FALAR SAÚDE Nº 35: O poder das águas

Prof. Isabel Cristina
03/07/2012

O período de férias aproxima-se e cresce o número de pessoas em busca de locais que proporcionem lazer, descanso, prazer e emoções que revitalizem o corpo...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
1 de Julho de 2012

 

 

 

 

 


Algumas dores são passíveis de cura.
William Shakespeare


Falar Saúde Nº 35
O poder das águas

O período de férias aproxima-se e cresce o número de pessoas em busca de locais que proporcionem lazer, descanso, prazer e emoções que revitalizem o corpo. As estâncias termais representam um dos ambientes ideais para que esta melhoria clínica possa acontecer. O clima agradável, o poder das águas, da lama, do ambiente, da tranquilidade e da hospitalidade têm o condão de reunir todas as condições para proporcionar férias relaxantes e também revigorantes.

No sítio das Termas de Portugal (http://www.termasdeportugal.pt) é possível escolher a estância termal que melhor se adequa às necessidades de cada um, bem como obter informação sobre a estrutura turística, época termal e acessos. Apesar da informação disponível, é importante pedir a opinião ao nosso médico de família antes de qualquer decisão.

Águas que curam

As águas termais são um retrato dos solos por onde passam e algumas vezes brotam de regiões extremamente profundas e de regiões de origens vulcânicas. Arrastam com elas uma infinidade de substâncias.

Quando dissolvidas em quantidades específicas, estas substâncias proporcionam às águas características terapêuticas muito particulares. Para cada tipo de tratamento é necessária uma fonte hidromineral, pois estas fontes possuem características diferentes. Não se sabe ao certo quando se iniciou o uso de águas com poder de cura. Os primeiros relatos registados são de há 2600 anos, na Grécia antiga. Há na mitologia grega, uma lenda que diz que Pégaso, o cavalo alado, teria dado um coice numa rocha provocando a abertura de uma fenda, de onde teria brotado a primeira água mineral com poder de cura. Apesar do estudo dos gregos, foram os romanos que desenvolveram terapias curativas utilizando os diversos tipos de águas disponíveis nos territórios por eles conquistados. As termas quentes ou frias eram utilizadas para combater o cansaço dos soldados, restaurar as energias, curar feridas e até tratar de alguns males crónicos.

Benefícios

Os benefícios das águas termais são inúmeros e, para saber por quais optar, há que conhecer a sua composição mineral:

Bicarbonatadas

  •  Águas normalmente de baixa mineralização, alcalinas e frias.

  •  Indicadas para problemas de digestão.

Sulfurosas

  •  Ricas em enxofre.

  •  São usadas para problemas articulares, anemias, dermatoses e inflamações.

  •  Contraindicadas em casos de hipertensão.


Sulfatadas

  •  Ricas em sódio.

  •  São usadas em problemas gástricos, dermatológicos, intestinais e na eliminação do ácido úrico.

Cloretadas

  •  Ricas em cloro e de baixa mineralização.

  •  Indicadas para problemas dermatológicos e inflamatórios.

  •  Tonificam e estimulam o organismo.


Ferruginosas

  •  Ricas em ferro.

  •  Indicadas para casos de anemia e são utilizadas em casos de reumatismo, problemas hepáticos, biliares e dermatológicos.


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS