FALAR SAÚDE Nº 69: Fruta da época

Prof. Isabel Cristina
01/10/2014

A Direção Geral de Saúde defende que a fruta representa uma parte fundamental numa alimentação saudável. O consumo de frutas diário fornece uma quantidade considerável de minerais e de vitaminas...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
1 de outubro de 2014

 

 

 

 

 


“O amor é uma fruta de todas as estações”
Madre Teresa de Calcutá


Falar Saúde Nº 69
Fruta da época


A Direção Geral de Saúde defende que a fruta representa uma parte fundamental numa alimentação saudável. O consumo de frutas diário fornece uma quantidade considerável de minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, cobre, etc.) e de vitaminas, especialmente, vitamina C. Para além disso, as frutas fornecem quantidades relativamente reduzidas de calorias.

Neste sentido, o consumo de fruta deve ser diário, ou seja, segundo as porções da Roda dos Alimentos, devem consumir-se 3 a 5 porções diárias, sendo que uma porção equivale a uma peça de fruta de tamanho médio (160g).

Mas haverá algum critério de seleção da fruta que consumimos diariamente? Sim, o critério da “época ideal”.

Tal como o amor, as frutas, hoje em dia, são de todas as épocas. Já lá vai o tempo em que era preciso esperar pelo verão para saborear as cerejas ou pelo inverno para trincar as castanhas. Os mais novos nem devem saber do que falo, pois, quando entram num supermercado, encontram todas as frutas durante todo o ano.

No entanto, os alimentos cultivados em estufa não só são mais dispendiosos como são mais pobres em vitaminas e nutrientes, em relação aos frutos da estação. Também o seu sabor e aroma se veem comprometidos, quando comparados com os alimentos que amadurecem expostos ao sol. Para produzir frutas ao longo de todo o ano, os produtores utilizam técnicas de irrigação, cruzamentos genéticos, estufas e até produtos químicos que aceleram, ou retardam, o ciclo natural das plantas.

É claro que nem todos têm a oportunidade de comer fruta "diretamente da árvore" e, sem as estufas, não conseguiríamos produzir alimento para todos os habitantes do planeta, mas podemos e devemos ter algum cuidado quando vamos às compras e tentar selecionar a fruta de época, porque é uma escolha mais saudável, saborosa, barata e agride menos o planeta ao ser produzida.

As frutas da época têm ainda outra vantagem, isto é, elas indicam-nos os nutrientes que devemos ingerir conforme as condições climatéricas: no verão e na primavera, aparecem frutas com maior teor em água para ajudar na hidratação; no outono, aparecem frutas mais energéticas que ajudam o organismo a preparar-se para o frio; e no inverno, frutas ricas em vitamina C, como os citrinos, para combater gripes e constipações.

Deixo-vos com algumas indicações da Direção Geral de Saúde para garantir, diariamente, as recomendações alimentares de fruta:

  •  Junte fruta ao seu pequeno-almoço;

  •  Adicione pedaços de fruta aos cereais integrais de pequeno-almoço ou ao iogurte, obtendo pratos mais coloridos, apetitosos e saudáveis;

  •  Faça da fruta a sua sobremesa por excelência;

  •  Crie novas preparações culinárias que incluam fruta;

  •  Pelo menos uma das peças de fruta a consumir ao dia deve ser um fruto rico em vitamina C (ex.: laranja, kiwi, tangerina, morangos, maçã, etc.);

  •  Lembre-se que os sumos de fruta naturais devem ser bebidos no momento em que são feitos, caso contrário o seu conteúdo em vitaminas diminui consideravelmente.

E quanto à época ideal para o consumo das diferentes frutas, aconselho a consulta do calendário da Deco Proteste “Fruta e legumes na época ideal” que pode ser acedido em www.deco.proteste.pt .


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS