UM LIVRO POR SEMANA: Hoje Não

Sugestão de João Campos, 11.º LRJ1
04/11/2011

Este livro de contos foi distribuído em exclusivo com a revista “Sábado” em 2007, e é, segundo o que pude apurar, bastante diferente da restante obra de José Luís Peixoto...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Hoje Não

Este livro de contos foi distribuído em exclusivo com a revista “Sábado” em 2007, e é, segundo o que pude apurar, bastante diferente da restante obra de José Luís Peixoto, sendo a mesma bastante pesada e dramática quando comparada com o teor cómico e “sorridente” deste livro.

Podemos encontrar neste livro “smiles” risonhos :), uma jovem “freak” que herda um avião comercial, gente a quem caem os dentes todos de uma vez e por mais de uma vez, um escritor falado na primeira pessoa que confessa escrever em nome de outro (sem que esse outro sequer os leia); e “smiles” tristonhos :(, uma mulher peluda que destroça corações, uma mancha de iogurte nas calças de alguém que, por causa disso, arruína a sua vida, uma poetisa do Quirquistão e muito mais coisas inauditas que acontecem na vida de qualquer pessoa normal.
O livro é composto por seis contos. O primeiro deles é um verdadeiro hino ao sonho. Uma jovem herda um avião comercial e funda a Legalize Airlines. Só fará um voo. Não terá um único cliente. Não ganhará um tostão. Mas o sonho, esse, realizou-o.

O conto “:) e :(“ é uma história de amor. Uma história desgraçada. Catastrófica mas que, nem assim, destrói a esperança. Não há desgraça que sempre dure e talvez até haja desgraças maiores do que estar apaixonado. Talvez pior que o amor seja a queda de todos os dentes, como acontece com o herói do conto “Biografia sem dentes”.

Título: Hoje Não
Autor: José Luís Peixoto
Editora: Edições Quasi
Modo literário: Modo Narrativo
Género literário: Contos

Sugestão de leitura de João Campos, n.º 10150, do 11.º LRJ1

 

GALERIA DE IMAGENS