FALAR SAÚDE Nº 68: Costas direitas

Prof. Isabel Cristina
16/09/2014

No regresso aos “bancos da escola”, enfrentamos a necessidade de nos sentarmos durante as aulas, pois é biologicamente “desequilibrante” passar muito tempo em pé, sobretudo se a mobilidade é reduzida.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
16 de setembro de 2014

 

 

 

 

 


Pequenos descuidos produzem grandes males
Benjamim Franklin


Falar Saúde Nº 68
Costas direitas


No regresso aos “bancos da escola”, enfrentamos a necessidade de nos sentarmos durante as aulas, pois é biologicamente “desequilibrante” passar muito tempo em pé, sobretudo se a mobilidade é reduzida.

Assim, as cadeiras são auxiliares preciosos para assistirmos a uma aula de 45 ou 50 minutos, repetidos várias vezes ao longo de um dia inteiro. Digo cadeiras e não bancos, porque os bancos, dada a ausência de suporte para as costas, não são a melhor opção para tempos prolongados.

Mas não basta apenas “sentar”, é preciso “sentar bem”! E porquê? Porque o modo como nos sentamos influencia a nossa saúde.

Quase todos, senão todos, sabemos que a postura correta numa cadeira evita a dor nas costas e previne sérias lesões na coluna vertebral, uma vez que, quando uma pessoa se senta mantendo a boa postura, há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente, evitando um desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna.

O que muitos não imaginam é que uma boa postura também facilita a respiração, melhora a aparência, melhora a autoestima, evita doenças várias e aumenta a concentração e a capacidade de raciocínio!

De facto, uma postura corporal correta, quando adotada com regularidade, ajuda a criar atitudes promotoras de uma maior e melhor aprendizagem, que é o objetivo máximo daquilo que nos leva a estar sentados nas cadeiras de uma sala de aulas. É importante salientar que se sentar numa posição equilibrada não torna ninguém mais inteligente, que não é o truque para atingir, espontaneamente, os tão valorizados “20’s”, mas contribui para um maior grau de concentração que nos permite captar, com maior facilidade, toda informação partilhada pelo professor.
Em suma, treinar a postura corporal, na juventude, não só melhora as qualidades do estudante como é essencial para a prevenção de possíveis problemas de saúde, permitindo disfrutar a vida com maior prazer.

Dicas para uma boa postura:

  •  Não cruzar as pernas e deixá-las ligeiramente afastadas, com os pés bem apoiados no chão, mas é importante que a altura da cadeira tenha a mesma distância entre o joelho e o chão;

  •  Sentar sobre o cóccix e inclinar o quadril levemente para a frente;

  •  Manter as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna, ou seja, a coluna deverá formar um suave S quando observada lateralmente;

  •  Posicionar os ombros levemente para trás;

  •  Os braços deverão estar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços deverão estar apoiados na mesa de trabalho;

  •  Olhar para o horizonte e manter o queixo paralelo ao chão. Evitar ao máximo ter que baixar a cabeça para ler ou escrever num computador; se necessário, movimentar o ecrã do computador.

Sem dúvida que a cadeira (ideal) na qual nos sentamos também é importante para mantermos a melhor das posturas durante os longos períodos de aula. No entanto, sabemos que não é possível a um estabelecimento de ensino apresentar um conceito de cadeira otimizado, pois os alunos não têm todos o mesmo tamanho.

Resta-me desejar que treinem a vossa postura, melhorem a vossa saúde e que tenham um ótimo ano letivo cheio de sucessos.


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS