UM LIVRO POR SEMANA: A Voz dos Deuses

Sugestão de Constança Santos, do 10.º H2
12/02/2016

Desde romances a séries juvenis, João Aguiar demonstrou talento na escrita. O seu primeiro romance escrito em 1984, “A Voz dos Deuses”, foi um dos seus romances históricos mais emblemáticos e uma obra que hoje em dia ainda é falada.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


A Voz dos Deuses


Nome: “A Voz dos Deuses”
Autor: João Aguiar
Editora: Edições ASA
Modo/género literário: Narrativo/Romance

Desde romances a séries juvenis, João Aguiar demonstrou talento na escrita. O seu primeiro romance escrito em 1984, “A Voz dos Deuses”, foi um dos seus romances históricos mais emblemáticos e uma obra que hoje em dia ainda é falada.

Vendo os lados positivos que este livro nos oferece, temos a riqueza de detalhes nas muitas descrições que este romance histórico contém. Elas remetem-nos para um tempo que é possível identificar como sendo a.C., no tempo de Viriato e dos Romanos que pretendiam conquistar a Hispânia, e permitem-nos ainda compreender porquê que tudo naquela época era como era. Além do mais, essas descrições têm o poder de fazer com que a obra se torne mais interessante.

Continuando com os pontos positivos, “A Voz dos Deuses” possui um grande valor documental, pois tem uma elevada base histórica, por causa da investigação que foi realizada com apoio em documentos históricos para dar mais credibilidade à obra (embora o autor garanta que inventou várias coisas a respeito de muitas personagens, também garante que a personagem Viriato está muito próxima da verdadeira pessoa que viveu até ao ano de 139 antes de Cristo). Como tal, o valor documental que o livro apresenta engrandece-o, pois é uma obra que exalta o povo Luso daquela era.

Para concluir os aspetos positivos deste romance, é possível notar o cuidado que o autor tem quando utiliza linguagem antiquada. Essa linguagem é enquadrada com os nossos tempos e com a história que conhecemos, com o objetivo de facilitar a nossa leitura.

Vendo agora os pontos negativos, julgo que o lado mais defeituoso desta obra seja a forma como está escrita (apenas em alguns trechos), pois agrupa memórias e acontecimentos passados que sucederam na vida de Tongio (personagem principal) como se eles estivessem a ocorrer naquele instante da narração. Essa imperfeição pode tornar a leitura bastante confusa se não estivermos com a devida atenção.

Outro ponto negativo é a longa introdução e a falta de momentos e narrações mais marcantes e menos enfadonhos no início da obra, porque, apesar das ótimas descrições, a falta de ação pode fazer com que o leitor perca o interesse pela história.

Para pôr fim aos pontos mais obscuros desta obra, realço que, por causa do livro ser um romance histórico com alguns acontecimentos factuais, pode levar a que a obra seja vista como a verdadeira realidade e história daquele período de tempo.

De qualquer forma, o livro apresenta uma narração que consegue prender o leitor se esse possuir a paciência necessária para o ler com calma e atenção.

Portanto, para os amantes de uma boa e revoltante história, “A Voz dos Deuses” é, sem sombra de dúvida, uma recomendação literária que tenho de fazer.


Sugestão de leitura da aluna Constança Moreira Santos, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS