UM LIVRO POR SEMANA: Ensaio sobre a Lucidez

Sugestão de leitura de João Campos
23/07/2012

Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram em branco...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Ensaio sobre a Lucidez

Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram em branco. Repetidas as eleições no domingo seguinte, o número de votos brancos ultrapassa os 80%. Receoso e desconfiado, o governo, em vez de se interrogar sobre os motivos que terão os eleitores para votar em branco, decide desencadear uma vasta operação policial para descobrir qual o foco infeccioso que está a minar a sua base política e eliminá-lo. E é assim que se desencadeia um processo de ruptura violenta entre o poder político e o povo, cujos interesses aquele deve supostamente servir e não afrontar.

“Ensaio sobre a Lucidez” constitui uma representação realista e dramática da grande questão das democracias no mundo de hoje: serão elas verdadeiramente democráticas? Representarão nelas os cidadãos, os eleitores, um papel real, e não apenas meramente formal? Saramago usa assim este “ensaio” para criticar a farsa que é a democracia actual e nas bases capitalistas em que esta assenta, destacando a insatisfação do povo perante o sistema político mundial.

Título: Ensaio sobre a Lucidez
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Modo literário: Modo Narrativo
Género literário: Romance

Sugestão de leitura de João Campos, do 11.º LRJ1

 

GALERIA DE IMAGENS