FALAR SAÚDE Nº 71: Rico grão

Prof. Isabel Cristina
30/10/2014

Comum no mundo dos vegetarianos, a soja é, frequentemente, um alimento ignorado pelos amantes da carne. No entanto, esta leguminosa de aspeto singelo é tão rica que deveria fazer parte das refeições de qualquer família...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
30 de outubro de 2014

 

 

 

 

 


Há aparências de dureza que ocultam tesouros de sensibilidade e de afeto.
Júlio Dinis


Falar Saúde Nº 71
Rico grão


Comum no mundo dos vegetarianos, a soja é, frequentemente, um alimento ignorado pelos amantes da carne. No entanto, esta leguminosa de aspeto singelo é tão rica que deveria fazer parte das refeições de qualquer família, até porque é considerada um alimento funcional, isto é, além de atuar em funções nutricionais básicas, desencadeia efeitos benéficos à saúde. Vamos conhecê-la melhor.

A soja é uma planta que pertence à família Fabaceae, família das leguminosas, à qual também pertencem plantas como o feijoeiro (Phaseolu vulgaris), a lentilha (Lens culinaris), o grão-de- bico (Cicer arietinum) e a ervilheira (Pisum sativum). As leguminosas não são legumes, mas sim todos os grãos produzidos em vagens.

No Oriente, a soja já é conhecida há mais de 5000 anos. Pelo contrário, no Ocidente, só na última década é que esta leguminosa se tornou um produto bastante conhecido. Para além de a soja ser utilizada na indústria alimentícia, o óleo extraído da mesma pode ser refinado e utilizado para fins não alimentares, destinados à produção de velas, desinfetantes, sabões e produtos de cosmética.

A soja é um dos alimentos mais versáteis e completos que o Homem conhece: versátil, uma vez que esta planta pode ser combinada com os mais variados alimentos (leite, bolachas, manteiga, farinha, …); e completo, porque a soja é um alimento muito nutritivo. Esta planta é altamente rica em proteínas, dado que contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais ao bom funcionamento do organismo humano. Por outro lado, também é rica em lípidos, fibras e algumas vitaminas (como, por exemplo, vitamina B6 e vitamina E) e minerais (magnésio, fósforo e ferro). Também contém, na sua constituição, fitoestrogénios (como, por exemplo, as isoflavonas), que são substâncias químicas de origem vegetal que se assemelham às hormonas estrogénicas femininas. A quantidade de isoflavonas na planta de soja depende das condições climáticas às quais a planta foi exposta, já que o teor desta substância, nesta planta, é superior se esta tiver sido cultivada em regiões frias.

Há quem substitua o consumo de carnes pelo consumo de soja, pois este é um alimento que contém um teor proteico superior ao da carne e ao dos ovos. No entanto, a soja não possui na sua constituição vitamina B12 (que se encontra na carne), que é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos e para a prevenção de anemias, pelo que o seu consumo também é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Benefícios do consumo de soja:

  •  Regularização do ciclo menstrual;

  • Alívio dos sintomas da menopausa;

  • Diminuição dos níveis de colesterol “mau”;

  • Diminuição do risco de:

  • Cancro da mama;

  •  Arteriosclerose;

  •  Trombose;

  •  Osteoporose;

  •  Insuficiência renal;

  • Diarreia infantil;

  • Alergia infantil.


Como consumir?

1 - Óleo de soja: é o óleo mais consumido no Mundo e pode ser utilizado para fritar os alimentos;

2 - Farinha de Soja: possui propriedades que ajudam no processo de emagrecimento e pode ser utilizada para a confeção de sopas, doces e bolos;

3 - Leite de soja: possui uma aparência muito semelhante ao leite de vaca, podendo ser encontrado sob a forma líquida ou em pó. Em geral, é aromatizado e pode ser utilizado na preparação de sumos de frutas;

4 - Tofu: tem uma estrutura semelhante à do queijo, razão pela qual também é chamado de “queijo de soja”. É elaborado a partir do leite de soja e pode ser comido de várias formas (cru, frito, cozido), nomeadamente, nas saladas ou, em substituição de queijo ou manteiga, como acompanhamento de pães;

5 - Soja torrada: é semelhante a um amendoim torrado, sendo consumida da mesma maneira que os amendoins, como um aperitivo, ou serve para enriquecer o café da manhã.

Mas como “não há bela sem senão”…

A soja é, sem dúvida, um alimento funcional muito completo, pois, para além de nutrir, previne doenças. No entanto, alguns estudos recentes têm referido problemas relacionados com o consumo excessivo de soja. De acordo com estas pesquisas, um consumo exagerado de soja pode interferir no funcionamento da tiroide, não sendo indicado o seu consumo para quem tem predisposição para o hipotiroidismo. Por outro lado, alguns países também questionam o consumo de soja pelas crianças, visto que ainda não existem estudos a longo prazo que indiquem os efeitos da isoflavona em organismos em desenvolvimento.

Mesmo assim, os investigadores sugerem o consumo de 20 a 35g de soja / derivados de soja por dia, não somente pelas possíveis vantagens que esta planta poderá trazer à nossa saúde, mas, principalmente, pelo facto de ser um alimento rico em diversos nutrientes, contribuindo assim para a diversificação das nossas refeições diárias. Experimentem!

Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS