Cão como Nós


15/01/2010

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Cão como Nós

“Cão como nós

Como nós eras altivo
fiel mas como nós
desobediente.
Gostavas de estar connosco a sós
mas não cativo
e sempre presente-ausente
como nós.” (p. 117)

Cão como Nós é um livro de Manuel Alegre que nos narra a história de um cão, (o seu) Kurika, que, para o autor, era único e especial.

Na verdade, o título deve-se ao facto de o cão ter atitudes semelhantes à dos humanos, ou seja, “pensava” que fazia parte de algo, ao imitar os comportamentos dos elementos de sua família. No desenrolar da história, vamo-nos apercebendo da relação que esta família tinha com o seu cão.

O facto mais fascinante da obra é que, embora o autor pense do Kurika como mais um cão, os sentimentos que vai demonstrando por este são iguais aos que sente pelos seus próprios filhos. O narrador chega também a acreditar que o Kurika começa a sentir emoções e que tem uma personalidade, comparando-o, assim, a pessoas normais.

Aconselho este livro a todas as pessoas que tenham ou que já tiveram um cão e também às que queiram vir a ter.

Enfim, o narrador consegue descrever os laços complexos que uma pessoa forma com o seu cão e dá várias razões para este animal ser denominado de “o melhor amigo do Homem”. Em alguns casos, a leitura deste livro poderá ajudar à libertação de antigas angústias, tais como a de se perder um cão.

Título: Cão como Nós
Autor: Manuel Alegre
Editora: Dom Quixote
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de leitura de , do 12.º BT 2, n.º
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS