UM LIVRO POR SEMANA: Nó

Marco Pereira e João Malheiro, do 10.º H2
08/06/2015

Neste livro, somos confrontados com uma série de poemas que não contêm uma ligação temática entre si.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 



Título
: “Nó”
Autor: Daniel Jonas
Editora: Assírio e Alvim
Modo/género literário: Lírico / Soneto


Neste livro, somos confrontados com uma série de poemas que não contêm uma ligação temática entre si.

A capa é inspirada pelo poema do livro “Do ventre da baleia ergui o meu grito.”, que é uma representação lírica de uma lenda bíblica, onde a personagem principal partilha o mesmo nome do autor (Jonas).

Neste conjunto de sonetos, não existe um tema específico, mas sonetos com temáticas independentes (por exemplo: o primeiro poema relata uma lenda bíblica -“Senhor (dizer teu só é bom)”, e o segundo fala-nos de amor - “Ou resvalando os lábios plo teu nome”).

Estes sonetos podem causar uma ligeira confusão ao leitor devido às constantes mudanças de tema. No entanto, estas mudanças criam variedade ao livro, o que garante que os temas nunca chegam a ficar gastos.

Para além das mudanças temáticas, este livro apresenta um alto tom hiperbólico e metafórico, o que dificulta a leitura para os leitores com menor capacidade de interpretação. Porém, para quem conseguir entender as metáforas, este aspeto acaba por ser a melhor característica do livro e o que o diferencia de outros.

Em suma, este livro proporciona ao leitor uma boa sessão de leitura, que qualquer fã de poesia irá de certeza apreciar. Pode ser complicado, mas, se investirmos tempo nele, acaba por ser um ótimo livro de sonetos.


Marco Pereira e João Malheiro, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS