FALAR SAÚDE Nº 77: Enxaquecas

Prof. Isabel Cristina
02/03/2015

A enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça, intensa e pulsátil (latejante), que normalmente afeta um lado da cabeça.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
02 de março de 2015

 

 

 

 

 


Às vezes a vida vai-te golpear a cabeça com um tijolo.
Não percas a fé.
Steve Jobs


Falar Saúde Nº 77
Enxaquecas

A enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça, intensa e pulsátil (latejante), que normalmente afeta um lado da cabeça. A acompanhar a dor podem surgir sintomas como vómitos, náusea e intolerância à luz (fotofobia) e ao som (fonofobia). Estes sinais podem durar apenas algumas horas, mas, em casos excecionais, podem ir até três dias. A enxaqueca tem uma componente genética e é uma resposta individual a fatores ambientais, como o barulho, o som, etc. Incapacidade, baixa qualidade de vida e diminuição do rendimento escolar ou profissional são apenas algumas das consequências.

São vários os sinais de alarme:

  • primeira vez que tem uma dor de cabeça muito intensa;

  •  súbita e violenta cefaleia, como se tivesse levado uma pancada na cabeça;

  •  vómitos e febre alta a acompanhar a dor;

  •  tratamento não alivia sintomas;

  •  dores de cabeça acompanhadas por sintomas estranhos (vê mal de um olho, fica com dores quando se penteia ou mastiga, etc.);

  •  alteração repentina das dores de cabeça, ao nível da intensidade e dos sintomas. Nestes casos, a origem pode estar num problema mais grave (meningite, trombose, hemorragia cerebral, etc.).

Consulte, urgentemente, o seu médico.

Certas mudanças no estilo de vida podem fazer a diferença na prevenção deste tipo de cefaleia. Faça um diário das suas dores de cabeça, marcando datas, duração, intensidade da dor, sintomas e outros fatores relevantes. É uma ferramenta indispensável para compreender as possíveis causas. Desta forma, poderá, com o seu médico, identificar os fatores que causaram a cefaleia, bem como o melhor tratamento. Adote um estilo de vida saudável e não exagere no consumo de analgésicos. Procure manter hábitos de sono regulares e evite picos de maior stresse. Não salte refeições e coma regularmente e a horas. Pode já começar a deixar de fumar.

Na escolha do tratamento, enquanto uns preferem os medicamentos, outros optam por diferentes recursos, como psicoterapia ou outras terapias complementares. A intensidade, a frequência das crises e as características dos sintomas devem ser tidas em conta. A forma como cada um faz o tratamento é também fundamental para analisar a sua eficácia. Por exemplo, um paciente que espere muito tempo para tomar a medicação corre o risco de a vomitar. Aconselha-se, por isso, iniciar o tratamento com antecipação (ou seja, logo que surjam os primeiros sinais) e na menor dose possível. Ainda é impossível impedir as crises, mas a enxaqueca pode ser adiada, suavizada e o seu impacto pode até ser reduzido.

Para as enxaquecas moderadas ou ligeiras, os analgésicos comuns, como o paracetamol, o ácido acetilsalicílico e o ibuprofeno poderão ser suficientes. Outros medicamentos utilizados são os antieméticos, que evitam os vómitos e diminuem as náuseas. Quando os analgésicos tradicionais não são suficientes, deve encarar-se a possibilidade de tomar medicação específica para a enxaqueca.

Tomar medicamentos regularmente contra a dor, sejam analgésicos simples ou medicamentos para as enxaquecas, pode causar o efeito contrário. Em vez de impedir as dores de cabeça, podem provocá-las. O organismo habitua-se à medicação e a dor de cabeça é causada pelo próprio tratamento: trata-se do "efeito rebound".

Tomar diariamente um analgésico, mesmo que seja numa dose pequena, torna o paciente mais suscetível de sofrer uma enxaqueca, do que se tomar uma dose mais forte uma vez por semana. Quem toma analgésicos, ou medicamentos específicos, para a enxaqueca mais de duas vezes por semana deve interromper este tipo de medicação, pois é sinal de que não está a fazer o efeito desejado.b Ao princípio poderá ter sintomas de ressaca, mas as características normais da dor de cabeça acabarão por voltar e aí será possível aplicar o tratamento correto. Depois, convém consultar o seu médico, para aconselhar uma alternativa mais adequada para o problema.

Algumas pessoas preferem recorrer às terapias complementares. Apesar de ainda não existirem muitos estudos científicos sobre a sua eficácia, algumas poderão amenizar a intensidade das crises. A acupuntura, por exemplo, é muito utilizada na prevenção da enxaqueca. No entanto, esta terapia não parece eficaz no que toca aos ataques agudos. A quiropraxia é também um dos tratamentos alternativos mais procurados, quando a enxaqueca é acompanhada por dores musculares. Contudo, também não existem estudos científicos que comprovem a sua eficácia. Se optar por uma terapia alternativa, esta não deve substituir o acompanhamento médico.

Fonte: www.deco.proteste.pt
Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS