FALAR SAÚDE Nº 58: Dieta Detox

Prof. Isabel Cristina
06/01/2014

Não necessariamente seguida por aqueles que têm o objetivo da perda de peso, a Dieta Desintoxicante, também conhecida como Dieta Detox, é recomendada para eliminar as toxinas adquiridas durante períodos de festas e eventos...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
06 de janeiro de 2013

 

 

 

 

 


"Procura limpar a vasilha antes de lançar nela seja o que for, quer dizer, antes de pregar a virtude, reforma os teus costumes.".
Epicteto


Falar Saúde Nº 58
Dieta Detox


Não necessariamente seguida por aqueles que têm o objetivo da perda de peso, a Dieta Desintoxicante, também conhecida como Dieta Detox, é recomendada para eliminar as toxinas adquiridas durante períodos de festas e eventos, em que geralmente são cometidos excessos devido ao elevado consumo de bebidas alcoólicas e refeições calóricas.

A Dieta Desintoxicante baseia-se no consumo de frutas, hortaliças, água e chás. Os seus seguidores acreditam que o consumo destes alimentos ajuda no funcionamento dos rins e fígado e, com isso, promove a eliminação de toxinas acumuladas no organismo.

O período de aplicação da dieta pode variar de 1 a 2 dias, período em que somente líquidos são permitidos.


Vantagens da Dieta Detox

Com a predominância de alimentos diuréticos na sua composição (água, chás, sumos e sopas), a dieta mantém o corpo hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que pode promover uma redução no peso corporal total. Além disso, as preparações são ricas em frutas, legumes e verduras, fontes de vitaminas e minerais que possuem uma ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce, e fibras que promovem a sensação de saciedade.


Desvantagens da Dieta Detox

A densidade calórica da Dieta Desintoxicante é extremamente baixa, ficando muito abaixo das necessidades energéticas de um individuo adulto devido à reduzida quantidade de hidratos de carbono, principal fonte de energia do corpo. A prática de atividade física durante a dieta não é recomendada.

A exclusão de gorduras e proteínas, mesmo que momentânea, contraria as recomendações propostas para uma alimentação saudável. A restrição de gorduras pode comprometer a absorção de vitaminas lipossolúveis. Já a drástica e prolongada restrição de proteínas pode prejudicar a formação de hormonas e a reparação de tecidos.

A perda de peso prometida pela dieta é causada pela eliminação de líquidos do corpo, ou seja, não devemos estender o período da dieta por acreditarmos que estamos a emagrecer, pois na verdade estamos apenas a perder líquidos.

Outra possível desvantagem da dieta é a ausência do estímulo para a mastigação e, assim, a sensação de saciedade não é estimulada.

Deixo-vos com os conselhos da nutricionista Lillian Barros para prepararem os vossos sumos detox.

"Os ingredientes presentes nos Sumos Detox podem variar de acordo com seu gosto e com os objetivos que pretende alcançar (ou até mesmo com a oferta disponível no frigorifico/fruteira). Deverá utilizar alimentos biológicos, produzidos sem fertilizantes, pesticidas e outros produtos tóxicos/químicos, pois estes vão de encontro ao compromisso e propósito de desintoxicação e desinflamação do organismo. Ao respeitar a natureza conseguiremos alimentos equilibrados e com as potencialidades nutricionais no pique dos seus benefícios. Não se esqueça que se quiser fazer mais do que um dia de Detox deverá variar a receita para não saturar ou enjoar o gosto. Contudo não exagere na quantidade de ingredientes. Em vez de misturar todos os ingredientes disponíveis de uma só vez, o mais indicado será variá-los a cada dia. Evitando assim que o sumo fique com um gosto pesado ou forte demais. Abaixo poderá ver quais os grupos de alimentos que deverá utilizar na confeção do seu Sumo Detox:

Folhas Verdes (até dois tipos): A couve, espinafres, rúcula, agrião, salsa e coentros são os mais indicados. Estes vegetais folhosos verdes escuros são ricos em antioxidantes, que protegem as células e outras estruturas da ação dos radicais livres. Apresentam também ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio (bom para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Para dar um aspeto e gosto mais refrescante poderá acrescentar folhas de hortelã fresca. Para otimizar a absorção do ferro das folhas verdes deverá juntar alimento rico em vitamina C (limão, lima, toranja, laranja, kiwi, por exemplo). Com as vidas cada vez mais ativas e a falta de tempo para ir ao mercado ou supermercado com frequência para renovar o stock de verduras frescas, poderá triturar as folhas num liquidificador ou varinha mágica e congelar o resultante em pequenas formas de gelo. Desta forma terá sempre disponível.

Frutas (até dois tipos): A fruta será a parte doce do sumo, não necessitando de qualquer adição de açúcar, vai permitir equilibrar o sabor não ficando demasiado adstringente. Por ser adocicada, a maçã é muito bem-vinda: contém pectina – fibra que ajuda a estabilizar a saciedade e a manter um funcionamento intestinal regular. Já os frutos vermelhos (amora, framboesa, morango, mirtilos) são ricos em antioxidantes e, por este motivo, são ótimos aliados no combate aos efeitos do stress do dia-a-dia e da poluição das grandes cidades. Os citrinos (laranja, toranja, lima, limão) são fontes naturais de vitamina C, que para além de melhorarem a absorção do ferro, ajudam a reforçar o sistema imunitário. O ananás/abacaxi, melão e pera fornecem vitaminas A, C e do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas. Por ter bromelina - enzimas que desdobram as proteínas -, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. Poderá também utilizar água de coco, que ajuda a repor minerais corporais.

Legumes (até dois tipos): o pepino tem cerca de 95% de água, ou seja, é um eficaz diurético e dá volume e cremosidade à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, do cabelo e das unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).

Raízes (apenas um tipo): a beterraba e a cenoura têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E, excelentes antioxidantes. Para deixar um sabor especial, utilize gengibre, que, para além de ser digestivo, acelera o metabolismo.

Sementes (apenas um tipo): a linhaça (moída ou inteira) e a chia são ricas em ácidos gordos essenciais, fundamentais ao equilíbrio do organismo e que se obtém apenas através da alimentação, pois o nosso organismo não as consegue produzir. São boas fontes de fibra, que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a regularem o trânsito intestinal.

Dicas para tornar o seu sumo detox ainda mais saboroso:

  •  Juntar legumes e, especialmente, raízes no sumo pode não agradar a todos os paladares. Mas existem alguns truques que ajudam a deixar a bebida sempre muito saborosa e apetecível. Se optar por espinafre, agrião ou rúcula, misture um pouco de hortelã para mascarar o sabor intenso destas folhas. O sumo fica também mais refrescante.

  •  Poderá utilizar água de coco em substituição da água comum. Este ingrediente deixa a bebida mais rica em minerais, saborosa e adocicada. Poderá também utilizar infusões de ervas ou frutos que ajudam a dar um sabor interessante.

  •  Para intensificar a ação diurética dos sumos, poderá também utilizar um chá ou infusão que reforce este potencial, como é o caso do chá verde, hibisco, cavalinha, dente de leão, entre outros. Os chás e infusões deverão ser adicionados frios ou gelados.

  •  Para "adoçar" a bebida, acrescente uma quantidade superior de fruta ou legumes naturalmente adocicados, como é o caso da banana, maçã e cenoura. Não utilize açúcar nem adoçante, pois não vão ao encontro dos principais objetivos dos Sumos Detox: desintoxicar e desinflamar o organismo.

  •  No final poderá acrescentar pedras de gelo no liquidificador e preparar um granizado encorpado para os dias mais quentes.

  •  Depois de preparado consuma de imediato o sumo, não o reserve para mais tarde, a fim de aproveitar todas as notas nutricionais na sua plenitude. Com a exposição prolongada ao ar, luz e temperatura poderemos perder algumas vitaminas mais sensíveis."


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS