FALAR SAÚDE Nº 74: Maquilhagem

Prof. Isabel Cristina
19/01/2015

Por definição, a maquilhagem consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, de embelezamento ou disfarce, seguindo em alguns casos as tendências da moda.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
19 de janeiro de 2015

 

 

 

 

 


Demasiada maquilhagem e muito pouca roupa para vestir é sempre um sinal de desespero para a mulher.
Oscar Wilde


Falar Saúde Nº 75
Maquilhagem


Por definição, a maquilhagem consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, de embelezamento ou disfarce, seguindo em alguns casos as tendências da moda.

A ideia seria utilizar estes produtos para corrigir algumas imperfeições da pele, como olheiras, espinhas ou manchas. No entanto, assistimos, muitas vezes, ao exagero, quer de cores quer de quantidades, nomeadamente em jovens mulheres cuja frescura própria da idade é ofuscada por uma total desadequada maquilhagem, apenas explicada por uma “autoimagem distorcida”.


Perigos da maquilhagem

O universo dos cosméticos faz parte do dia a dia das mulheres. Umas são mais alucinadas e colecionam produtos, outras já são mais básicas e têm apenas o necessário. Comum a ambas parece ser a frequência com que utilizam produtos fora do prazo de validade. De facto, e de acordo com estudos realizados, a maior parte das mulheres utiliza maquilhagem fora da validade, o que pode trazer riscos à saúde.

Os cosméticos fora da validade não devem ser usados de forma alguma, nem mesmo um mês após esse prazo. Isto porque o prazo é determinado para que o produto tenha uma composição estável e uma concentração ativa dos seus componentes. Além disso, a eficácia dos conservantes só é garantida dentro do prazo de validade, ou seja, os produtos podem ficar contaminados por bactérias. Às vezes, com a contaminação, há mudança de cheiro, cor e textura do produto, mas outras vezes não. Por isso, há que ficar atento à data de validade.

As consequências de usar cosméticos fora de validade vão além de irritações, vermelhidão, acne, ardência nos olhos, infeções, comichão e outros processos alérgicos. Geralmente, as principais áreas afetadas são os olhos, as pálpebras e as bochechas. No caso dos olhos, região que pede mais atenção por ser mais sensível, aplicar sombra, rímel ou lápis pode causar conjuntivite bacteriana.
É importante lembrar que os cosméticos devem ser guardados em locais secos e à temperatura ambiente, de preferência dentro de um armário ou de uma gaveta, porque podem sofrer alterações na sua composição.

Não adianta nada utilizar os produtos que estejam dentro da validade, mas que não estejam bem conservados. Uma dica é não os deixar em lugares húmidos, como a casa de banho, em locais demasiado quentes e em sítios expostos ao sol, ou com demasiada luz. O batom esquecido no carro exposto ao sol, por exemplo, vai sofrer alterações de forma rápida porque contém óleos e ceras.

Produtos de beleza como as máscaras, sombras e bases foram considerados perigosos para a saúde das mulheres. Investigadores americanos descobriram que aqueles podem conter elementos químicos relacionados com o cancro, a infertilidade ou o descontrolo hormonal.

Além do que foi referido anteriormente, existem outros inconvenientes como o mau uso da maquilhagem que pode acelerar o processo do envelhecimento; o lápis aplicado repetidamente na pálpebra faz com que se altere o pH da lágrima, comprometendo a sua função de proteção; e utilizar pincéis, esponjas ou dedos sem a higiene adequada também pode contaminar os produtos na embalagem e fazer com que eles percam as suas propriedades conservantes.

Partilhar a maquilhagem também não é recomendável, uma vez que é um dos motivos que permite o trânsito de microrganismos. Por exemplo, o herpes é, muitas vezes, transmitido pelo batom. O rímel, por sua vez, pode transportar na escovinha o microrganismo que provoca a conjuntivite.


Remover a maquilhagem

Na hora de remover o cosmético, também é preciso ter cuidado. Use apenas produtos desmaquilhantes num pedaço de algodão, mas sem esfregar a pele. E o cuidado deve ser redobrado nas pálpebras. Os movimentos têm de ser feitos de fora para dentro, em direção ao nariz, senão as impurezas penetram nos olhos e surge o risco de infeção.

Em suma, devemos…

  •  Ler todas as informações das embalagens dos produtos antes de os adquirir;

  • Utilizar os produtos dentro do prazo de validade;

  • Ter cuidado na forma como os usamos;

  • Remover a maquilhagem antes de dormir;

  • Suspender o produto em caso de irritação e procurar um médico.

A maquilhagem deve servir para nos dar um aspeto mais saudável, não para nos pôr doentes!

Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS