FALAR SAÚDE Nº 63: Primeiros Socorros - Feridas

Prof. Isabel Cristina
04/04/2014

Por solicitação de alguns leitores assíduos desta rubrica venho, desta vez, abordar um tema que pode fazer a diferença: “Como proceder em caso de acidentes, lesões ou doenças que acontecem subitamente?”

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
04 de abril de 2014

 

 

 

 

 


O que arde cura, o que aperta segura.
Provérbio popular


Falar Saúde Nº 63
Primeiros Socorros: Feridas


Por solicitação de alguns leitores assíduos desta rubrica venho, desta vez, abordar um tema que pode fazer a diferença: “Como proceder em caso de acidentes, lesões ou doenças que acontecem subitamente?” Assim, este será o primeiro de alguns artigos sobre técnicas de socorro, que não exijam uma intervenção especializada, pois a ajuda imediata depende frequentemente de familiares, colegas ou pessoas que estão no local certo à hora certa.

Pequenos golpes e arranhadelas fazem parte do nosso dia-a-dia, são as chamadas “feridas simples” e qualquer um pode tratar, desde que siga regras muito simples, de modo a evitar complicações. As feridas simples são superficiais, pouco extensas, pouco sujas e sem corpos estranhos e que não afetam os olhos, ou outros órgãos considerados frágeis, e orifícios naturais.

Então, o que fazer perante uma ferida simples?

  1. Evitar entrar em contacto com o sangue ou outros fluidos corporais da pessoa, lavar as mãos com água e sabão e, se possível, usar luvas descartáveis.

  2.  Se a hemorragia não tiver ainda estancado sozinha, aplicar pressão direta sobre a lesão.

  3.  Lavar a ferida, sem esfregar, com água da torneira corrente, limpa e fria; se não houver água da torneira disponível, usar água engarrafada ou soro fisiológico.

  4.  Após a lavagem, secar em redor da ferida, sem tocar na mesma; utilizar uma compressa ou um pano limpo e nunca algodão, porque os seus fios adeririam à ferida que deve manter-se limpa.

  5.  Proceder à aplicação de um antisséptico que assegure a eliminação de microrganismos que possam provocar uma infeção.

  6.  Cobrir a ferida com gaze e adesivo, caso esta esteja numa zona muito exposta, e exista um evidente risco de se sujar, ou quando a sua localização a expõe a determinados atritos; caso contrário convém deixar a ferida ao ar livre de modo a facilitar a sua cicatrização.

  7.  Alertar a pessoa para os perigos do tétano e lavar as mãos após a prestação do socorro.


Nota importante sobre os antisséticos

Os antissépticos devem ser eficazes sem irritar ou agredir os tecidos. Entre os mais utilizados encontra-se a povidona iodada, mais conhecida como Betadine ou clorexidina (apesar de retardar um pouco a cicatrização).

Desaconselha-se o uso do álcool e da água oxigenada pois longe vai o tempo da expressão “o que arde cura…”. A utilidade do álcool e da água oxigenada não só não é tão eficaz como se pensa, mas pode ser prejudicial e, oficialmente, o seu uso está desaconselhado em feridas abertas. Tanto um como outro são bons desinfetantes sobre superfícies, pele intacta e objetos, mas não são eficazes na eliminação de germes sobre tecidos vivos, especialmente em feridas e mucosas.

Isto deve-se a um mecanismo químico que os inativa, em grande medida, no contato com tecidos vivos. Daqui resulta que desinfetam à superfície, mas muito pouco ou nada em profundidade. Também são muito pouco específicos, isto é, não distinguem entre germes e células dos tecidos da ferida, agredindo ambos por igual. É por isso que fazem arder!

A água oxigenada é particularmente útil para estancar o sangue, mas atrasa a cicatrização, enquanto o álcool é ótimo na desinfeção das mãos, mas é muito agressivo.

Deve-se igualmente evitar a utilização de antissépticos muito coloridos, como o mercurocromo, porque tingem a zona de um vermelho intenso que dificulta a deteção de sinais que anunciem a eventual infeção da ferida.

Em suma, à falta de produtos químicos específicos, a água e o sabão são a melhor opção.


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS