UM LIVRO POR SEMANA: Balada da Praia dos Cães

Sugestão de João Campos, do 12.º LRJ1
16/12/2011

Este livro conta a história do assassinato do Major Dantas Castro, evadido de Elvas, onde estava prisioneiro por associação a organizações antissalazaristas no período de ouro da Ditadura, corria o ano de 1960.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Balada da Praia dos Cães

Este livro conta a história do assassinato do Major Dantas Castro, evadido de Elvas, onde estava prisioneiro por associação a organizações antissalazaristas no período de ouro da Ditadura, corria o ano de 1960.

O cadáver do Major é descoberto por cães famintos na Praia do Mastro, iniciando o livro com um suposto relatório médico-policial da descoberta do corpo. Encarregue das Investigações está o Chefe Elias Santana, da Polícia Judiciária, a quem o caso foi entregue após uma primeira aprovação por parte da PIDE, já que “As polícias devem-se colaboração no âmbito das suas competências.”

Ao longo do livro somos conduzidos em dois tempos e espaços. Por um lado, acompanhamos o Chefe Elias Santana, o “covas” como é conhecido na PJ, pelas suas inquirições a testemunhas e envolvidos, nas suas discussões com o inspetor Otero, seu superior, mas antigo companheiro de escola, na sua vida triste e solitária quando chega a casa, com vista para o Tejo e um lagarto de estimação, para rever os pormenores mais estranhos do caso. Somos também levados para a Casa da Vereda através das confissões de Mena ao Chefe Elias, a casa onde os foragidos se escondiam e aguardavam novos contactos do Movimento para se porem a salvo.

Este livro não se limita a analisar os procedimentos das polícias no período pré-revolução, mas vai ao ponto de criar laços de empatia com personagens que, à partida, consideraríamos odiáveis pela sua ligação ao regime. Exemplo claro disso é o Chefe “Covas” (Elias Santana), que é muito mais do que um simples funcionário “cego” do Estado. Este é descrito como um homem triste, solitário, que dedicou a sua vida ao trabalho não para defender política, mas para apanhar verdadeiros criminosos, assassinos, daí a sua alcunha “Covas” - pela sua preferência por casos de homicídio.

Para mim, a grande beleza da obra está no estudo destas características humanas, tantas vezes esquecidas ao falar da Revolução, que o autor tão bem retrata em cada uma das suas personagens. Obviamente que a mensagem política é grande demais para ser ignorada: os movimentos das polícias para lançar aos jornais este crime como um ato dos movimentos revolucionários, marcando-os como selvagens aos olhos da opinião pública, as constantes trocas entre a PIDE e a PJ e a sua falta de entendimento, a maneira como operavam os delatores, tudo isso pode ser encontrado nesta obra.
Recomendo a sua leitura, pois esta é considerada uma obra importante da literatura portuguesa.

Título: Balada da Praia dos Cães
Autor: José Cardoso Pires
Editora: Coleção Mil Folhas
Modo literário: Modo Narrativo
Género literário: Romance Policial

Sugestão de João Campos, do 12.º LRJ1

 

GALERIA DE IMAGENS