UM LIVRO POR SEMANA: A Promessa

Sugestão de Tiago Filipe Moura, 11.º QA
25/11/2013

Bernardo Santareno sempre nos ofereceu obras fantásticas, com um grande encadeamento lógico, e sempre muito fortes. Assim foi também com “A promessa”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


A Promessa


Título: “A promessa”
Autor: Bernardo Santareno
Editora: Caminho
Modo / Género literário: Dramático

Bernardo Santareno sempre nos ofereceu obras fantásticas, com um grande encadeamento lógico, e sempre muito fortes. Assim foi também com “A promessa”.

Trata-se de uma história muito bonita, que nos agarra do início ao fim.

Um certo dia, como era habitual, um grupo de pescadores sai para o mar, para mais uma aventura de trabalho. Nesse dia, o mar estava muito agitado e o grupo de pescadores viu-se envolto numa grande tempestade. No grupo, encontrava-se Salvador, pai de José, e José, em terra, pedia à Nossa Senhora dos Navegantes para que o seu pai voltasse são e salvo. Aí, cometeu um grande erro, prometendo que, se o seu pai voltasse bem do mar, ficaria puro até casar com Maria do Mar. Certo é que Maria do Mar não achou muita piada à promessa feita pelo José, mas uma promessa é sempre para cumprir.

Mais tarde, aparece Labareda, um contrabandista que fica ferido e é acolhido em casa de Salvador. Após a recuperação de Labareda, Maria do Mar mantém uma relação próxima com ele. Após certas peripécias em volta de Labareda e Maria, Labareda convida-a para se encontrar com ele. Maria, a meio do caminho, arrependeu-se e não compareceu ao encontro, mas José não sabe disso, indo ao encontro de Labareda.

O que sucederá? E a promessa será ou não respeitada?...

Sugestão de leitura de Tiago Filipe Moura, 11.º QA

 

GALERIA DE IMAGENS