FALAR SAÚDE Nº 70: FALSA BELEZA

Prof. Isabel Cristina
13/10/2014

Os ginásios estão na moda, disso não há dúvidas. Também penso que ninguém tem dúvidas quanto aos benefícios do exercício físico para a saúde.A questão que se coloca no “casamento” entre o exercício físico e o ginásio é se estes dois sabem como ser felizes.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
13 de outubro de 2014

 

 

 

 

 


Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo.
Confúcio


Falar Saúde Nº 70
Falsa beleza


Os ginásios estão na moda, disso não há dúvidas. Também penso que ninguém tem dúvidas quanto aos benefícios do exercício físico para a saúde. A questão que se coloca no “casamento” entre o exercício físico e o ginásio é se estes dois sabem como ser “felizes para sempre”.

Quando se procura apenas um corpo musculado e que chame a atenção, promovendo uma autoestima desfocada e uma saúde aparente, podemos afastar-nos do objetivo “corpo são”. A massa muscular que estes indivíduos procuram conseguir obter, e em pouco tempo, leva-os ao caminho da perdição, ou seja, ao consumo de esteroides anabolizantes.

Mas o que são estes esteroides? O que fazem? Quais os seus efeitos colaterais?

Os esteroides anabolizantes, ou apenas anabolizantes, são drogas relacionadas com a hormona sexual masculina produzida nos testículos, ou seja, são hormonas sintéticas que imitam as funções da testosterona.

A testosterona natural tem dois efeitos distintos no organismo:

A. Efeito andrógeno: influencia as características sexuais secundárias masculinas, como a mudança de voz, o crescimento do pénis, o crescimento de bigode, barba e outros pelos e a agressividade;

B. Efeito anabólico: tem influência no controlo de gordura, aumento de massa muscular, força, etc.

Então, os anabolizantes simulam os efeitos anabólicos da testosterona (síntese de moléculas complexas), ao mesmo tempo que minimizam os seus efeitos andrógenos, podendo ser utilizados no tratamento de algumas doenças. No entanto, o seu consumo, por parte de fisioculturistas e jovens praticantes de musculação, tem aumentado significativamente, pois um dos mais importantes atributos dos anabolizantes é a sua capacidade de estimular a síntese de proteínas uma vez que, na sua presença, o corpo tende a armazenar azoto promovendo um maior crescimento muscular, com consequente aumento da força física. De acordo com um estudo realizado numa competição Nacional de Culturismo e em 6 ginásios da região metropolitana do Porto, em 2012, a utilização de anabolizantes era elevada (53,6%). Os consumidores eram, maioritariamente, homens jovens, culturistas, com curso superior, motivados pela estética e desempenho competitivo e com o intuito de aumentar a massa muscular (100%), aconselhados por amigos ou por iniciativa própria, e que adquiriram os anabolizantes em farmácias, sem receita médica.

Os principais e mais utilizados anabolizantes são a Oximetolona, o Donazol, o Fluoximetil Testosterona, a Mesterolona, a Tetrahidrogestrinona (THG), a Desoximetiltestosterona (Madol) e a Norboletona (Genabol) e podem ser tomados em comprimidos ou em injetáveis.

Quando tomados sem vigilância médica, e em doses demasiado elevadas, as consequências podem ser as mais variadas, até mesmo culminar com a morte. A título de exemplo:

  • Nos homens: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia);

  • Nas mulheres: aparecimento de sinais masculinos como voz grossa, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição das mamas, pelos faciais e aumento de tamanho do clítoris;

  • Em adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto das suas vidas;

  • Em adultos de ambos os sexos: aparecimento de tumores no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração nos valores do colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento da agressividade.

Em suma, os anabolizantes são muito perigosos para a saúde e, por isso, se queres ter um corpo saudável e com os músculos bem definidos, não precisas de drogas. Não te deixes enganar, colocando em risco a tua vida em função da aparência física, pois, com treino diário e com a ajuda de um treinador, uma alimentação saudável e muita paciência, os resultados serão semelhantes.


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS