Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
MARKETING E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Engloba formações que preparam para o exercício de profissões relacionadas com a gestão de relacionamento com o cliente, com a definição de estratégias de marketing, com a operacionalização das políticas de gestão de marketing mix, com a elaboração de estudos de mercado, bem como com as áreas de monitorização de resultados, o marketing online e offline, a administração e funcionamento das organizações, incluindo dimensões como finanças, contabilidade, gestão, secretariado e promoção comercial.
PLANO DE ESTUDOS (+ info)
ComponentesFormação
Cidadania e Desenvolvimento d)
10º Ano
11º Ano
12º Ano
Ciclo
GERAL
3
102
4
136
340
2
68
170
238
Subtotal
12
408
9
306
6
204
918
CIENTÍFICA
Matemática A
5
476
Economia A
Geografia A
Economia C
15
510
8
272
1190
TECNOLÓGICA
Fundamentos de Marketing
Introdução à Contabilidade
Sistemas e Tecnologias de Informação
Comunicação Audiovisual
Marketing Estratégico e Operacional
Análise Económica e Financeira
Marketing na Web
Ética Profissional
1
34
7
612
TOTAL
30
1020
29
986
21
714
2720
Educação Moral e Religiosa e)
a) Carga Horária Semanal (aulas de 60 minutos); b) Total Anual (em horas) para 34 semanas; c) Total do Ciclo (em horas); d) Componente desenvolvida com o contributo das disciplinas das componentes de formação; e) Disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa.
Português
Inglês
Filosofia
Educação Física
Matemática A e)
Matemática B e)
442
Geografia A f)
Subtotal (min.)
782
Subtotal (máx.)
10
Publicidade e Técnicas de Marketing
Gestão de Custos e Orçamentos g)
Administração Estratégica
Projeto Tecnológico
952
Formação em Contexto de Trabalho
400
TOTAL (min.)
19
646
3052
TOTAL (máx.)
31
1054
3188
Educação Moral e Religiosa h)
a) Carga Horária Semanal (aulas de 60 minutos);b) Total Anual (em horas) para 34 semanas; c) Total do Ciclo (em horas); d) Componente desenvolvida com o contributo das disciplinas das componentes de formação; e) No 11º ano, o aluno opta por Matemática A ou por Matemática B, considerando-se, em ambos os casos e para efeitos de conclusão como disciplina trienal, terminando em Matemática A ou Matemática B, conforme a opção no 11º ano; f) No 11º ano, o aluno opta pela realização ou não desta disciplina; g) No caso da opção de realização da disciplina indicada em f), realiza esta disciplina da formação tecnológica no 12º ano; h) Disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa.
PERFIL DO TÉCNICO (+ info)
No final do curso, o aluno deve ser capaz de:
SAÍDAS PROFISSIONAIS (+ info)
No final do curso, e concluído o respetivo estágio profissional, o aluno receberá um Diploma de Nível IV, para exercer funções cometidas a quadros intermédios, como:
Acesso Ensino Superior
No final do curso, o aluno receberá um diploma de fim de estudos secundários que lhe permitirá o acesso ao ensino superior, de acordo com a lei em vigor.
LABORATÓRIOS (+ INFO)
ATIVIDADES REALIZADAS PELO CURSO (+ INFO)
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
No desafio deste mês, gostaríamos de apresentar três projetos de criação de pequenas empresas, desenvolvidos pela turma do curso de Marketing e Estratégia Empresarial, do décimo primeiro ano. Os alunos formaram três equipas e participaram no projeto “A Empresa”, da “Junior Achievement Portugal”. Este programa desafia os discentes do Ensino Secundário a criar e a gerir uma miniempresa, durante um ano letivo, e em contexto sala de aula.
As professoras responsáveis,Alice ViveirosOlívia Magalhães29/06/2021
ATIVIDADES DIVERSAS
No dia 7 de março de 2024, o Colégio Internato dos Carvalhos foi transformado num centro de inovação e criatividade com a apresentação e mostra dos produtos e serviços inovadores, criados pelos alunos do 11.º ano dos cursos de Línguas e Relações Empresarias, de Informática de Gestão e de Marketing e Estratégia Empresarial.
Miriam Nicole, do 12.º ME22/03/2024
No dia 2 de março de 2023, realizou-se a primeira “Junior Market” – CIC e contou com a participação de 90 alunos e 6 entidades parceiras do nosso Colégio.
Alexandra Noites, do 12.º CGM214/03/2023
Nos dias 20 e 21 de junho, o Professor Filipe Camarinha esteve em Alicante, para uma formação promovida pela European Union Intellectual Property Office (EUIPO), onde estiveram presentes 35 profissionais de educação, de 17 países europeus.
Prof. Filipe Camarinha28/06/2022
Esta apresentação decorreu no passado dia 9 de fevereiro, no Colégio Internato Claret, e teve como destinatários professores do projeto “ERASMUS+ Big Worlds of Small Entrepreneurs”. O “feedback” foi bastante positivo! Projetos que se projetam!
Pelos professores responsáveis,Filipe Camarinha e Maria José Fontes14/02/2022
O CIC foi premiado com o segundo lugar no “Digital Innovation Challenge MetLife 2021”. Entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro, os alunos do 11.º ano do curso de “Marketing” e Estratégia Empresarial aceitaram o desafio da “Junior Achievement” Portugal e da “MetLife” para participarem no “Digital Innovation Challenge MetLife 2021”.
Carolina Mendes, 11.º CGM208/10/2021
No dia 11 de junho, no âmbito da disciplina de Comunicação Relações, Públicas e “Marketing”, a turma LR do 11.º ano teve a oportunidade de assistir a uma aula “online” diretamente de Itália, promovida pela professora da disciplina, Dra. Maria José Fontes.
Bárbara Pinto, do 11.º LR05/07/2021
Ultrapassando todas as eliminatórias, a equipa “Reborn”, do 11.º ano do curso de Marketing e Estratégia Empresarial, chegou à Competição Nacional do projeto “A Empresa” da “Junior Achievement Portugal”. Os alunos Bárbara Santos, Beatriz Moreira, Catarina Alves, Joana Grancho e Luís Portela elevaram e levaram o nome do Colégio até à final nacional, tentando conseguir o lugar que os conduziria à Competição Internacional – “JA Company of the Year Competition”, em julho de 2021.
Pelos professores Filipe Camarinha e Maria José Fontes18/06/2021
Na passada sexta-feira, dia 9 de abril, a aluna Rita Santos, do 12.º ano do curso de “Marketing” e Estratégia Empresarial, realizou, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional), um evento digital direcionado a toda a Comunidade Educativa, mas principalmente aos alunos da área de economia do Colégio.
Rita Fernandes dos Santos, do 12.º CGM214/04/2021
O projeto é promovido pela “Junior Achievement Portugal” e consiste numa experiência de um dia em que os alunos do Ensino Secundário acompanham voluntários no seu ambiente de trabalho e participam nas suas atividades diárias. Este ano, o projeto foi adaptado ao digital, permitindo que os alunos possam continuar a ter contacto com a profissão que mais lhes interessa.
Catarina Pereira, do 11.º IGM219/03/2021
No âmbito do programa “A Empresa”, promovido pela “Junior Achievement” Portugal, e dinamizado nos cursos de economia no nosso Colégio, estiveram em formação seis pais, que vão acompanhar as turmas no desenvolvimento dos projetos.
Prof. Filipe Camarinha08/11/2019
Os professores que promovem o programa “A Empresa” lançaram o desafio à APCIC, para que alguns pais pudessem acompanhar os grupos inscritos na atividade (do 11.º ano, da área de economia), assumindo o papel de mentores. Foram seis os pais que aceitaram o desafio e se disponibilizaram para estar lado a lado com professores e alunos neste desafio.
“Marketing” é comunicação e comunicação é uma troca de experiências e sentimentos.
Pelas alunas Marta Lopes e Rita Santos, do 11.º CGM204/11/2019
No âmbito da Prova de Aptidão Tecnológica, a aluna Sofia Almeida, do Curso de “Marketing” e Estratégia Empresarial, organizou um concurso de dança intitulado “E tu, danças?”.
CIC24/05/2019
Os alunos do Curso de “Marketing” e Estratégia Empresarial, para a realização do seu projeto da ExpoCIC, estabeleceram contacto com a empresa FCC – Escola do Gelado, que gentilmente lhes cedeu um carrinho de venda gelados.
Prof. Filipe Camarinha10/04/2019
O CIC está a dinamizar o programa de empreendedorismo da “Junior Achievement” Portugal com os alunos do 11.º ano da área de economia, pelo quinto ano consecutivo.
Dr. Filipe Camarinha12/12/2018
No dia 28 de fevereiro, o CIC esteve presente com 4 equipas do curso de Marketing e Estratégia Empresarial na grande final do IPAM Junior Business Challenge, tendo conseguido o 1º e o 2º lugar...
Prof. Américo Santos10/03/2014
Os alunos do 12º ano dos cursos de ciências empresariais do Colégio Internato dos Carvalhos fizeram, no âmbito de uma aula de marketing no El Corte Inglés Gaia-Porto, dada pelo especialista Pedro Barbosa...
Maria José Vidal08/03/2013
Felicitamos todas as mulheres que lutam todos os dias pelos seus direitos, com um especial “XI” CORAÇÃO MUITO GRANDE para todas as MULHERES do CIC.
Curso de Marketing e Estratégia Empresarial08/03/2011
A 8 de Março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve. Ocuparam a fábrica reivindicando a redução de um horário de mais de 16 para 10 horas por dia e a equiparação de salários com os homens.
Curso de Marketing e Estratégia Empresarial08/03/2010
CONCURSOS
O Programa "A Empresa" é um programa educativo que incentiva os alunos a desenvolverem competências essenciais no mundo empresarial. Os participantes percorrem todas as fases da criação de um negócio, desde a conceção da ideia até à apresentação final do projeto. Este percurso envolve não só a gestão prática, mas também a aprendizagem de conceitos teóricos fundamentais para o sucesso empresarial.
O Aluno Gabriel Almeida, do 11.º CGM206/06/2024
Nos dias 22 e 23 de abril, realizou-se mais uma “Junior Market” do Porto, desta vez no auditório da Faculdade de Economia do Porto (FEP) na qual o CIC esteve representado com 9 miniempresas dos cursos de Assessoria Jurídica, Línguas e Relações Empresariais, Informática de Gestão e Marketing e Estratégia Empresarial.
Prof.ª Maria José Fontes, Prof.ª Edite Pereira e Prof. Filipe Camarinha03/05/2024
A “Junior Achievement Portugal” (JAP) promoveu, pela primeira vez, o “Showcase for Innovation”, que permitiu às equipas que concorreram a esta competição a passagem direta à Competição Nacional do Programa “A Empresa”.
Prof. Filipe Camarinha15/02/2024
As miniempresas “Waste Less” e “GreenClothes”, do 11.º ME, passaram à XVI Competição Nacional do concurso “A Empresa” da “JAP” (“Junior Achievement Portugal”) a decorrer no dia 31 de maio no Super Bock Arena. Este anúncio foi feito na “Junior Market” nos dias 3 e 4 de maio na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, tendo o CIC participado com 9 equipas dos cursos de Marketing e Estratégia Empresarial, Línguas e Relações Empresariais e Informática de Gestão.
Professores Maria José Fontes, Filipe Camarinha e Elisabeth Couto15/05/2023
O Colégio estará representado com oito miniempresas na “Junior Market” do Porto. O CIC continua a participar no Programa “A Empresa”, promovido pela “Junior Achievement” Portugal (JAP), e os bons resultados mantêm-se, fruto de um trabalho conjunto entre alunos, os principais atores do programa, professores, pais e empresários.
Prof. Filipe Camarinha14/04/2023
O Colégio Internato dos Carvalhos esteve presente, com duas miniempresas, na XV Competição Nacional “A Empresa”, da JAP (“Junior Achievement Portugal”), que se realizou pela primeira vez no Porto, no dia 25 de maio.
Professores Elisabeth Couto e Filipe Camarinha08/06/2022
O Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) estará representado na Competição Nacional do Programa “A Empresa”, que se realizará no Porto, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, com as equipas “Energy StepbyStep” e “Recoil”.
Prof. Filipe Camarinha11/05/2022
A equipa Reborn está na Competição Nacional do Programa “A Empresa” promovido pela “Junior Achievement Portugal” (JAP).
Prof. Filipe Camarinha06/05/2021
O Colégio esteve, mais uma vez, representado na Competição Nacional do Programa “A Empresa”. Este ano, estiveram presentes 25 equipas de todos o país, cerca de 125 alunos.
Prof. Filipe Camarinha06/06/2020
Este ano, e devido às condições impostas pela COVID-19, a Feira foi virtual, mas nem por isso perdeu a emoção e o habitual nervosismo.
Prof. Filipe Camarinha14/05/2020
Estamos na Feira (I)Limitada do Porto! O CIC submeteu sete projetos à Feira (I)Limitada do Porto (virtual) e quatro deles passaram à próxima fase! O trabalho, a dedicação e o esforço são sempre recompensados.
Prof. Filipe Camarinha15/04/2020
No passado dia 5 de fevereiro, os alunos do 11.º ano do curso de “Marketing” e Estratégia Empresarial participaram nas V Olimpíadas de “Marketing” e Publicidade, organizadas pelo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo.
Prof. Filipe Camarinha12/02/2020
No dia 28 de maio, cinco alunas da turma 11.º CGM2 (curso de “Marketing” e Estratégia Empresarial) estiveram presentes na Competição Nacional da “Junior Achievement” Portugal, em Cascais.
Leonor Mota, do 11.º CGM03/06/2019
Nos dias 5 e 6 de maio, decorreu a Feira (I)limitada do Porto no Mercado Ferreira Borges, onde estiveram presentes 40 equipas do norte do país, entre elas a “Advanced Work Team”, “BeBio” e “Bottle4all”, miniempresas do CIC, que submeteram a candidatura e foram selecionadas para a feira.
Inês Duarte, do 11.º IG13/05/2019
Os alunos do curso de “Marketing” e Estratégia Empresarial estiveram presentes nas IV Olimpíadas de “Marketing” e Publicidade, organizadas pelo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo.
Prof. Filipe Camarinha07/02/2019
CONFERÊNCIAS
O Empreendedorismo e a inovação social foram o mote para uma conversa com a Dr.ª Sandra Poupinha, Diretora Técnica da Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho (ADCE).
Professor Filipe Camarinha15/11/2022
No passado dia 2 de maio, no âmbito da Prova de Aptidão Tecnológica, a aluna Lia Malheiro, do 12.º IG, organizou um painel de conferências, sob o tema “Empreendedorismo num mundo Económico”.
Lia Malheiro, do 12.º IG21/05/2019
JAP
Pensar num produto ou serviço inovador, agendar uma reunião, escrever um “e-mail”, fazer um telefonema, fazer um estudo de mercado, pensar numa estratégia de “marketing”, selecionar o público-alvo, escolher canais de venda, desenhar um logótipo, escrever uma missão, descrever o produto, pensar nos custos e nos proveitos, preparar uma apresentação, tomar decisões são algumas das tarefas que os alunos de economia têm de desenvolver no programa “A Empresa” todas as semanas, pois, pelo menos, por uma hora letiva, os alunos tomam o lugar de empresários!
Prof. Filipe Camarinha21/02/2020
VISITAS DE ESTUDO
No passado dia 19 de fevereiro, os alunos do 11.º ano de “Marketing” e Estratégia Empresarial visitaram a RTP do Porto, no âmbito da disciplina de Publicidade e Técnicas de “Marketing”.
Rita e Marta, do 11.º CGM222/02/2020
Na passada quarta-feira, dia 20 de novembro, a turma de “Marketing” do 11.º ano realizou uma visita de estudo ao Museu dos Transportes e Comunicação, situado na Alfândega do Porto, no âmbito das disciplinas de “Marketing” Estratégico e Operacional e Publicidade e Técnicas de “Marketing”.
Rita Santos e Mariana Pinto, do 11.º CGM229/11/2019
No dia 28 de novembro de 2018, as turmas do 11.º PT, 11.º CGM2 e 12.º PT realizaram uma visita técnica de estudo às cidades de Aveiro e Ílhavo.
Dr. Filipe Camarinha e Dr. Fernando Lemos05/12/2018
No dia 24 de abril de 2017, os alunos do 11.º ano dos cursos de Contabilidade de Gestão, de Informática de Gestão e de Marketing e Estratégia Empresarial, da área de Ciências Económicas, visitaram o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD)...
Prof. Américo Santos e Prof.ª Elisabeth Couto18/05/2017
No dia 5 de novembro de 2014, os alunos do 11.º ano da turma LR dirigiram- se, por volta das 10h30, aos estúdios da RTP situados no Monte da Virgem, no âmbito da disciplina de Relações Públicas e Marketing...
Ana Faria, do 11.º LR26/11/2014
No passado dia 10 e 12 do corrente mês, a turma 12º ME do Colégio Internato dos Carvalhos, foi dividida em dois grupos a uma visita de estudo ao El Corte Ingles de Gaia. Pensamos que o objectivo da visita (conhecer o merchandising e a estratégia de marketing da empresa) foi atingido, pois os alunos tiveram um bom comportamento e criaram alguma interactividade com a Dr.ª Sónia Martinho, umas das responsáveis pelo departamento de relações externas.
Alunos do 12º ME17/03/2009
No dia vinte e oito de Outubro, os alunos do 11º ano do Curso de Marketing e Estratégia Empresarial do Colégio Internato dos Carvalhos, acompanhados pela docente da disciplina de Análise Económica e Financeira, Dorinda Oliveira e pelo Coordenador do curso, Filipe Camarinha, participaram numa visita de estudo à empresa “Sisal, SA.”.
Alunos do 11º ano do Curso de Marketing e Estratégia Empresarial07/11/2008
Total de notícias registadas: 45