Revolutionary Road


22/01/2010

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Revolutionary Road

Este livro relata a vida de um casal, Frank e April Wheeler. Um casal americano aparentemente promissor, em que ambos eram dotados de beleza, juventude, inteligência e de carreiras à partida recompensadoras.

Visto que a acção principal se desenrola nos subúrbios de Revolutionary Hill, mais precisamente em Revolutionary Road, para onde o casal se muda com os dois filhos, este local serve de título ao livro, visto ter sido palco de uma verdadeira revolução na vida dos Wheelers.

April e Frank consideravam-se superiores ao clássico estereótipo de família da classe média, feliz e acomodada. Os Wheelers desejavam mais do que isso. Enquanto que Frank se sentia terrivelmente preso num emprego bem pago, mas monótono, April põe de parte a carreira de actriz tornando-se, contra a sua vontade, numa dona de casa frustrada, pelo obstáculo de ter sido mãe muito cedo e sem o querer. Entretanto, a possibilidade de se mudarem para a Europa concede-lhes uma nova esperança. Porém, esta hipótese é posta de parte quando April engravida. Todas as esperanças de salvar o seu relacionamento, bem como de encontrar as suas carreiras de sonhos são deitadas por terra. É então que April, numa tentativa de abortar, acaba por perder muito sangue e morre.

Na minha opinião, o livro possui uma escrita elaborada, brilhante e profunda, na medida em que permite perspectivar os sentimentos de cada personagem ao pormenor.

Apesar de a acção decorrer em meados dos anos 50, o autor conseguiu reproduzir um retrato minucioso do modo de vida americano na actualidade.

Título: Revolutionary Road
Autor: Richard Yates
Editora: Civilização Editora
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Sugestão de leitura de Raquel Baptista, n.º 10096, do 11.º AJT 1

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS