O Perfume


21/04/2008

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

O Perfume – História de um assassino

O Perfume, História de um assassino, escrito pelo o alemão Patrick Süskind e publicado pela Editorial Presença, foi o primeiro Romance desse autor que eu li e merece, sem nenhum dúvida, o título de melhor livro da década de 80 na Alemanha.

O livro mostra o encobrimento do mundo de fedores, dos crimes e da hipocrisia que caracterizam a cidade de Paris no século XVIII.

A história desenrola-se em vários locais de França no século XVIII, começando e acabando na cidade de Paris. O protagonista é Jean-Baptiste Grenouille, que nasceu no meio de tripas de peixe atrás de uma banca e é rejeitado de imediato pela sua mãe, que o teria deixado a morrer, se Grenouille não tivesse chorado e as pessoas que a acudiram depois de ter dado a luz, não se tivessem apercebido do que estava a acontecer naquele momento. Por causa desse acontecimento, a mãe de Grenouille é executada.

Após vários acontecimentos onde o protagonista demonstra as suas duas características excepcionais, não possuir cheiro próprio e ter um olfacto extremamente desenvolvido, ele vai trabalhar como aprendiz de perfumista e aprende várias técnicas para a criação de um perfume, usando as suas características especiais. Não possuindo cheiro, ele vai usar os perfumes que cria, consoante a situação.

Depois de um encontro com uma jovem, que tem um odor que Grenouille não reconhece, a sua busca pelo o perfume perfeito começa…

Título: O Perfume – História de um assassino
Autor: Patrick Süskind
Editora: Editorial Presença
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Rui Guilherme, n.º 9714, 10.º H1

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS