FALAR SAÚDE Nº 26: Chá das cinco

Prof. Isabel Cristina
01/02/2012

Os meses de janeiro e fevereiro são, tradicionalmente, os meses mais frios do ano em Portugal e é nesta altura que aquela camisola fofinha, a lareira ou a botija de água quente, se tornam irresistíveis...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
1 de Fevereiro de 2012

 

 

 

 

 


"Ao beber chá sozinho...
Com as minhas próprias mãos, seguro uma chávena de chá.
Vejo toda a natureza representada na sua coloração verde.
Ao fechar os meus olhos encontro montanhas verdes e água pura dentro do meu próprio coração.
No silêncio, sozinho e bebendo chá, eu sinto-os a tornarem-se parte de mim."

Soshitsu Sen


Falar Saúde Nº 26
Chá das cinco

Os meses de janeiro e fevereiro são, tradicionalmente, os meses mais frios do ano em Portugal e é nesta altura que aquela camisola fofinha, a lareira ou a botija de água quente, se tornam irresistíveis. É também nesta altura que o chá, para quem aprecia, ocupa um papel importante nesta busca pelo calor instantâneo, não apenas para o corpo, mas também para a alma. Mais do que um ritual ou um momento de convívio, o chá hidrata e, apesar da maioria dos estudos científicos não serem conclusivos, existem evidências que associam o consumo de chá a uma série de efeitos benéficos para a saúde, incluindo a redução do risco de determinados tipos de cancro, perda de peso, prevenção da osteoporose, saúde cardiovascular e proteção contra a doença de Alzheimer.

Consciente de que haveria muito a dizer sobre o chá, destaco aqui alguns aspetos que me pareceram interessantes pela sua curiosidade/ utilidade.

O chá aparece frequentemente associado ao continente asiático, mais propriamente à China, mas o que nem todos sabem é que não se tem a certeza de como tudo começou. Conta a lenda que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estariam a fazer uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para beber (ideal para matar a sede por ser mais rapidamente absorvida pelo corpo do que as bebidas frias), algumas folhas de um arbusto terão caído dentro da mesma, produzindo um líquido acastanhado e perfumado que o imperador provou, gostou e rapidamente divulgou.

Para os chineses, o chá está associado à beleza, pelo ritual da sua preparação, pela satisfação e paz que provoca e por ser um complemento essencial do convívio. O segredo da preparação do chá foi muito bem guardado pelos chineses e só em 1843 se descobriu que todos os tipos de chá provinham de uma mesma planta, a Camellia sinensis. É verdade! Na linguagem popular referem-se como "chás" variadas infusões e tisanas de ervas, quando na realidade, o chá é uma infusão de folhas secas proveniente de um tipo de camélia originária da China.

Existem 4 principais tipos de chá – preto, branco, verde e oolong – mas cada um tem centenas de subtipos. A diversidade de aromas, cores e sabores dos diferentes tipos de chás dependem das regiões de origem, do tipo de folhas e das seleções que constituem os lotes. Facto curioso é que um dos melhores chás do Mundo (preto e verde) é produzido nos Açores, em S. Miguel, na localidade de Gorreana, nas variedades Orange Pekoe, Broken e Moinha.

As folhas do chá contêm, entre outros, polifenóis, aminoácidos, cafeína, açúcares e ácidos gordos. A cafeina é um estimulante do sistema nervoso central e apresenta-se, curiosamente, em maior quantidade no chá do que no café. No entanto, como o chá é utilizado em menor quantidade, a bebida resultante fica mais fraca. Além disso, a cafeína que existe no chá é absorvida muito mais lentamente, provocando um efeito mais tonificante, prolongado e ligeiro. A adição de uma gota de limão ou leite ajuda a precipitar a cafeína. Os polifenóis são os componentes da folha do chá que se encontram em doses mais elevadas, chegando a atingir cerca de 30% da matéria seca dos rebentos, e são também os mais importantes e característicos da folha do chá, primeiro porque são os principais intervenientes nas alterações químicas que ocorrem durante o processo de fabrico e depois porque têm sido identificados pelos investigadores como os compostos potencialmente bioativos da bebida. Os polifenóis, como os flavonóides ou as catequinas, funcionam como antioxidantes que são moléculas que combatem os “radicais livres”, ou seja, os responsáveis pelo envelhecimento precoce e por algumas doenças como o cancro. O chá verde, tão publicitado atualmente, contém entre 30 e 40% de polifenóis extraíveis da água, enquanto que o chá preto (chá verde oxidado por fermentação) contém entre 3 e 10%.

As infusões e tisanas feitas a partir de várias plantas, que vulgarmente referimos como sendo "chás de ervas", são bebidas úteis para quem não gosta de beber água. Não sendo verdadeiros chás, como referido anteriormente, quase todas são inofensivas e podem até trazer vantagens, como por exemplo:

  • Alecrim – ajuda a aliviar os gases e cólicas;

  • Camomila – é utilizada como calmante, auxilia a digestão e alivia as cólicas menstruais;

  • Dente-de-leão e pé-de-cereja – são diuréticos;

  • Erva-cidreira e tília – são utilizadas como calmantes;

  • Erva-doce – ajuda a aliviar irritações no estômago;

  • Fruto da roseira – rico em vitamina C, pode substituir o sumo de laranja;

  • Hortelã – tem ação refrescante e é um estimulante da digestão;

  • Sabugueiro – alivia os sintomas de gripes e constipações;

  • Tomilho – é recomendado para problemas gastrointestinais, para além de aliviar a congestão pulmonar.

Há, no entanto, infusões e tisanas de ervas com atividade farmacológica muito intensa, normalmente utilizadas com fins terapêuticos (algumas existentes nas ervanárias) e que só devem ser consumidas moderadamente e em determinadas situações. Atenção ainda aos "saquinhos" de chá que são cada vez mais consumidos, pois é necessário ler sempre o rótulo. Um simples "chá" de limão pode consistir numa mistura de chá (chá preto que contém cafeína) e aroma de limão, longe da simples infusão feita a partir da casca de limão!

Deixo-vos aqui um endereço eletrónico onde podem encontrar mais informações, algumas muito originais, sobre o chá.

http://casadocha.com/

Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS