FALAR SAÚDE Nº 24: Quando a cegonha não chega

Prof. Isabel Cristina
15/12/2011

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo atualmente uma das festas católicas mais importantes.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
15 de Dezembro de 2011

 

 

 

 

 


Honrarei o Natal no meu coração e tentarei conservá-lo durante todo o ano.
Charles Dickens


Falar Saúde Nº 24
Quando a cegonha não chega

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo atualmente uma das festas católicas mais importantes. Mas foi apenas em meados do século IV d.C. que a Igreja Católica começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

Infelizmente, nem todos podem festejar o Natal com o seu tão desejado “Menino Jesus”. A infertilidade existe e afeta cerca de 300 000 casais em Portugal, revela o Relatório sobre a Situação da População Mundial em 2011, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

A infertilidade é uma doença, sendo o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores ou dos gâmetas. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua, sem métodos contracetivos. Esta definição é válida para o casal com vida sexual plena de amor e prazer (3-5 vezes por semana), em que a mulher tem <35 anos de idade (6 meses se ≥35 anos de idade), e em que ambos não conhecem qualquer tipo de causa de infertilidade que os atinja. Também se considera infértil o casal que apresenta abortamentos de repetição (≥3, consecutivos).

Nestas circunstâncias, os casais podem procurar ajuda junto de ginecologistas que, no entanto, necessitam por vezes da colaboração de outras disciplinas como a biologia, a endocrinologia, a andrologia, a genética, a psicologia, etc….

Os tratamentos disponíveis são múltiplos e devem ser, preferencialmente, dirigidos às causas ou fatores que provocam a infertilidade e que são os mais variados. Nesta perspetiva, algumas terapêuticas médicas e cirúrgicas permitem resolver uma grande gama de situações, com especial realce para os êxitos obtidos com as modernas técnicas de cirurgia, minimamente invasiva, por endoscopia (laparoscopia e histeroscopia).

Nas situações em que não é possível corrigir as causas, consegue-se muitas vezes "ultrapassar" os problemas e alcançar a fertilidade através das técnicas de Reprodução Medicamente Assistida como, a Inseminação Intra-Uterina – IIU, a Fecundação In Vitro – FIV e a Microinjeção Intracitoplasmática de Espermatozoides – ICSI, que nos possibilitam resolver situações outrora tidas como invencíveis.

Fica aqui uma palavra de esperança para aqueles que se encontram neste enorme sofrimento, com consequente dificuldade de realização pessoal, familiar e de inserção social. Enquanto uns se queixam das travessuras dos filhos, outros adorariam sentir o desconforto da preocupação. Irónico…

Lia no outro dia no livro “Tudo por um filho” da autoria de Sandra Moutinho e que me foi apresentado por alunos meus: "A infertilidade vive-se assim: numa casa sossegada e arrumada, onde não há chuchas ao pé dos grelhadores, bibes junto das camisas de seda, perfumes da Barbie ao lado do Chanel nº 5, nem botas do Action Man na impressora. Não há, lamentavelmente."

Talvez este tema não seja a melhor forma de vos desejar um Bom Natal, mas esta época de alegria é também uma época de reflexão.

Lembrem-se que nem todos colocarão brinquedos na árvore, porque não faz sentido. Lembrem-se de amar os vossos pais, porque sem eles vocês não existiam. Lembrem-se de amar os vossos filhos, porque podem.

Um Santo Natal e um Feliz Ano Novo!

Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS