FALAR SAÚDE Nº 61: Limpa a lata

Prof. Isabel Cristina
24/02/2014

Se nos dermos ao trabalho de olhar para os contentores do lixo no colégio, ao longo de uma semana, rapidamente verificamos que muitas das embalagens depositadas são latas de refrigerantes que os alunos consomem nos intervalos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
24 de fevereiro de 2014

 

 

 

 

 


O modo mais seguro de prevenir as revoltas é eliminar a sua matéria.
Francis Bacon


Falar Saúde Nº 61
Limpa a lata


Se nos dermos ao trabalho de olhar para os contentores do lixo no colégio, ao longo de uma semana, rapidamente verificamos que muitas das embalagens depositadas são latas de refrigerantes que os alunos consomem nos intervalos. O consumo exagerado de refrigerantes tem as suas desvantagens, que serão esclarecidas oportunamente, mas desta vez vou debruçar a minha atenção sobre a utilização das latas que os contêm.

Para a grande maioria de nós já é costume lavar as frutas e as verduras antes de as consumir. O que nem todos sabem, é que o mesmo deve ser feito com os alimentos enlatados, principalmente as bebidas. A recomendação dos profissionais de saúde está ligada ao risco de contaminação dessas embalagens. Como muitas vezes as latas e caixas ficam em depósitos sem nenhuma proteção, há possibilidade de que insetos ou roedores tenham circulado pelo local, deixando larvas ou urina, ou seja, existe a possibilidade de se contrair doenças como a leptospirose, a hepatite A e infeções gastrointestinais por bactérias. Risco este que pode ser eliminado com um simples cuidado: lavar a lata com água e sabão antes de beber.

Das doenças referidas, a leptospirose talvez seja aquela que menos pessoas conhecem e, por essa razão, ficam aqui alguns dados importantes.

A leptospirose é uma infeção rara, grave e contagiosa, causada por uma bactéria chamada Leptospira interrogans. A doença pode resultar do contacto direto com animais infetados, principalmente ratos, ou do contacto indireto com água (exceto água do mar) ou solo contaminados com a urina de animais infetados (desportos aquáticos em águas infetadas, campismo). Acredita-se que diversas pessoas já tenham sido contaminadas pela bactéria em latas de bebidas.

Os sintomas são inicialmente semelhantes aos da gripe. O período de incubação é de 2 a 14 dias e a 1ª fase da doença (3 a 7 dias) inicia-se por febre, dores musculares e arrepios. Depois, há uma melhoria temporária até começar a 2ª fase, relacionada com a resposta do organismo à infeção, com sintomas muito variáveis: cefaleias (dor de cabeça), febre baixa, vómitos, exantema (pintinhas na pele), e fotofobia (sensibilidade ocular à luz). A leptospirose pode levar à morte!

Assim, antes de beberem diretamente da lata, lembrem-se:

  •  Se possível, lavá-la com a água e sabão, em especial na zona de contacto com a boca.

  •  Se não for possível, passar um guardanapo de papel e utilizar uma palhinha para não tocar diretamente com a boca na lata.

  •  Verificar se o mesmo cuidado é tido nos cafés, bares ou restaurantes. Na dúvida, pedir para que a lata seja lavada.

  •  Em casa, certificar-se que as latas são lavadas e armazenadas num lugar limpo, arejado, longe do chão, do lixo e de materiais de limpeza. 


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS