maiores escritores do século XIX, conseguiu retratar, com esta obra, «As Pupilas do Senhor Reitor», as vivências da população portuguesa daquela época, de uma forma especialmente cativante e emocionante.

Sugestão de Bárbara Martins, 10.º H2
13/10/2014

A obra retrata a história da preparação de um assalto ao Museu da Gulbenkian por uma quadrilha constituída por Renato, o chefe, Pedro, Flávio, Arnaldo, Adelaide, Silvino e Marlene.

Sugestão de Maria Vilela, 10º H2
06/10/2014

“Aquariofilia” é um livro sobre pessoas submersas numa cidade, atiradas de um lado para o outro pelas marés da sua vida, embaladas pela música que as rodeia como água, em busca de respostas e da coragem para a enfrentar.

Sugestão de Rita Lage, do 12.º LR
25/09/2014

“Uma Encomenda Irrecusável” conta a história de um escritor habituado a uma vida mundana, e, entre amores e desamores, encontra a sua alma gémea numa mulher demasiado religiosa e conservadora que é herdeira de uma família abastada.

Sugestão de Eliana Pereira, 12º LR
16/09/2014

“Auto dos Danados” é um livro de António Lobo Antunes que retrata a vida dramática de uma família da burguesia repleta de conflitos.

Sugestão de Ana Santos, 10º H2
04/09/2014

O livro retrata uma viagem de cinco semanas na qual as duas personagens principais desenvolvem a sua relação nas paisagens do deserto do Sahara, depois de muitos contratempos.

Sugestão de Sofia Teixeira 10ºH2
31/07/2014

José Saramago é um autor que tem uma minuciosa e particular maneira de narrar e descrever - O que faz com que os livros dele sejam tão apreciados e que o autor seja de um grande prestígio dentro dos autores português.

Sugestão de Mariana Monteiro, do 10.º H2
07/07/2014

Recomendo esta obra porque diz respeito a todas as pessoas, fala do problema do petróleo, aquecimento global e de problemas relacionados com a terceira idade.

Sugestão de Ricardo Campos, do 10.º H2
30/05/2014

O romance rebelde “Nua e Crua” retrata a história de vida dura e difícil duma mulher sofrida desde a infância sem a educação devida.

Sugestão de Juliana Castro, 10.º H2
19/05/2014

Sophia de Mello Breyner Andresen foi a primeira poetisa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões em 1999 e, devido a ser uma grande poetisa, tem um prémio de poesia com o seu nome.

Sugestão de Fátima Silva e Daniela Cardoso,10.º H2
07/05/2014

O livro “Poesia e Prosa”, de Eugénio de Andrade, publicado em 1945, mostra os mais belos poemas e textos escritos pelo mesmo.

Sugestão de Sofia Henriques e Ana Oliveira
23/04/2014

De entre todas as obras de escritores portugueses que tenho lá em casa, Eça de Queirós foi o que mais me interessou por já ter ouvido dizer que era um grande desafio ler os livros deste autor.

Sugestão de Mariana Pinho, 10.º H2
27/03/2014

O livro descreve, dito por muitos, como o melhor sentimento que alguém pode sentir – o amor.

Sugestão de Sofia Teixeira e Diana Pinto
21/03/2014

A obra "Doze Naus", de Manuel Alegre, é constituída por vários poemas, a maior parte deles relacionados com o mar e com a escrita, destacando-se dois deles: " Surf " e " Meu Pai em Mim".

Sugestão de Sofia Magalhães e Sofia Costa, 10º H2
24/02/2014

Da obra “Poesias Completas”, do poeta surrealista Alexandre O’Neill, destacamos dois poemas: “Há palavras que nos beijam” e “Amigo”.

CIC
05/02/2014

Este livro é uma antologia organizada por António Gedeão, uma seleção de poemas também inseridos em outras obras publicadas pelo autor.

Sugestão Juliana Castro e Inês Ribeiro, 10.º H2
24/01/2014

Poesia. “Não posso ler poesia, que me excita demasiado.” Dizia Sophia de Mello Breyner Andresen. Mas por que razão gostam as pessoas tanto de poesia? Este livro pode muito bem responder a esta questão.

Sugestão de Márcio Castro e Márcia Gouveia, 10.º H2
15/01/2014

Com poucas subtilezas, Mário Cesariny conseguiu, num único livro, remodelar todo o conceito de Fernando Pessoa até então conhecido.

Sugestão de Ana Santos e Bárbara Martins, 10.º H2
08/01/2014

A verdade é que não tencionava de forma alguma ler um livro de alguém que afirma que ‘’escrever um livro é tão simples como escrever uma mensagem de telemóvel’’.

Sugestão de Cláudia Carvalho,10.º H2
17/12/2013

Desconhecia esta autora, não sabendo que tipo de livros e como escrevia; portanto, não fazia ideia do que me esperava… O certo é que fiquei encantada e extremamente ligada ao seu tipo de escrita.

Sugestão de Daniela Cerqueira, 10.º H1
09/12/2013

Bernardo Santareno sempre nos ofereceu obras fantásticas, com um grande encadeamento lógico, e sempre muito fortes. Assim foi também com “A promessa”.

Sugestão de Tiago Filipe Moura, 11.º QA
25/11/2013

O livro “A Conspiração”, cujo título desde logo seduz e nos apela à sua leitura, é o terceiro livro de Dan Brown, um escritor que apruma cada livro que edita com a sua escrita envolvente e contagiante.

Sugestão de Alexandra Domingues, 10ºH1
02/10/2013

“Contos”, de Eça de Queirós, é uma obra constituída por doze contos dos mais diversos temas, desde o amor não correspondido ou impossível até às relações entre os humanos e os bens materiais, sem deixar de mencionar a lealdade e a fidelidade.

Sugestão de Rita Azeredo, do 11.º LR
16/07/2013

“Olhos Verdes” é uma história sobre pessoas e sobre as suas complexidades.

Sugestão de Eliana Pereira, 11.º LR
02/07/2013

Mais uma vez irei escrever sobre o enigmático José Saramago, ou melhor, sobre o seu livro de poesia “ Provavelmente Alegria”.

Ana Mafalda Lopes, 12.º LR
17/05/2013

Mário de Carvalho é um escritor conhecido pela sua versatilidade e originalidade, sendo que não se insere em nenhuma corrente literária concreta.

Sugestão de André Pereira, 11.º LR
09/05/2013

“Pedro, lembrando Inês”, de Nuno Júdice, é uma obra que reúne 32 poemas, cujas temáticas circulam à volta do amor.

Sugestão de leitura de Joana Lopes, 12.º LRJ1
03/05/2013

Jorge de Sena revela neste premiado “Sinais de Fogo” um relato histórico pormenorizado e, sobretudo, uma extraordinária expressão das mais variadas inquietações do coração de um homem.

Sugestão de Catarina Silva, 11ºLR
26/04/2013

A primeira afirmação que posso fazer, acerca desta obra, é a que possui um carisma único já que, com cada história que conta, pretende acordar o espírito crítico do leitor, fazendo-nos refletir sobre os líderes que nos governam e até sobre aqueles mais pr

Sugestão de Pedro Narciso,12º LR
16/04/2013

Gudlaugur Egilsson é o porteiro de um hotel em Reiquejavique. Ninguém parece conhecê-lo, e todos apenas têm em conta que é uma pessoa bastante simpática, cordial e que nunca arranja problemas.

Sugestão de leitura de Maria Santos, 11º QA
04/04/2013

O “Auto da Barca do Purgatório”, de Gil Vicente, foi a minha mais recente experiência literária. Trata-se de uma obra que nos faz refletir nas nossas ações na Terra...

Sugestão de Eliana Pereira, 11.º LR
18/03/2013

Poucos são os que não se lembram do furor que o filme “O Crime do Padre Amaro” causou em 2006...

Sugestão de Inês Pereira, 12.º LR
05/03/2013

O livro retrata a história de uma mulher, Vianne Rocher, e a sua filha, Anouk Rocher, que, depois de várias viagens, decidem instalar-se numa pequena aldeia de França...

Sugestão de Ana Teixeira, 11º CG
28/02/2013

A primeira afirmação que posso fazer, acerca desta obra, é a que possui um carisma único já que, com cada história que conta, pretende acordar o espírito crítico do leitor...

Sugestão de Pedro Narciso, 12.º LR
20/02/2013

Nascido com uma focomelia (anomalia que impede a formação normal dos braços e pernas), Nicholas Vujicic viu-se como alguém diferente, incapaz de realizar coisas que os humanos “normais”...

Sugestão de leitura de Bruno Novo, 11.º CG
31/01/2013

Calisto Elói, homem bastante erudito e conservador, vivia em Caçarelhos, com a sua mulher, Teodora Figueiroa. A leitura de bastantes autores clássicos tornou-o de tal modo moralista, conservador e contra a corrupção, que foi eleito deputado pelo círculo d

Sugestão de leitura de Rui Assunção, 10.º S2
07/01/2013

Mais um livro de José Rodrigues dos Santos caracterizado por uma aventura que se mantém estritamente relacionada com o romance.

Sugestão de leitura de André Pereira, do 11.º LR
12/12/2012

“Manhã Submersa”, de Vergílio Ferreira é um romance triste e cruel que retrata a vida de vários seminaristas vindos de famílias pobres e medianas que foram “obrigados” a ir para o Seminário do Fundão.

Sugestão de leitura de Rita Azeredo, do 11.º LR
04/12/2012

Um pintor, Basil Hallward, retratou um amigo seu, Dorian Gray, num belíssimo quadro e ofereceu-lho. Espantado com a sua própria beleza e entristecido por esta ser tão efémera, tenta fazer um acordo...

Sugestão de leitura de Renata Monteiro, 10º S2
21/11/2012

Albano Martins leva-nos a viajar no pensamento através do livro «Frágeis são as palavras». Este é reconhecido pela junção de vários textos redigidos pelo autor ao longo dos anos, visto que se trata de uma antologia pessoal.

Sugestão de leitura de Rita Lage, do 11.º LR
15/11/2012

É uma obra acessível, cativante, envolvente e irreverente, porque utiliza uma linguagem rica e variada que nos faz visualizar o que estamos a ler.

Sugestão de leitura de Maria Ribeiro, 11º CG
08/11/2012

“A Cidade dos Deuses Selvagens”, de Isabel Allende, é uma obra de carácter juvenil, repleta de aventura, magia e fantasia, capaz de captar, logo nas primeiras páginas, o interesse de qualquer jovem leitor.

Sugestão de Guilherme Pinto, 11.º QA
23/10/2012

O que deveria ser um fim de semana bem passado entre pai e os seus três filhos, transformou-se num grande pesadelo e tragédia que perdurou durante anos.

Sugestão de leitura de José Rodrigues, 11.º CG
16/10/2012

Agustina Bessa Luís leva-nos a viajar no tempo e no pensamento através do livro “A Sibila”. Este é reconhecido no mundo da literatura, dado a sua beleza e riqueza linguística.

Sugestão de leitura de Mafalda Lopes, 11.º LR
02/10/2012

Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram em branco...

Sugestão de leitura de João Campos
23/07/2012

Em “Nenhum Olhar”, José Luís Peixoto, vencedor do Prémio José Saramago em 2001, apresenta-nos uma terra diferente, única, e especial…

Sugestão de leitura de Inês Pereira, 11.º LR
05/06/2012

Agustina Bessa Luís leva-nos a viajar no tempo e no pensamento através do livro “A Sibila”. Este é reconhecido no mundo da literatura, dado a sua beleza e riqueza linguística.

Sugestão de leitura de Mafalda Lopes, do 11.º LR
21/05/2012

Obra Completa II, de Miguel Torga, é a segunda parte da sua antologia de poemas.

Sugestão de leitura de Pedro Morais, 12.º LR
07/05/2012

O livro que preencheu o meu tempo de leitura foi “A Noite”, de José Saramago, da editora Caminho. O que esperar de José Saramago, deste mágico de palavras? Tudo.

Sugestão de leitura de Ana Mafalda Lopes
30/04/2012

«Só de Amor», de Maria Teresa Horta, foi o livro no qual embarquei, viajando no mar doce dos sentimentos, do amor e da paixão.

Sugestão de leitura de Mafalda Lopes, do 11.º LR
23/04/2012

É importante conhecer a obra dramática de Miguel Torga, com destaque para a “Terra Firme”, a farsa em três atos que nos remete a um passado muito distante…

Sugestão de leitura de Catarina Reis, do 11.º LR
16/04/2012

«Sinto Muito» é um livro composto pelas memórias de Nuno Lobo Antunes, pediatra português de grande reputação.

Sugestão de leitura de Pedro Viana, 12º LRJ1
15/03/2012

Um infortúnio na carreira do lisboeta Joel Strosse Neves é o ponto de partida deste romance de Mário de Carvalho, um dos mais importantes e infelizmente desvalorizados escritores contemporâneos portugueses.

Sugestão de José Ribeiro, 12.º LRJ1
01/03/2012

In Nomine Dei é uma peça de teatro na qual José Saramago retrata a cruel intolerância humana, nomeadamente no que diz respeito à religião.

Sugestão de leitura de Sabine Rocha, 11.º LR
16/02/2012

“Arame Farpado” é o mais recente livro de Nuno Gomes Garcia cuja edição é referente ao ano de 2011, pela editora Edi9.

Sugestão de leitura de Rita Junot
01/02/2012

Camilo Castelo Branco, escritor e romancista português, tem como uma das suas principais obras “Casamento à Força”.

Sugestão de leitura de Catarina Teixeira, 11.º LRJ1
18/01/2012

Este livro conta a história do assassinato do Major Dantas Castro, evadido de Elvas, onde estava prisioneiro por associação a organizações antissalazaristas no período de ouro da Ditadura, corria o ano de 1960.

Sugestão de João Campos, do 12.º LRJ1
16/12/2011

O Eremita do Chiado, de Agustina Bessa-Luís, é, na sua maior parte, um louvor a um dos génios talvez mais incompreendidos da nossa ocidental praia Lusitana, Almeida Garrett.

Sugestão de leitura de José Ribeiro (11º LRJ1)
02/12/2011

A obra “Eu Amo Você” tem como autor Nilton, um autor pouco conhecido junto do grande público, talvez isto seja o resultado de ser um autor recente e humorístico.

Sugestão de Mário A.Barbosa do 10.º H3
16/11/2011

Este livro de contos foi distribuído em exclusivo com a revista “Sábado” em 2007, e é, segundo o que pude apurar, bastante diferente da restante obra de José Luís Peixoto...

Sugestão de João Campos, 11.º LRJ1
04/11/2011

Um cientista é assassinado na Antárctida e a Interpol contacta Tomás Noronha para decifrar um enigma com mais de mil anos, um segredo bíblico que o criminoso rabiscou numa folha e deixou ao lado do cadáver: 666...

Sugestão de leitura de Rita Junot
17/10/2011

Jornalista e escritora portuguesa, Inês Pedrosa apresenta-nos o seu primeiro livro de contos. Composto por doze contos escritos entre 1993 e 2002, retrata-nos histórias do quotidiano, de encontros e desencontros, de amor e de ciúme, de solidão e de amiz

Sugestão de leitura de Catarina Leal Teixeira
16/09/2011

Desde que éramos pequenos até à actualidade, foi incutido em todos nós o gosto pela leitura, o gosto por um mundo visto pelos olhos de várias pessoas: sensíveis, corajosas, românticas, lamechas ou até mesmo loucas.

Sugestão de leitura de Ricardo Guedes
05/07/2011

O livro em questão faz parte da obra literária de Vicente Ferreira da Silva, um escritor dos séculos XX e XXI. A poesia de Vicente Ferreira, tal como se percebe desde logo no título, é uma mistura de pensamento com poesia, o que contraria a tão famosa po

Sugestão de leitura de Filipe Santos, 12.º LR
01/06/2011

“Constantino – guardador de vacas e de sonhos” é, acima de tudo e como confessa o próprio autor, «obra de pura devoção», devoção pelos humildes, que transborda de todas as suas obras.

Sugestão de leitura de Joana Couto, 11.º LRJ1
17/05/2011

Considerada uma das melhoras obras de Camilo Castelo Branco e um clássico indiscutível da literatura portuguesa, retrata uma história passada numa aldeia do Minho, retrata a vida social e familiar de seu tempo.

Sugestão de leitura de Catarina Teixeira
02/05/2011

“O Bom Inverno” é uma das mais recentes obras de João Tordo cuja edição é referente ao ano de 2010, pela editora Dom Quixote.

Sugestão de leitura de Rita Junot, 11º LRJ1
13/04/2011

O Auto da Índia (1509), de Gil Vicente, foi apresentado em Almada perante a rainha D. Leonor. É uma farsa, cujo tema principal é o adultério, praticado na primeira década do século XVI...

Sugestão de leitura de Joana Lopes, 11.º LRJ1
15/03/2011

“Poetas portugueses? Ora bem… Camões, Fernando Pessoa, e acho que só conheço estes”. Quantas vezes não ouvimos já isto? Muitas, não é verdade?...

Sugestão de leitura de Bruno Costa, do 12.º LR
04/03/2011

“O Paraíso” é uma das obras do modo narrativo de Miguel Torga cuja edição (2.ª) é referente ao ano de 1977, pela editora Publicações Dom Quixote.

Sugestão de leitura de Rita Junot
15/02/2011

Aqui está uma fantástica dramatização do célebre Bernardo Santareno. Esta obra é mais uma das suas insubstituíveis repreensões feitas à sociedade.

Sugestão de leitura de Joana Couto
11/02/2011

Desde o século XVII, um tesouro muito importante, sob a forma de enigma, passou de geração em geração, pela linhagem feminina, até que Will o recebe da mãe...

Sugestão de leitura de Vanessa Silva
02/02/2011

«Sinais de Fogo», publicada em 1979 postumamente, é uma grande obra da autoria de Jorge de Sena (1919-1978), escritor português.

Sugestão de leitura de Joana Lopes
25/01/2011

José Gomes Ferreira, escritor e poeta português, já falecido, tem como principal obra infantil/juvenil “Aventuras de João Sem Medo”.

Sugestão de leitura de Catarina Teixeira
10/01/2011

“No teu deserto” é uma das mais recentes obras de Miguel Sousa Tavares cuja edição é referente ao ano de 2009, pela editora Oficina do Livro.

Sugestão de leitura de Rita Junot
04/01/2011

Fúria Divina, este é o nome de impacto que José Rodrigues dos Santos utilizou para um livro cheio de emoções, que gira à volta do conflito entre as religiões.

Sugestão de Alexandre Sá da Rocha
15/12/2010

Ao início foi difícil interessar-me pelo livro. Parecia-me um pouco vazio, repleto de descrição.

Sugestão de leitura de Mónica Leite
02/12/2010

«Mar Novo» é mais uma antologia de Sophia de Mello Breyner Andresen cuja primeira edição é referente ao ano de 1958, pela editorial Guimarães Editores.

Sugestão de leitura de Rita Junot
26/11/2010

O livro em questão faz parte da vasta obra literária de José Saramago, grande escritor do século XX e XXI (1922-2010), e elabora uma critica à sociedade e à humanidade.

Sugestão de leitura do Filipe
15/11/2010

A vida num sopro é alvo de críticas bastante positivas por todo o mundo, centrando-se no romance de Luís e Amélia. Estes dois portugueses apaixonaram-se quando eram adolescentes, em Bragança, e daí nasceu um grande amor. No entanto, mais tarde, foram sepa

Sugestão de leitura de Vanessa Silva
09/11/2010

Baldios é uma obra com a qual nos relacionamos bastante bem e que inclui visões e ideais com os quais podemos concordar.

Sugestão de leitura de José Ribeiro, n.º 10606
02/11/2010

Maria, a personagem principal deste livro, tinha vivido uma adolescência muito frustrada, no Nordeste do Brasil. Tendo economizado toda a sua vida, finalmente consegue realizar o seu sonho: ir para o Rio de Janeiro...

Sugestão de leitura de Vanessa Silva
11/10/2010

«Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente» é uma grande obra de uma figura, também ela, emblemática da nossa história literária, Natália Correia. Tal como o próprio título indica, este livro retrata a vida de um dos maiores expoentes da nossa história, o româ

Sugestão de leitura de Telmo Martins, n.º 10298
27/09/2010

A Fórmula de Deus, do autor José Rodrigues dos Santos, conta a história de Tomás Noronha, que tinha uma vida pacata, mas, no momento em que foi abordado por uma iraniana na porta de um museu no Cairo, sua vida mudou completamente.

Sugestão de Alexandre Sá da Rocha, n.º 9393
15/09/2010

O livro A Estrela de Gonçalo Enes é da autoria de Rosa Lobato de Faria, uma conceituadíssima artista portuguesa.

Sugestão de leitura de Telmo Martins
02/08/2010

«Os Incuráveis» é um romance escrito por Agustina Bessa-Luís, romancista do século XX, tendo sido publicado em 1956.

Sugestão de leitura de Pedro Maia
20/07/2010

O livro em questão faz parte da vasta obra literária de Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, grande escritor do século XX (1907-1995). Terra Firme é uma peça de teatro que se encontra inserida na obra completa de «Teatro», de Miguel Torga.

Sugestão de leitura de Filipe Santos
05/07/2010

A obra «O Manual dos Inquisidores», de António Lobo Antunes, um dos escritores nacionais contemporâneos mais conceituados, constitui um elemento notável e importantíssimo na história da Literatura Portuguesa, sendo, à semelhança de muitas outras da mesma

Sugestão de leitura de Paulo Teixeira
28/06/2010

Nunca deixando de lado toda a sua ironia e mordacidade, o nobel José Saramago, expoente máximo da literatura portuguesa, mais uma vez nos permite vivenciar experiências únicas (sempre reveladoras da sua forma de estar) com As Intermitências da Morte.

Sugestão de leitura de Ricardo Martins Maia.
21/06/2010

Alma dos Ricos é um dos muitos romances de Agustina Bessa-Luís, inserindo-se numa trilogia composta por: Jóia de Família (2001), Alma dos Ricos (2002) e por Espaços em Branco (2003)

Sugestão de leitura de Pedro Morais, n.º 10106
14/06/2010

O Mandarim faz parte da vasta obra literária de Eça de Queirós, grande escritor do século XIX (1845-1900). Efectivamente, esta obra, uma obra fantasista, é escrita inicialmente para o «Diário de Portugal».

Sugestão de leitura de Filipe Santos, n.º 10100
31/05/2010

Rio das Flores é o segundo romance de Miguel Sousa Tavares, lançado em 2007, cuja editora é “Oficina do Livro”.

Sugestão de leitura de Pedro Morais
18/05/2010

Auto da Índia é uma curta peça de teatro do tempo dos Descobrimentos. É sobre uma mulher, a Ama, que trai o marido com dois amantes (Castelhano e Lemos), enquanto este está na Índia.

Sugestão de leitura de Vanessa Silva, n.º 10086, do 11.º LR
10/05/2010

O Prenúncio das Águas é um romance escrito por Rosa Lobato de Faria, poetisa e romancista do século XX, tendo publicado este livro em 1999.

Sugestão de leitura de Pedro Maia, n.º 10083, do 11.º LR
03/05/2010

O Departamento Curricular de Línguas Românicas do Núcleo do Ensino Secundário assinala o Dia Mundial do Livro mediante cartaz e o “Top 10” dos livros (mais) lidos pelos discentes

Departamento Curricular de Línguas Românicas
23/04/2010

Florbela Espanca, poetisa de excessos e grande figura feminina das primeiras décadas da literatura portuguesa do século XX, destacou-se, sobretudo, pela sua obra poética.

Sugestão de leitura de Catarina Santos, n.º 7011, do 12.º LRJ 1
12/04/2010

Rosa Lobato de Faria, poetisa, romancista e actriz, escreveu um romance simultaneamente sublime e fantástico, As Esquinas do Tempo.

Catarina Santos do 12.º LRJ1
29/03/2010

«Eurico, o Presbítero» conta a triste história de amor de Eurico e Hermengarda, passada no início do século VIII, na Espanha visigoda.

Joana Genésio
23/03/2010

Pela Estrada Fora, da autoria de Jack Kerouac, consagrou-se como uma obra de renome internacional.


15/03/2010

A acção deste livro centra-se num tema contemporâneo muito delicado e, ao mesmo tempo, cativante, o Fundamentalismo Islâmico e a ameaça permanente que este movimento representa.

Ana Rita Martins de Sousa
08/03/2010

Este é um livro escrito por Eugénio de Andrade, poeta e escritor português, pseudónimo de José Fontinhas, e que viveu entre 1923 e 2005.


01/03/2010


18/02/2010


12/02/2010


29/01/2010

«Tira Melhores Notas» é uma obra de apoio a todos os alunos, publicada pela Porto Editora,  da autoria do professor António Merim, docente de Físico-Química do CIC.

CIC
26/01/2010


22/01/2010


15/01/2010


04/01/2010


16/11/2009


09/11/2009


27/07/2009


19/07/2009


29/06/2009


15/06/2009


01/06/2009


25/05/2009


18/05/2009


11/05/2009


04/05/2009


27/04/2009


13/04/2009

No âmbito do dia do Livro Português, o Departamento de Línguas Românicas do Ensino Secundário promove a divulgação de dez livros de autores portugueses de reconhecido mérito literário, no sentido de sensibilizar toda a Comunidade Educativa para a relevânc

Departamento de Línguas Românicas (Secundário)
31/03/2009


30/03/2009


05/01/2009


22/09/2008


08/09/2008


21/07/2008


08/07/2008


30/06/2008


25/06/2008


16/06/2008


09/06/2008


27/05/2008


12/05/2008


21/04/2008


18/04/2008


07/04/2008


24/03/2008


19/10/2007

Uma vida de JESUS


12/12/2006


18/10/2006


04/09/2006

CIC
24/02/2006

CIC
17/02/2006