Uma Abelha na chuva


26/02/2009

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Uma Abelha na chuva


A obra Uma Abelha Na Chuva retrata a vida quotidiana de várias personagens, tendo especial atenção um casal que se teve de casar por conveniência, por parte da família dela, casamento onde não existia amor.

A mulher, D. Maria dos Prazeres, sempre o incentivou a roubar os outros, para poderem ter mais luxos. Álvaro Silvestre tomava todas as atitudes que a sua esposa desejava, afligindo-se depois com os remorsos.

A obra avança, de forma esplêndida, contando algumas peripécias deste casal. Até que chega o ponto crucial da história, que é quando Silvestre, embriagado, dá uma volta pelos pinhais da sua aldeia (Corvos), e descobre que o seu cocheiro, Jacinto, tem um caso com a filha do oleiro, Clara, estando esta grávida dele. Álvaro ouve, assim, uma conversa entre ambos, estando eles a comentar a vida de Silvestre e D. Maria dos Prazeres. Não gostando desta atitude, Álvaro chama o pai de Clara e conta-lhe toda a história da filha com Jacinto. O oleiro, mestre António, irritado, promete a sua filha ao seu ajudante, Marcelo, se este o ajudasse a dar uma lição a Jacinto, pelo que este é assassinado por aqueles dois, que acabam por ser presos. Clara, como não aguenta a desilusão e a morte do seu amado, acaba por se suicidar.

Deste modo, posso apenas referir que a obra é esplêndida, que pode ainda hoje ser retratada nos nossos dias, pois também hoje existem casamentos por conveniência e egoísmo que podem terminar de forma trágica, como nesta obra.

Título: Uma Abelha Na Chuva
Autor: Carlos de Oliveira
Editora: Assírio & Alvim
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Beatriz de Jesus Leite Duarte, n.º 9187, do 12.º BT2
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS