FALAR SAÚDE Nº 74: Gripe: proteja-se!

Prof. Isabel Cristina
05/01/2015

Com o novo ano surge a ameaça de sermos confrontados com uma estirpe ligeiramente do vírus da gripe, do tipo H3N2. Este Influenza é particularmente agressivo, uma vez que é novidade...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
05 de janeiro de 2015

 

 

 

 

 


No reino do espírito, busque clareza;
no mundo material, busque utilidade.
Wilhelm Leibniz


Falar Saúde Nº 74
Gripe: proteja-se!


Com o novo ano surge a ameaça de sermos confrontados com uma estirpe ligeiramente do vírus da gripe, do tipo H3N2. Este Influenza é particularmente agressivo, uma vez que é novidade, o que significa que as populações ainda não adquiriram a adequada imunidade. Os especialistas preveem que esta estação da gripe vai ser dura.

A gripe é uma doença aguda viral que afeta predominantemente as vias respiratórias e ocorre, geralmente, entre novembro e março, no hemisfério norte, e entre abril e setembro, no hemisfério sul, pelo que é designada por sazonal.

O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto, por exemplo, através das mãos. O período de contágio começa um a dois dias antes do início dos sintomas e vai até sete dias depois; nas crianças, pode ser maior.

No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de mal-estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos. Nas crianças, os sintomas dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrintestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos 3 anos. Na criança maior, os sintomas são semelhantes aos do adulto.

A Direção Geral de Saúde recomenda a vacinação e, por isso, aqui ficam alguns esclarecimentos e conselhos úteis divulgados por esta entidade.

Como se evita a gripe?

A gripe pode ser evitada através da vacinação anual. Evitar o contacto com pessoas com a doença e lavar frequentemente as mãos ajudam a diminuir a probabilidade de contágio.

Quem deve ser vacinado contra a gripe?

Devem ser vacinadas as pessoas que têm maior risco de sofrer complicações depois da gripe:

  •  Pessoas com 65 e mais anos de idade, principalmente se residirem em instituições;

  •  As pessoas com mais de seis meses de idade que sofram de doenças crónicas dos pulmões, do coração, dos rins ou do fígado; de diabetes em tratamento (comprimidos ou insulina); de outras doenças que diminuam a resistência às infeções.

Quem não deve ser vacinado contra a gripe?

As pessoas com alergia grave ao ovo ou que tenham tido uma reação alérgica, grave, a uma dose anterior de vacina contra a gripe.

A vacina contra a gripe funciona?

Sim. A vacinação reduz muito o risco de contrair a infeção e se a pessoa vacinada for infetada terá uma doença mais ligeira.

A vacina pode provocar a gripe?

Não. A vacina contra a gripe não contém vírus vivos, pelo que não pode provocar a doença.

No entanto, as pessoas vacinadas podem contrair outras infeções respiratórias virais que ocorrem durante a época de gripe.

A vacina dá proteção a longo prazo?

Não, porque o vírus muda constantemente, surgindo novos tipos de vírus para os quais as pessoas não têm imunidade e a vacina anterior não confere proteção adequada. Assim, é necessário que a vacina seja diferente em cada ano.

Quando deve ser feita a vacinação?

Como, em Portugal, o pico da atividade gripal tem ocorrido entre dezembro e fevereiro, a vacinação deve ser feita, preferencialmente, em outubro/novembro, podendo, no entanto, decorrer durante todo o outono e inverno.

Onde se compra a vacina?

A vacina compra-se nas farmácias e, com receita médica, é comparticipada.

Como se deve guardar a vacina?

Depois de comprada, a vacina deve ser administrada logo que possível. Até a levar ao serviço de saúde para ser administrada, a vacina deve ser conservada dentro da embalagem, no frigorífico, entre +2º e +8ºC (nas prateleiras do meio do frigorífico e não na porta).

Cuide-se!

  •  Fique em casa, em repouso.

  •  Não se agasalhe demasiado.

  •  Meça a temperatura ao longo do dia.

  •  Se tiver febre, pode tomar paracetamol (mesmo as crianças). Não dê ácido acetilsalicílico às crianças (aspirina).

  •  Se está grávida ou amamenta, não tome medicamentos sem falar com o seu médico.

  •  Utilize soro fisiológico para a obstrução nasal.

  •  Não tome antibióticos sem recomendação médica. Não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura.

  •  Beba muitos líquidos: água e sumos de fruta.

  •  Se viver sozinho, especialmente se for idoso, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.

Evite transmitir a gripe.

  • Reduza, na medida do possível, o contacto com outras pessoas.

  •  Lave frequentemente as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilize toalhetes.

  •  Use lenços de papel de utilização única (deite nos sanitários ou no lixo comum).

  •  Ao espirrar ou tossir, proteja a boca com um lenço de papel ou com o antebraço; não utilize as mãos.

Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS