FALAR SAÚDE Nº 53: Palavra de ordem: Motivação

Prof. Isabel Cristina
30/09/2013

Um novo ano letivo começou há cerca de quinze dias e ainda não é fácil entrar no ritmo. Os horários, as disciplinas, os amigos novos e… voltar a estudar depois de três meses de férias! Palavra de ordem: motivação. E muita, muita força de vontade.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
30 de setembro de 2013

 

 

 

 

 


"Aprender é como remar rio acima, não avançar é cair para trás.“
Provérbio chinês


Falar Saúde Nº 53
Palavra de ordem: Motivação


Um novo ano letivo começou há cerca de quinze dias e ainda não é fácil entrar no ritmo. Os horários, as disciplinas, os amigos novos e… voltar a estudar depois de três meses de férias! Palavra de ordem: motivação. E muita, muita força de vontade. Não é fácil, mas não é impossível.

De uma maneira geral, ter força de vontade é ser capaz de realizar coisas que devemos fazer, apesar das dificuldades ou do estado de ânimo em que nos encontramos. Não é necessário que empreguemos grande força de vontade para fazer coisas que nos dão prazer como, a diversão ou o descanso, pois todos temos a tendência natural para nos adaptarmos muito bem a acontecimentos considerados positivos e prazerosos. Já os pequenos esforços que fazemos no dia-a-dia, como recolher o que está fora do lugar, vestir-nos apropriadamente, levantar da cama, apesar do sono, ou estudar matérias que não gostamos muito, exigem uma maior força de vontade.

A força de vontade deve ser exercitada. Todos os esforços que vamos fazendo vão educando as nossas vontades e vão-se tornando hábitos, que passamos a fazer automaticamente na nossa rotina diária. Cada novo hábito incorporado torna mais forte a nossa disciplina mental e vamos conseguindo conquistar o que desejamos. Desenvolver e trabalhar estas áreas é um caminho para nos munirmos de “armas” para combater as dificuldades que, inevitavelmente, enfrentamos.

A força de vontade está muito ligada à motivação, pois esta é o “motivo” para a “ação”, ferramenta fundamental para alcançar os nossos objetivos, realizar os nossos sonhos e ter sucesso, nesta jornada que é sobreviver a mais um ano letivo.

Aqui ficam dez estratégias para aumentar a tua motivação para o estudo.

1. Escreve as tuas metas. Não basta dizê-las, escreve! A palavra escrita é muito poderosa. Elabora cartazes com os teus objetivos, de preferência com imagens e mensagens de incentivo, e coloca em lugares visíveis para ti mesmo.

2. Elimina distrações. Se estiveres cercado de coisas que preferirias fazer, provavelmente, irás fazer essas coisas em vez de estudar.

3. Estabelece metas razoáveis. Planeia o teu dia de modo a incluir tempos de estudo adequados. Provavelmente, não irás muito longe se olhares para a sessão de estudo como uma “missão impossível”.

4. Basta fazê-lo. Uma vez embrenhado no estudo vais-te sentir muito melhor do que quando estavas preocupado em começar a estudar.

5. Valoriza o teu estudo! Quanto maior for o valor que deres a cada sessão de estudo, ou a cada ponto do programa, ou a cada bloco de exercícios, maior será a tua motivação.

6. Mantém um interesse pessoal. Procura um interesse real no que estás a estudar e vais ver como é mais fácil manteres-te concentrado.

7. Se paraste, não fiques parado! Quando um evento inesperado ameaça ou prejudica o teu objetivo, podes parar, pensar, redefinir a tua meta e mover a tua estratégia de estudo numa nova direção.

8. Sê criativo. Numa época de telefones inteligentes e vídeo, podes aproveitar os teus sentidos para realmente manter a informação que estudaste. Por exemplo, toma notas, lê-as para o gravador do telemóvel e depois ouve-as mais tarde durante o caminho para o colégio ou no regresso a casa. Também podes resumir as ideias-chave do teu estudo e compartilhá-las num blog ou através de um vídeo no YouTube. Durante o processo de realizar algo como isto, vais aprender de uma maneira mais eficaz, pois colocas em prática aquilo que estudaste.

9. Recompensa-te por estudar. Por exemplo, após uma sessão de estudo bem-sucedida, oferece-te um chocolate, um gelado ou um doce.

10. Sê afirmativo. Capta os pensamentos negativos e substitui-os por pensamentos positivos. Por exemplo, cria uma imagem mental de uma boa nota obtida no teste.

Bom Trabalho!

Prof. Isabel Cristina

 

 

GALERIA DE IMAGENS