AJ Esclarece: Habeas Corpus

12AJ
19/02/2007

No passado dia 25 de Janeiro de 2007 o país foi confrontado com um pedido de Habeas Corpus relacionado com o caso Esmeralda.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
AJ Esclarece
  AJ Esclarece

 

No passado dia 25 de Janeiro de 2007 o país foi confrontado com um pedido de Habeas Corpus relacionado com o caso Esmeralda.

Habeas Corpus:

Habeas corpus, etimologicamente significa em latim "Que tenhas o teu corpo". A expressão completa é habeas corpus ad subjiciendum. É uma garantia constitucional outorgada em favor de quem sofre ou está na iminência de sofrer coacção, ameaça ou violência de constrangimento na sua liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder da autoridade legítima. Além disso, serve como instrumento de controlo da legalidade do processo penal.

O instituto do habeas corpus está consagrado na Constituição da Républica Portuguesa de 1976, revista em 2001, no artigo 31º, que diz «Haverá habeas corpus contra o abuso de poder, por virtude de prisão ou detenção ilegal, a requerer perante o tribunal competente.»

Está também consagrado no Código Processo Penal Português no artigo 220º (na versão 2003). De acordo com o Código do Processo Penal, o habeas corpus pode ser pedido por: estarem ultrapassados os prazos de entrega ao poder judicial ou da detenção; a detenção manter-se fora dos locais legalmente permitidos; a detenção ter sido efectuada ou ordenada por entidade incompetente; e a detenção ser motivada por facto pelo qual a lei a não permite deter.

Nos termos do artigo 202º al.1) da CRP os Tribunais são os órgãos de soberania com competência para administrar a justiça em nome do povo nestes termos haverá Habeas Corpus:

1. Contra o abuso de poder, por virtude de prisão ou detenção ilegal, a requerer perante o tribunal competente.

2. A providência de habeas corpus pode ser requerida pelo próprio ou por qualquer cidadão no gozo dos seus direitos políticos.

3. O juiz decidirá no prazo de oito dias o pedido de habeas corpus em audiência contraditória.


Sequencia de acontecimentos


Como são poucos os Portugueses que algum dia terão acesso a um Habeas Corpus decidimos publicar o pedido de Habeas Corpus feito em relação ao caso Esmeralda bem como o seu indeferimento por parte do Supremo Tribunal de Justiça. (ficheiro em formato PDF)
 

 

GALERIA DE IMAGENS